O materialismo histórico-dialético como metodologia de ensino da prática projetual

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.46421/sbqp.v8i.3808

Palabras clave:

Arquitetura, Materialismo histórico-dialético, Processo projetual

Resumen

A arquitetura estabelecida por profissionais que se orgulham da alcunha starchitect vem causando grandes prejuízos à sociedade. No entanto, é possível retomar um processo projetual mais consciente das necessidades da sociedade através de uma prática docente baseada no materialismo histórico-dialético proposto por Marx e Engels. Este artigo se baseia em pesquisa bibliográfica, propondo pontos de relevância a serem considerados por alunos e professores no desenvolvimento de uma metodologia de projeto mais consciente sobre suas contradições e transformações. Ao final deste trabalho, espera-se contribuir para a melhoria da experiência docente e discente, de forma que o processo projetual se torne mais contemplativo dos desafios enfrentados pela sociedade nos dias de hoje.

Biografía del autor/a

Lucas dos Santos Freitas, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Cursando Arquitetura e Urbanismo na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (São Leopoldo - RS, Brasil).

Citas

BARATTO, Romullo. 200 anos de ensino de arquitetura no Brasil. ArchDaily. 2016. Disponível em: < https://www.archdaily.com.br/br/793358/200-anos-de-ensino-de-arquitetura-no-brasil>. Acesso em: 15 de maio de 2023.

BRASIL Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Enade. Brasília, 2019. Disponível em: <https://enade.inep.gov.br/enade>. Acesso em: 20 de maio de 2023.

CORDEIRO, Caio Nogueira Hosannah. A Reforma Lucio Costa e o ensino da Arquitetura e do Urbanismo: da Escola Nacional de Belas Artes à Faculdade Nacional de Arquitetura (1931- 1945). 2015. p. 219. Tese de Doutorado. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Campo Grande. 2015.

Hyatt Foundation. The Pritzker Architecture Prize. Disponível em: <https://www.pritzkerprize.com/>. Acesso em 20 de maio de 2023.

KESKEYS, Paul. Patrik vs. Pritzker: Schumacher Reignites the Debate Over Political Correctness in Architecture. Architizer. 2016. Disponível em: < https://architizer.com/blog/inspiration/industry/patrik-vs-pritzker/>. Acesso em: 20 de maio de 2023.

MAHFUZ, Edson. Reflexões sobre a construção da forma pertinente. Arquitextos, São Paulo, ano 04, n. 045.02, Vitruvius, fev. 2004 <https://vitruvius.com.br/revistas/read/arquitextos/04.045/606>. Acesso em: 20 de maio de 2023.

MARX, Karl. Contribuição à crítica da economia política. 2 ed. São Paulo: Expressão Popular, 2008, p. 288.

MARX, Karl. O capital: crítica da economia política. 3 ed. São Paulo: Boitempo, 2011, p. 856.

MIRANDA, Cybelle Salvador. O ensino de arquitetura. Atavismos oitocentistas, pensamento sistêmico e a avaliação do Enade. Arquitextos, São Paulo, ano 19, n. 217.05, Vitruvius, jun. 2018 <https://vitruvius.com.br/revistas/read/arquitextos/19.217/7028>. Acesso em: 15 de maio de 2023.

Zaha Hadid Architects Rejects Patrik Schumacher’s “Urban Policy Manifesto”. World Architecture. 2016. Disponível em <https://worldarchitecture.org/articles/cgfmg/zaha_hadid_architects_rejects_patrik_schumacher_s_urban_policy_manifesto_.html>. Acesso em: 20 de maio de 2023.

Publicado

2023-10-28

Cómo citar

Freitas, L. dos S. (2023). O materialismo histórico-dialético como metodologia de ensino da prática projetual. SIMPÓSIO BRASILEIRO DE QUALIDADE DE PROJETO DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 8(1). https://doi.org/10.46421/sbqp.v8i.3808

Artículos similares

<< < 10 11 12 13 14 15 16 17 18 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.