Aprendizagem significativa em BIM no curso de Arquitetura e Urbanismo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46421/sbtic.v3i00.632

Palavras-chave:

Ensino BIM, Projeto Integrado e Colaborativo, Aprendizagem Significativa

Resumo

O ensino de BIM deve associar-se à formação das habilidades e competências do egresso. Neste sentido, este artigo defende que os métodos de ensino-aprendizagem podem ser potencializados através de BIM, não apenas no desenvolvimento e avaliação de competências que expressam habilidades e conhecimentos técnicos, mas também, às competências intrapessoais e interpessoais que definem o saber-agir e torna-o capaz de mobilizar um conjunto integrado de recursos em prol da melhor solução mediada por BIM.  Metodologicamente fundamenta-se no método exploratório com discussão teórica aliada à prática pedagógica, terminando com uma reflexão sobre o impacto da introdução deste tipo de integração e colaboração na formação em Arquitetura e Urbanismo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Giovanna Tomczinski Novellini Brígitte, Centro Universitário Facens

Doutorado em Arquitetura. Tecnologia e Cidade pela Universidade Estadual de Campinas. Coordenadora e Professora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário Facens.

Referências

ARMSTRONG, T.; BLAKE, S. Y.; PITROWSKI, C. THE APPLICATION OF A 360-DEGREE FEEDBACK MANAGERIAL DEVELOPMENT. Education, v. 120, n. 4, 2000.

BASTO, P. E. de A.; LORDSLEEM JUNIOR, A. C. O ensino de BIM em curso de graduação em engenharia civil em uma universidade dos EUA: estudo de caso. Ambiente Construído, Porto Alegre, v. 16, n. 4, p. 45-61, out./dez. 2016.

BÖES, J. S.; BARROS NETO, J. de P.; LIMA, M. M. X. de. BIM maturity model for higher education institutions. Ambiente Construído, Porto Alegre, v. 21, n. 2, p. 131-150, abr./jun. 2021. ISSN 1678-8621 Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído. http://dx.doi.org/10.1590/s1678-8621202100020051

BRASIL. CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO/CÂMARA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR. Resolução no 2, de 17 de Junho de 2010 – Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de graduação em Arquitetura e Urbanismo, alterando dispositivos da Resolução CNE/CNS no 6/2006.

CHECCUCCI, E. S. Ensino-Aprendizagem de BIM nos Cursos de Graduação em Engenharia Civil e o Papel da Expressão Gráfica Neste Contexto. Salvador, 2014. 235 f. Tese (Doutorado em Difusão do Conhecimento) – Programa de Doutorado Multi-institucional e Multidisciplinar em Difusão do Conhecimento, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2014.

DELORS, J. at al. Educação: um tesouro a descobrir – 5 eds. – São Paulo: Cortez: Brasília, DF: MEC: UNESCO, 2001.

GASPAR, J. A. M.; RUSCHEL, R. C.; MONTEIRO, E. Z. Integrated and collaborative architectural design: 10 years of experience teaching BIM. In: Advances in Informatics and Computing in Civil and Construction Engineering. Springer, Cham, 2019. p. 865-872.

ITO, A. L. Y.; SCHEER, S. Um levantamento em Curitiba das percepções do potencial do BIM no ensino em cursos de arquitetura. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA CONSTRUÇÃO, 1., Fortaleza, 2017. Anais [...] Fortaleza: Marketing Aumentado,2017.

MORIN, E. Complexidade e Transdisciplinaridade: a reforma da universidade e do ensino fundamental. Natal: EDURN – Editora da UFRN, 2000.

RUSCHEL, R. C.; ANDRADE, M. L. V. X.; MORAIS, M. O ensino de BIM no Brasil: onde estamos? Ambiente construído, Porto Alegre, v. 13, n. 2, p. 151-165, abr./jun. 2013.

SALGADO, M. S. Ensino de arquitetura, engenharia e tecnologias digitais: relato das experiências compartilhadas durante o ENEBIM. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA CONSTRUÇÃO, 2., Campinas, 2019. Anais [...] Porto Alegre:ANTAC, 2019

SUCCAR, B. Building information modelling framework: a research and delivery foundation for industry stakeholders. Automation in construction, v. 18, p. 357-375, 2009.

UIA/UNESCO. Carta para Educação dos Arquitetos. Tradução Luis Augusto Contier. Consultado em 25 de Junho de 2021. Disponível em http://www.abea-arq.org.br/?page_id=304.

Downloads

Publicado

2021-08-30

Como Citar

BRÍGITTE, Giovanna Tomczinski Novellini. Aprendizagem significativa em BIM no curso de Arquitetura e Urbanismo. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA CONSTRUÇÃO, 3., 2021. Anais [...]. Porto Alegre: ANTAC, 2021. p. 1–11. DOI: 10.46421/sbtic.v3i00.632. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/sbtic/article/view/632. Acesso em: 24 dez. 2024.

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.