AVALIAÇÃO PÓS-OCUPAÇÃO DE PROJETO PADRÃO DO PROINFÂNCIA EM RECIFE-PE

Autores/as

  • Karoline Lima NASCIMENTO Universidade Federal de Pernambuco
  • Ana Clara Cavalcanti de LIMA Centro Universitário UniFBV

Palabras clave:

Avaliação Pós-Ocupação, Creche, Padronização, Proinfância

Resumen

Entendendo a importância da eficiência dos projetos padronizados, principalmente os destinados a públicos com características programáticas bastante específicas como crianças, delimitou-se como objeto de pesquisa a creche-escola Presidente Tancredo Neves, localizada no bairro do Barro, na cidade do Recife-PE. O objetivo principal foi utilizar os instrumentos da Avaliação Pós Ocupação (APO) aplicados a um tipo de projeto padrão, disponibilizado pelo sistema Proinfância, um programa público de escala nacional que visa a construção de equipamentos educacionais a fim de melhorar a qualidade da educação pública oferecida a infância. Foram utilizados como métodos de investigação a Observação assistemática, Walkthrough, Questionários, Entrevistas e Mapas mentais. O trabalho buscou explicitar a importância do projeto para infância, pois ele pode comprometer atividades pedagógicas e o desenvolvimento infantil. A análise dos resultados apontou que o projeto padrão da creche necessita de alterações para melhorias do seu desempenho térmico e mudanças formais, como alteração na implantação dos blocos. Entende-se também que a difusão de pesquisas e experiências em APO contribui para um melhor entendimento da vivência e interação do homem com o espaço construído, para a atuação dos profissionais e estudantes de arquitetura e urbanismo e áreas afins, além do estímulo a novas investigações na área.

Publicado

2023-07-24

Cómo citar

NASCIMENTO, K. L., & LIMA, A. C. C. de. (2023). AVALIAÇÃO PÓS-OCUPAÇÃO DE PROJETO PADRÃO DO PROINFÂNCIA EM RECIFE-PE. SIMPÓSIO BRASILEIRO DE QUALIDADE DE PROJETO DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 6(1), 1142–1152. Recuperado a partir de https://eventos.antac.org.br/index.php/sbqp/article/view/3215

Número

Sección

Qualidade do Projeto no Ambiente Construído