O uso das simulações virtuais imersivas como auxílio na captura de diretrizes projetuais
DOI:
https://doi.org/10.46421/sbqp.v8i.4010Palabras clave:
Realidade Virtual, Ambientes virtuais imersivos, Diretrizes projetuaisResumen
Dentre as diversas inovações digitais existentes para a discussão do projeto em AEC, o uso de ferramentas tecnológicas imersivas tem se destacado em ambientes colaborativos por auxiliar na captação de requisitos e diretrizes de projeto a partir da colaboração dos usuários finais. O objetivo deste artigo é explorar o potencial de uma ferramenta virtual imersiva para coleta de dados em conjunto com os usuários finais a partir do uso de celulares e dos óculos de Realidade Virtual. Foram realizadas simulações com a participação de usuários de uma biblioteca setorial para avaliar o projeto da nova Biblioteca Central da Universidade Estadual de Londrina, com foco em análises de percepção da circulação, dimensionamento, iluminação e mobiliário. Como resultado, foi possível identificar os requisitos mais importantes para os usuários e propor modificações no projeto da nova biblioteca, evidenciando que a ferramenta possui grande potencial como facilitador no processo de compreensão dos detalhes arquitetônicos.
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