Utilização de Aeronaves Remotamente Pilotadas no Processo de Mapeamento e de Regularização Fundiária no Interior de São Paulo: Loteamento Vila Nova Trieste
DOI:
https://doi.org/10.46421/singeurb.v3i00.1067Palavras-chave:
RPAS, Regularização Fundiária, GNSS, FotogrametriaResumo
Este trabalho faz parte de uma série de estudos desenvolvidos no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Urbana (PPGEU), o objeto de estudo é a prática e desenvolvimento da regularização fundiária urbana no âmbito brasileiro. De acordo com diversos relatos e evidências, nas antigas civilizações já era presente o uso da Cartografia como forma de representar e organizar a superfície física da terra, bem como os objetos e fenômenos importantes nela contidos. Atualmente, com o estado atual da tecnologia e a popularização dos RPAS, a mesma vem sendo empregada de forma muito presente na organização do uso e ocupação do solo pelas diferentes esferas do poder público e privado. A regularização fundiária é o conjunto de medidas jurídicas, técnicas, urbanísticas, ambientais e sociais que visam à regularização de imóveis, loteamentos, assentamentos e à titulação de seus ocupantes. Este artigo científico estuda o uso de levantamentos fotogramétricos e geodésicos gerados por RPAS no processo de regularização fundiária no interior do estado de São Paulo, no município de Jarinu. O objetivo principal foi a aplicação da regularização fundiária, onde se obteve diversos resultados no processo como um todo, além de sugerir uma metodologia didática para o entendimento e popularização do tema.
Referências
AGISOFT- SOFTWARE FOTOGRAMÉTRICO. 2021. Disponível em: https://www.agisoft.com/.
AGUIAR, V. A. VANT, uma ameaça à Fotogrametria?. ANEA artigos. ESTEIO Engenharia e Aerolevantamentos S.A. 2013. Disponível em: http://www.anea.org.br/artigos/VANTeFotogrametria.pdf. Acesso: 26/05/2020.
FREITAS, C. S.; PEQUENO, L. R. B. Produção habitacional na Região Metropolitana de Fortaleza na década de 2000: avanços e retrocessos. Revista Brasileira Estudos Urbanos e Regionais. V.17, N.1, p.45-59, 2015.
IBGE. Geociências, Cartas e Mapas. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/geociencias/cartas-e-mapas.html.
IBGE-PPP (Posicionamento por ponto preciso). 2021. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/geociencias/informacoes-sobre-posicionamento-geodesico/servicos-para-posicionamento-geodesico/16334-servico-online-para-pos-processamento-de-dados-gnss-ibge-ppp.html.
ICA/ ACI. Mission. Disponível em: https://icaci.org/mission/. Acesso: 22/05/2021.
LEI N° 10.257 de 10 de julho de 2001: Regulamenta os arts. 182 e 183 da Constituição Federal, estabelece diretrizes gerais da política urbana e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/leis_2001/l10257.htm. Acesso em: 11/09/21.
MANUAL DE ENGENHARIA CONFEA – CREA – MINISTÉRIO DAS CIDADES. Normas e procedimentos recomendados de engenharia ao cadastro urbano no Brasil. Disponível em: https://www.confea.org.br/sites/default/files/uploads/cartilha_cadastrourbano.pdf.
MÉTRICA TOPO – SOFTWARE TOPOGRÁFICO. 2021. Disponível em: https://www.metrica.com.br/.
TAYLOR, David R. F. 1991. A conceptual Basis for cartography/new directions for the information era. Cartographica vol.28, n.4, University of Toronto Press, Canada, 1991, p.1-8.