Uso de jogo para ensino de conceitos lean: percepção dos discentes
DOI:
https://doi.org/10.46421/sibragec.v12i00.423Keywords:
Construção Enxuta, Sistema puxado, Sistema empurrado, Ensino, JogosAbstract
A filosofia enxuta visa otimizar os processos a partir da redução de atividades que não agregam valor ao produto. Assim, buscar maneiras para difundir esses conceitos são fundamentais para a aplicação eficiente na construção civil. Nesse sentido, questiona-se se o uso jogos podem contribuir para essa disseminação e para fomentar uma mentalidade enxuta entre discentes do setor. O presente trabalho investigou então a percepção dos discentes quanto ao uso de jogos didáticos para consolidação de conceitos enxutos, ao comparar Sistema Puxado e Sistema Empurrado. Quanto ao método, compreendeu a aplicação de jogo em Lego System® para turma de Gerenciamento de Obras e a distribuição de questionários a fim de obter a opinião dos participantes sobre a dinâmicas e sobre a percepção dos assuntos abordados. Como resultado, a maioria dos discentes conseguiu compreender os conceitos envolvidos no jogo e ainda pontuou que foi divertido e ajudou na aprendizagem. Conclui-se, portanto, que os jogos podem ser uma ferramenta de ensino e ser capaz de disseminar os conceitos enxutos. Por fim, espera-se que esse estudo possa incentivar outros docentes na adoção de métodos inovadores de ensino.
Downloads
References
ALVES, T.C.L.; AZAMBUJA, M.M.; ARNOUS, B. Teaching Lean Construction: A survey of lean skills and qualifications expected by contractors and specialty contractors in 2016. In: ANNUAL CONFERENCE OF THE INTERNATIONAL GROUP FOR LEAN CONSTRUCTION, 24th, Boston, MA, EUA. 2016. Anais… Boston, 2016, 10 p.
COSTA, A. C. F. et al. Apresentação dos resultados da simulação de uma fábrica de montagem de canetas a luz dos conceitos da mentalidade enxuta. In: ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 11., 2006, Florianópolis. Anais... Florianópolis, 2006, 10 p.
DIEF, A. Insights on lean gamification for higher education. Int. J. Lean Six Sigma. v. 8, 2017. pp. 359–376.
ESTEVES, M. A. S. et al. Reestruturação da disciplina introdução à engenharia na Faculdade de Engenharia de Resende: uma proposta com base nas metodologias ativas de aprendizagem. Rev. Brasileira de Ensino Superior, v. 2, n. 1., 2016. 12 p.
FREITAS, E. J. R.; FORTES, L. S. Aprendizagem ativa aplicada à Engenharia: um estudo sobre a percepção do aprendizado. Revista de Ensino de Engenharia, v. 39, p. 295-311, 2020.
HAMZEH, F. R. et al. Application of Hands-on Simulation Games to Improve Classroom Experience? European Journal of Engineering Education, Taylor and Francis, 2016. 20 p.
HERRERA, R. F. et al. Impact of game-based learning on understanding lean construction principles. Sustainability, v. 11, n. 19, 2019. 16 p.
LIMA, J. H.; LOPES, D. A. Uso de jogo educacional na engenharia civil: tornando o dimensionamento de pavimentos divertido com o jogo “dimensione”. Revista Internacional de Educação Superior, v. 7, p. 1-14, 2021.
REIS, V. W.; CUNHA, P. J. M.; SPRITZER, I. M. P. Evasão no ensino superior de engenharia no Brasil: um estudo de caso no CEFET/RJ. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA, XL, 2012, Belém. Anais... Belém – SC, 2012, 12 p.
ROMANEL. F. B. Jogo “Desafiando a Produção”: Uma Estratégia para a Disseminação dos Conceitos da Construção Enxuta entre Operários da Construção Civil. 2009. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Construção Civil da Universidade Federal do Paraná. Curitiba. 2009.
TORTORELLA, G. T. et al. An empirical investigation on learning and teaching lean manufacturing, Education + Training, v. 62, n. 3, 2020. pp. 339-354.
VIANA, M. R. et al. Comparação entre sistema de produção puxado e empurrado: jogo de montagem de casas com blocos Lego. In: ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 17, 2018, Foz do Iguaçu. Anais... Porto Alegre: ANTAC, 2018.