Interfaces entre o curso de engenharia civil da UFRN e BIM: uma análise da matriz curricular
DOI:
https://doi.org/10.46421/sbtic.v2i00.200Palavras-chave:
BIM, Modelagem da Informação da Construção, Currículo, Matriz curricular, Engenharia civilResumo
O ensino do BIM deve ser visto como uma necessidade dadas as atuais exigências da indústria da construção. Algumas universidades têm tentado lecionar esse paradigma, enfrentando dificuldades relacionadas a um currículo sobrecarregado e com pouco espaço para novas disciplinas. Nesse cenário, uma estratégia útil é a adoção integrada do BIM, que distribui conteúdos em diversas disciplinas do curso. O objetivo deste artigo é avaliar o currículo do curso de engenharia civil da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, a fim de identificar a aderência dos componentes curriculares ao tema, o que possibilita um diagnóstico para uma inserção integrada do BIM. Verificou-se que boa parte dos conteúdos relacionados ao BIM (etapas do ciclo de vida da construção, disciplinas de projeto e conteúdos de modelagem) já podem ser trabalhados na matriz curricular atual. Os tópicos relacionados ao uso, operação, manutenção e demolição precisam de mais ênfase, uma vez que não são muito trabalhados nas disciplinas atuais. O conteúdo do BIM pode ser ensinado desde o início do curso. A aplicação da metodologia em um contexto diferente mostrou que a falta de conhecimento em BIM pelos professores compromete uma análise multidisciplinar da matriz curricular.
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