Interfaces entre o curso de engenharia civil da UFRN e BIM: uma análise da matriz curricular

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46421/sbtic.v2i00.200

Palavras-chave:

BIM, Modelagem da Informação da Construção, Currículo, Matriz curricular, Engenharia civil

Resumo

O ensino do BIM deve ser visto como uma necessidade dadas as atuais exigências da indústria da construção. Algumas universidades têm tentado lecionar esse paradigma, enfrentando dificuldades relacionadas a um currículo sobrecarregado e com pouco espaço para novas disciplinas. Nesse cenário, uma estratégia útil é a adoção integrada do BIM, que distribui conteúdos em diversas disciplinas do curso. O objetivo deste artigo é avaliar o currículo do curso de engenharia civil da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, a fim de identificar a aderência dos componentes curriculares ao tema, o que possibilita um diagnóstico para uma inserção integrada do BIM. Verificou-se que boa parte dos conteúdos relacionados ao BIM (etapas do ciclo de vida da construção, disciplinas de projeto e conteúdos de modelagem) já podem ser trabalhados na matriz curricular atual. Os tópicos relacionados ao uso, operação, manutenção e demolição precisam de mais ênfase, uma vez que não são muito trabalhados nas disciplinas atuais. O conteúdo do BIM pode ser ensinado desde o início do curso. A aplicação da metodologia em um contexto diferente mostrou que a falta de conhecimento em BIM pelos professores compromete uma análise multidisciplinar da matriz curricular.

 

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Publicado

19/08/2019

Como Citar

LIMA, W. E. F. .; MELO, L. A. P.; MELO, R. S. S. de .; GIESTA, J. P. . Interfaces entre o curso de engenharia civil da UFRN e BIM: uma análise da matriz curricular. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA CONSTRUÇÃO, 2., 2019. Anais [...]. Porto Alegre: ANTAC, 2019. p. 1–8. DOI: 10.46421/sbtic.v2i00.200. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/sbtic/article/view/200. Acesso em: 17 maio. 2024.

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