Ensino-aprendizagem de conteúdos de engenharia por meio de objetos de aprendizagem BIM
DOI:
https://doi.org/10.46421/sbtic.v3i00.625Keywords:
BIM, Ensino-aprendizagem, Gerenciamento da construção, CompetênciasAbstract
O Building Information Modeling (BIM) pode oferecer diversos benefícios à aprendizagem de discentes, desde melhorias na compreensão de projetos, até melhorias em gestão da construção. Apesar de tais benefícios, devido à existência de lacunas na literatura quanto à integração do BIM ao ensino de conteúdos de engenharia, buscou-se desenvolver através do método Design Science Research uma ferramenta de planejamento do ensino-aprendizagem de conteúdos de engenharia auxiliada pelo BIM. Como contribuições, obteve-se um modelo capaz de facilitar a aprendizagem de conteúdos de Gerenciamento da Construção Civil e o desenvolvimento de competências e habilidades em discentes.
Downloads
References
MATTOS, A. D. Como preparar orçamentos de obras. 3. ed. São Paulo: Pini, 2007. 286 p.
MATTANA, L. Contribuição para o ensino de orçamentação com uso de BIM no levantamento de quantitativos. 2017. 279 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Arquitetura e Urbanismo, Departamento de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2017.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE MANTENEDORAS DE ENSINO SUPERIOR. Resolução nº 2, de 24 de abril de 2019. Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Engenharia. Brasília, DF: Diário Oficial da União, 26 abr. 2019. n. 80, Seção 1, 43 p.
BLOOM, B. Taxonomia dos objetivos educacionais: domínio cognitivo. Porto Alegre: Globo, 1983.
DOSSICK, C. S.; NEFF, G. Messy talk and clean technology: communication, problem-solving and collaboration using building information modelling. Engineering Project Organization Journal, v. 1, n. 2, p. 83-93, jun. 2011. Engineering Project Organization Society. http://dx.doi.org/10.1080/21573727.2011.569929.
CHECCUCCI, E. S. Ensino-aprendizagem de BIM nos cursos de graduação em Engenharia Civil e o papel da Expressão Gráfica neste contexto. 235 f. il. 2014. Tese (Doutorado em Difusão do Conhecimento) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2014.
WU, Wei; ISSA, Raja. Impacts of BIM on talent acquisiton in the construction industry. In: ANNUAL ARCOM CONFERENCE, 29., 2013, Uk. Proceedings [...] Uk: At Reading, 2013.
MCLERNON, T.; MCKANE, M.; EADIE, R.; COMISKEY, D. A Review of Curriculum Design for Building Information Modelling. In: RICS Cobra Aubea, 2015, Sydney.
PIKAS, E.; SACKS, R.; HAZZAN, O. Building Information Modeling Education for Construction Engineering and Management. II: Procedures and Implementation Case Study. Journal Of Construction Engineering And Management, v. 139, n. 11, nov. 2013. American Society of Civil Engineers (ASCE). http://dx.doi.org/10.1061/(asce)co.1943-7862.0000765.
GHOSH, A.; PARRISH, K.; CHASEY, A. D. Implementing a Vertically Integrated BIM Curriculum in an Undergraduate Construction Management Program. International Journal of Construction Education and Research, v. 11, n. 2, p. 121-139. 2015. http://dx.doi.org/10.1080/15578771.2014.965396.
PAVELKO, C.; CHASEY, A. D. Building Information Modeling in Today's University Undergraduate Curriculum. Proceedings of The BIM-Related Academic Workshop, Salazar and Raymond Issa, 2010, Washington.
JOANNIDES, M. M.; OLBINA, S.; ISSA, R. R. A. Implementation of Building Information Modeling into Accredited Programs in Architecture and Construction Education. International Journal Of Construction Education And Research, v. 8, n. 2, p. 83-100, abr. 2012. http://dx.doi.org/10.1080/15578771.2011.632809.
YALCINKAYA, M.; ARDITI, D. Building Information Modeling (BIM) and the Construction Management Body of Knowledge. Product Lifecycle Management For Society, v. 409, p. 619-629, jul. 2010. Springer Berlin Heidelberg. http://dx.doi.org/10.1007/978-3-642-41501-2_61.
KREIDER, R. G.; MESSNER, J. I. The Uses of BIM: classifying and selecting BIM uses. 0.9 Pennsylvania: Computer Integrated Construction - Penn State, 2013. 22 p.
BIM EXCELLENCE INITIATIVE. 211in Model Uses Table. 1.2 Melbourne: 2020. 7 p.
BIM EXCELLENCE INITIATIVE. 201in Competency Table. 2.1 Melbourne: 2020. 7 p. http://doi.org/10.5281/zenodo.2550442.
MACHADO, L.; FREITAS JUNIOR, J. C. S.; KLEIN, A. Z.; FREITAS, A. S. A Design Research como método de pesquisa de Administração: Aplicações práticas e lições aprendidas. In: ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO (EnANPAD), 37., 2013, Rio de Janeiro.
VAISHNAVI, V. K.; KUECHLER, W. Design science research methods and patterns: innovating information and communication technology. Auerbach Pub, 2007.
LIU, Y.; LOU, S.; FANG, R.; LEE, C. A case study of online project-based mobile learning: Beer King. WSEAS INTERNATIONAL CONFERENCE ON MULTIMEDIA SYSTEMS AND SIGNAL PROCESSING, p. 43-57. jun. 2010.
YAMAGUHI, K; KAWAZOE, H; KONDO, y; SAKAMOTO, S. Problem-based learning programs aiming at practical application of knowledge of specialized subjects. In: AVIATION INDUSTRY PRESS, 2004, Beijing. p. 1001-1006.
VERGARA, S. C. Gestão da Qualidade. Editora FGV. 3º Edição. Rio de Janeiro. 2006.
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2021 SIMPÓSIO BRASILEIRO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA CONSTRUÇÃO
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Adota-se Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Ver detalhamento em https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR