A percepção quanto a prática da compatibilização de projetos por alunos de uma MBA em gerenciamento de obras
DOI:
https://doi.org/10.46421/sbtic.v2i00.208Palavras-chave:
Percepção, Compatibilização de Projeto, BIM, Coordenação espacial 3D, Ensino e apreendizagemResumo
Na indústria da construção, as incompatibilidades de projeto ainda são um grande obstáculo para determinar os custos e prazos. O advento do CAD significou um avanço, no entanto, mesmo com essa tecnologia, o processo de coordenação do espaço 3D (compatibilização de projeto) ainda é repetitivo e sujeito a erro humano. O uso de Building Information Modeling (BIM) e seus modelos tridimensionais de dados carregados permitem a detecção automática de interferências, contribuindo significativamente para a eliminação de incompatibilidades de projeto. Mas para isso, é necessário que os profissionais da área estejam preparados. Nesse sentido, a academia tem um papel importante, motivo pelo qual vem realizando pesquisas sobre o assunto. No entanto, as pesquisas são conduzidas principalmente no nível de graduação e ainda são escassas em estudos de pós-graduação. Diante do exposto, a presente pesquisa tem como objetivo avaliar as percepções dos estudantes da Pós-graduação em Gerenciamento de Obras e Tecnologia da Construção, quanto ao meio de compatibilização de projetos em tempos de BIM. A partir da aplicação do questionário em 3 turmas diferentes, 61 foram as respostas que permitem inferir que a noção e prática de compatibilidade ainda não é uma realidade e quando ocorrem, em raros exemplos, utilizam o BIM.
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