Protocolo para execução de revestimentos argamassados de fachadas

Authors

DOI:

https://doi.org/10.46421/sibragec.v12i00.499

Keywords:

Execução de fachadas, Fachadas argamassadas, Construção civil

Abstract

As fachadas argamassadas são populares na construção civil, pois possuem versatilidade de aplicação, valorizam esteticamente o edifício e são responsáveis pela segurança dos usuários da edificação. A não conformidade da execução pode causar falta de desempenho, alto consumo de materiais e patologias, como trincas e desprendimento de materiais. A boa prática e a tecnologia recomendam que sejam feitos projetos para execução dos revestimentos argamassados, de forma a evitar que as decisões sejam tomadas na obra pelos operários envolvidos. Neste trabalho foi feito uma pesquisa bibliográfica sobre fachadas argamassadas, identificação das técnicas existentes em determinada região e assim foi proposto um protocolo de avaliação do serviço executado. Por meio de pesquisa de campo, o protocolo foi validado em três obras, verificando o nível de proximidade com as recomendações construtivas. Como resultado obtido é apresentado o protocolo composto por sete operações físicas para execução do sistema e a sequência de atividades organizadas na forma de fluxograma. O trabalho visa contribuir com apresentação sistematizada de boas práticas para execução de fachadas argamassadas, colaborando para uma construção mais racionalizada e econômica.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Gustavo Henrique de Oliveira Dourado, Universidade Federal de São Carlos

Engenheiro Civil pela Universidade Federal de São Carlos.

Sheyla Mara Baptista Serra, Universidade Federal de São Carlos

Doutora em Engenharia de Construção Civil e Urbana pela Universidade de São Paulo. Professora da Universidade Federal de São Carlos.

Itamar Aparecido Lorenzon, Universidade Federal de São Carlos

Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de São Carlos. Professor da Universidade Federal de São Carlos.

References

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS (ABNT). NBR 13.281: Argamassa para assentamento e revestimento de paredes e tetos – Requisitos. 2005. Rio de Janeiro, 7p.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS (ABNT) NBR 7.200: Execução de revestimento de paredes e tetos de argamassas inorgânicas – Procedimento. 1998. Rio de Janeiro, 13p.

ATKINSON, R.; CRAWFORD, L.; WARD, S. Fundamental uncertainties in projects and the scope of project management. Intern. Jour. Project Management, v.24, n.8, p.687–698, 2006. https://doi.org/10.1016/j.ijproman.2006.09.011

COMUNIDADE DA CONSTRUÇÃO. Manual de revestimento de fachada. Salvador, 2006. http://www.comunidadedaconstrucao.com.br/upload/ativos/280/anexo/ativosmanu.pdf

DOURADO, G.H.O. Proposta de avaliação dos procedimentos de execução de fachadas argamassadas. 114f. Trabalho de conclusão de curso (Engenharia Civil), Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), São Carlos, SP, 2021.

MASCARO, L. O custo das decisões arquitetônicas. 4ed. Porto Alegre: Masquatro, 2006.

MATHEUS, G. G. Estudo comparativo entre sistemas de produção de revestimento de argamassa em fachadas de edifícios de alvenaria estrutural. 88f. Monografia (Especialização em Tecnologia e Gestão na Produção de Edifícios). Universidade de São Paulo, 2019.

PBQP-H. Sistema de Avaliação da Conformidade de Empresas de Serviços e Obras (SiAC): Regimento Geral, Regimento Específico da Especialidade Técnica Execução de Obras. 126p. 2018. http://pbqp-h.mdr.gov.br/projetos_siac.php

STRADIOTO, J. P.; AMARAL, F. G. Avaliação ergonômica do trabalho em altura em fachadas de estruturas verticais. Revista Gestão Industrial, v.12, n.02, p.39–58, 2016. http://dx.doi.org/10.3895/gi.v12n2.3252

YIN. R. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 3 ed., Porto Alegre: Bookman, 2005.

Published

18/10/2021

How to Cite

DOURADO, G. H. de O.; SERRA, S. M. B.; LORENZON, I. A. Protocolo para execução de revestimentos argamassados de fachadas. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE GESTÃO E ECONOMIA DA CONSTRUÇÃO, 12., 2021. Anais [...]. Porto Alegre: ANTAC, 2021. p. 1–8. DOI: 10.46421/sibragec.v12i00.499. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/sibragec/article/view/499. Acesso em: 17 may. 2024.

Most read articles by the same author(s)