MONITORIA E O ATELIÊ DE PROJETO: UMA EXPERIÊNCIA DIDÁTICO-PEDAGÓGICA NO ENSINO REMOTO
DOI:
https://doi.org/10.29327/sbqp2021.438038Palavras-chave:
monitoria, projeto urbano, ensino, planejamento urbano, planejamento da paisagemResumo
O formato de ensino remoto, imposto pelo contexto da pandemia da Covid-19, apresenta diversos desafios quanto aos métodos de ensino no campo da arquitetura e urbanismo. Dentre eles, destacam-se as disciplinas práticas projetuais desenvolvidas no modo presencial. No contexto de melhorias e aprimoramento das práticas de ensino, a monitoria acadêmica mostra-se importante para a aproximação entre discentes e docentes. Dessa forma, o objetivo do artigo é relatar e discutir as experiências e a relevância das ações de monitoria no contexto de ensino remoto, especificamente no componente curricular “Projeto Urbano e Paisagem”. Faz-se a apresentação da dinâmica de funcionamento da disciplina, com o relato do desenvolvimento da monitoria de forma remota, bem como as principais ferramentas utilizadas, buscando destacar os pontos positivos e as limitações. A utilização de múltiplas plataformas digitais permitiu o aprendizado acerca de novas formas de ensino-aprendizagem, ampliando os materiais e técnicas e agregando novas dinâmicas nas aulas e atividades. Acredita-se que muitas destas práticas e dinâmicas devam continuar, como a produção de conteúdo didático extra e a organização do material para uso complementar. Além disso, o intercâmbio de ideias e experiências entre discentes, monitores e docentes permite o aprimoramento das práticas de ensino de forma geral.
Referências
CISCO SYSTEMS, INC. Cisco Webex Meetings Versão 41.4.7.10. Califórnia: 2021.
GONÇALVES, et al. A importância da monitoria acadêmica no ensino superior. Revista doPEMO - Práticas Educativas, memórias e Oralidades, Fortaleza, v.3, n.1, 2021.
GOOGLE, INC. Google Calendar. 2021. Disponível em:<https://calendar.google.com/calendar/>. (a)GOOGLE, INC. Google Meet. 2021. Disponível em: <https://meet.google.com>. (b)GOOGLE, INC. Plataforma Google Maps e Street View. 2021. Disponível em:<https://www.google.com.br/maps/>. (c)MOODLE, ORG. Moodle Acadêmico - Universidade Federal da Fronteira Sul. 2021. Disponívelem: <https://moodle-academico.uffs.edu.br/>.
PROJETO URBANO E PAISAGEM, Projeto e Planejamento da Paisagem. YouTube. Disponívelem: <https://www.youtube.com/channel/UC8IBBDWyRrhH-yQX0eRH6xw>. Acesso em 13maio de 2021.
SEDREZ, M.; CELANI, G. Ensino de projeto arquitetônico com a inclusão de novas tecnologias:uma abordagem pedagógica contemporânea. Pós. Revista do Programa de PósGraduação em Arquitetura e Urbanismo da FAUUSP, v. 21, n. 35, p. 78–97, 2014.
UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL. Projeto Pedagógico do Curso de Graduação emArquitetura e Urbanismo do Campus Erechim. Erechim-RS, 2016. Disponível em<https://www.uffs.edu.br/atos-normativos/ppc/ccauer/2016-0004>. Acesso em: 13 maio de2021.