Extração de quantitativos utilizando o BIM

estudo de caso em um projeto de edifício educacional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46421/sbtic.v4i00.2665

Palavras-chave:

BIM, Construção civil, Extração de quantitativos;, Estimativa de custo

Resumo

Building Information Modeling (BIM) pode ser aplicado ao longo das fases do ciclo de vida da edificação. Na fase de orçamentação, o BIM possui uma série de vantagens, desde a estimativa de recursos até o controle do consumo de insumos e redução de perdas e dos custos. Entretanto, ainda enfrenta resistência do setor em sua implantação, devido ao alto custo investido de tempo e recursos para a capacitação dos seus colaboradores. Este trabalho foi desenvolvido para comparar o quantitativo de insumos extraído da modelagem virtual com o quantitativo feito de forma tradicional. Inicialmente, foram identificados os termos fundamentais do BIM e de orçamentação de obras. O projeto escolhido para estudo de caso foi um módulo de educação infantil do governo federal do Brasil, cujos projetos foram modelados em REVIT®, apresentado o passo a passo para extrair os insumos e elaborar as tabelas de quantitativos. Além disso, realizou-se o comparativo dos quantitativos encontrados na modelagem em BIM com os disponibilizados pelo governo. Como resultados, verificou-se que a maioria dos itens quantificados diferem do valor apontado na planilha orçamentária adotada na licitação do módulo de educação, e identificadas as principais vantagens e dificuldades para a modelagem e extração de quantitativos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vanessa Lima Carneiro, Universidade Estadual de Feira de Santana

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil e Ambiental na Universidade Estadual de Feira de Santana - Bolsita CNPQ (Feira de Santana - BA, Brasil).

Ana Rita Sulz de Almeida Campos, Universidade Estadual de Feira de Santana

Professora Adjunta da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Doutora em Educação e Mestre em Ciências da Educação pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (ULHT).

Luis Claudio Alves Borja, Instituto Federal da Bahia

Doutorado em Engenharia Industrial pela Universidade Federal da Bahia (Salvador - BA, Brasil). Professor EBTT no IFBA e Professor Permanente do Mestrado PPGECEA/UEFS.

Referências

DI – Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial. O processo de projeto BIM. Guia 01, Brasília, 2017.

ALBUQUERQUE, D. L. S.; SALGUEIRO, T. L. T.; CAVALCANTE, J. R. D. Análise comparativa entre os preços na construção civil pré- e pós-pandemia. Caderno de Graduação-Ciências Exatas e Tecnológicas - UNIT - ALAGOAS, v. 7, n. 1, p. 23-23, 2021.

BRASIL. Ministério da Educação. Ampliação Módulo Infantil em Escolas. Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, 2021. Disponível em <https://www.gov.br/fnde/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/programas/proinfancia/projetos-arquitetonicos-para-construcao/modulo-de-educacao-infantil-1> Acesso em 31 de maio de 2023.

CAEIRO, António Manuel Vitória. Implementação da metodologia BIM no desenvolvimento de projetos de estruturas. 2021. Tese de Doutorado. Instituto Superior de Engenharia de Lisboa. Disponível em: https://repositorio.ipl.pt/handle/10400.21/13818.

CAETANO, F. S. Proposta e aplicação de fluxo de trabalho para uso da Metodologia BIM no processo de orçamentação (bim 5d), Trabalho de Conclusão de Curso. Instituto Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2021.

CBIC – Câmara Brasileira da Indústria da Construção. Fundamentos BIM. Coletânea Implementação do BIM para construtoras e incorporadoras. Volume 1, Brasília, 2016.

EASTMAN, C., et al. Manual de BIM. Editora Bookman. Revisão técnica: Eduardo Toledo Santos, Porto Alegre, 2014

GIOVANNETTI, E.; QUANDT, G.; SANTANA, L. Mapeamento da Maturidade BIM no Brasil. Sienge, Grant Thornton e ABDI, 2022. Disponível em < https://www.sienge.com.br/resultado-da-pesquisa-de-maturidade-bim-no-brasil/.> Acesso em: 19 de dezembro de 2022.

HADI, A. S.; ABD, A. M.; MAHMOOD, Mohammed. Integrity of Revit with structural analysis softwares. In: IOP Conference Series: Materials Science and Engineering. IOP Publishing, 2021. p. 012119. Disponível em: https://iopscience.iop.org/article/10.1088/1757-899X/1076/1/012119/meta.

MALAQUIAS, L. D. G.; DOS SANTOS, D. C. Os desafios da implementação da tecnologia BIM no Setor Público Federal. Saberes da Engenharia: Uma contribuição para a sociedade. Volume, p. 76.

SAMI, Assala; ABD, Abbas M.; MAHMOOD, Mohammed. Adopting BIM at Design Phase for Structural Buildings. Diyala Journal of Engineering Sciences, p. 23-35, 2021. Disponível em: https://www.iasj.net/iasj/download/4ff6ecb88f492bf7.

SAMPAIO, Alcinia Zita et al. BIM Methodology in Structural Design: A Practical Case of Collaboration, Coordination, and Integration. Buildings, v. 13, n. 1, p. 31, 2022. Disponível em: https://www.mdpi.com/2075-5309/13/1/31.

SANTA CATARINA. Caderno de apresentação de projetos em BIM. Secretaria de Estado do Planejamento. Santa Catarina, 2018. Disponível em < https://www.sie.sc.gov.br/bimsie> Acesso em: 25 de setembro de 2022.

Downloads

Publicado

29/10/2023

Como Citar

CARNEIRO, V. L. .; CAMPOS, A. R. S. de A.; BORJA, L. C. A. Extração de quantitativos utilizando o BIM: estudo de caso em um projeto de edifício educacional. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA CONSTRUÇÃO, 4., 2023. Anais [...]. Porto Alegre: ANTAC, 2023. p. 1–15. DOI: 10.46421/sbtic.v4i00.2665. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/sbtic/article/view/2665. Acesso em: 19 maio. 2024.

Edição

Seção

TIC na gestão do conhecimento, integração e colaboração