A percepção quanto a prática da compatibilização de projetos por alunos de uma MBA em gerenciamento de obras

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46421/sbtic.v2i00.208

Palavras-chave:

Percepção, Compatibilização de Projeto, BIM, Coordenação espacial 3D, Ensino e apreendizagem

Resumo

Na indústria da construção, as incompatibilidades de projeto ainda são um grande obstáculo para determinar os custos e prazos. O advento do CAD significou um avanço, no entanto, mesmo com essa tecnologia, o processo de coordenação do espaço 3D (compatibilização de projeto) ainda é repetitivo e sujeito a erro humano. O uso de Building Information Modeling (BIM) e seus modelos tridimensionais de dados carregados permitem a detecção automática de interferências, contribuindo significativamente para a eliminação de incompatibilidades de projeto. Mas para isso, é necessário que os profissionais da área estejam preparados. Nesse sentido, a academia tem um papel importante, motivo pelo qual vem realizando pesquisas sobre o assunto. No entanto, as pesquisas são conduzidas principalmente no nível de graduação e ainda são escassas em estudos de pós-graduação. Diante do exposto, a presente pesquisa tem como objetivo avaliar as percepções dos estudantes da Pós-graduação em Gerenciamento de Obras e Tecnologia da Construção, quanto ao meio de compatibilização de projetos em tempos de BIM. A partir da aplicação do questionário em 3 turmas diferentes, 61 foram as respostas que permitem inferir que a noção e prática de compatibilidade ainda não é uma realidade e quando ocorrem, em raros exemplos, utilizam o BIM.

 

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Publicado

19/08/2019

Como Citar

RIBEIRO, S. A. .; GIESTA, J. P. .; BARBOSA, . E. J. M. A percepção quanto a prática da compatibilização de projetos por alunos de uma MBA em gerenciamento de obras. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA CONSTRUÇÃO, 2., 2019. Anais [...]. Porto Alegre: ANTAC, 2019. p. 1–5. DOI: 10.46421/sbtic.v2i00.208. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/sbtic/article/view/208. Acesso em: 17 maio. 2024.

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