Utilização de Aeronaves Remotamente Pilotadas no Processo de Mapeamento e de Regularização Fundiária no Interior de São Paulo: Loteamento Vila Nova Trieste

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46421/singeurb.v3i00.1067

Palavras-chave:

RPAS, Regularização Fundiária, GNSS, Fotogrametria

Resumo

Este trabalho faz parte de uma série de estudos desenvolvidos no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Urbana (PPGEU), o objeto de estudo é a prática e desenvolvimento da regularização fundiária urbana no âmbito brasileiro. De acordo com diversos relatos e evidências, nas antigas civilizações já era presente o uso da Cartografia como forma de representar e organizar a superfície física da terra, bem como os objetos e fenômenos importantes nela contidos. Atualmente, com o estado atual da tecnologia e a popularização dos RPAS, a mesma vem sendo empregada de forma muito presente na organização do uso e ocupação do solo pelas diferentes esferas do poder público e privado. A regularização fundiária é o conjunto de medidas jurídicas, técnicas, urbanísticas, ambientais e sociais que visam à regularização de imóveis, loteamentos, assentamentos e à titulação de seus ocupantes. Este artigo científico estuda o uso de levantamentos fotogramétricos e geodésicos gerados por RPAS no processo de regularização fundiária no interior do estado de São Paulo, no município de Jarinu. O objetivo principal foi a aplicação da regularização fundiária, onde se obteve diversos resultados no processo como um todo, além de sugerir uma metodologia didática para o entendimento e popularização do tema.

Biografia do Autor

Marcos Kolland Junior, Universidade Federal de São Carlos

Graduação pela Universidade Federal do Pampa em Engenharia de Agrimensura. Mestrando em Engenharia Urbana na Universidade Federal de São Carlos.

Erik Moscardini Lima, Universidade Federal do Pampa

Graduação em andamento em Engenharia de Agrimensura na Universidade Federal do Pampa, UNIPAMPA, Brasil.

Fábio Noel Stanganini, Universidade Federal de São Carlos

Doutor em Engenharia Urbana pela Universidade Federal de São Carlos. Atualmente é Professor Colaborador no Programa de Pós-graduação em Engenharia Urbana.

Referências

AGISOFT- SOFTWARE FOTOGRAMÉTRICO. 2021. Disponível em: https://www.agisoft.com/.

AGUIAR, V. A. VANT, uma ameaça à Fotogrametria?. ANEA artigos. ESTEIO Engenharia e Aerolevantamentos S.A. 2013. Disponível em: http://www.anea.org.br/artigos/VANTeFotogrametria.pdf. Acesso: 26/05/2020.

FREITAS, C. S.; PEQUENO, L. R. B. Produção habitacional na Região Metropolitana de Fortaleza na década de 2000: avanços e retrocessos. Revista Brasileira Estudos Urbanos e Regionais. V.17, N.1, p.45-59, 2015.

IBGE. Geociências, Cartas e Mapas. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/geociencias/cartas-e-mapas.html.

IBGE-PPP (Posicionamento por ponto preciso). 2021. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/geociencias/informacoes-sobre-posicionamento-geodesico/servicos-para-posicionamento-geodesico/16334-servico-online-para-pos-processamento-de-dados-gnss-ibge-ppp.html.

ICA/ ACI. Mission. Disponível em: https://icaci.org/mission/. Acesso: 22/05/2021.

LEI N° 10.257 de 10 de julho de 2001: Regulamenta os arts. 182 e 183 da Constituição Federal, estabelece diretrizes gerais da política urbana e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/leis_2001/l10257.htm. Acesso em: 11/09/21.

MANUAL DE ENGENHARIA CONFEA – CREA – MINISTÉRIO DAS CIDADES. Normas e procedimentos recomendados de engenharia ao cadastro urbano no Brasil. Disponível em: https://www.confea.org.br/sites/default/files/uploads/cartilha_cadastrourbano.pdf.

MÉTRICA TOPO – SOFTWARE TOPOGRÁFICO. 2021. Disponível em: https://www.metrica.com.br/.

TAYLOR, David R. F. 1991. A conceptual Basis for cartography/new directions for the information era. Cartographica vol.28, n.4, University of Toronto Press, Canada, 1991, p.1-8.

Downloads

Publicado

20/12/2021

Como Citar

KOLLAND JUNIOR, M.; MOSCARDINI LIMA, E.; NOEL STANGANINI, F. Utilização de Aeronaves Remotamente Pilotadas no Processo de Mapeamento e de Regularização Fundiária no Interior de São Paulo: Loteamento Vila Nova Trieste. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE GESTÃO E ENGENHARIA URBANA, 3., 2021. Anais [...]. Porto Alegre: ANTAC, 2021. p. 547–557. DOI: 10.46421/singeurb.v3i00.1067. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/singeurb/article/view/1067. Acesso em: 5 maio. 2024.

Edição

Seção

Tecnologias e Sistemas de Informação Urbanos