Ambiente construído e o deslocamento a pé: Uma análise comparativa em Londrina - PR
DOI:
https://doi.org/10.46421/singeurb.v3i00.1095Palavras-chave:
Uso do solo, Conectividade, CaminhabilidadeResumo
Cada vez mais é discutida a importância do deslocamento ativo e a relação do ambiente construído com o pedestre, já que além de estimular a atividade física, contribui para cidades sustentáveis. Este artigo tem o objetivo de avaliar três atributos do ambiente construído – a Diversidade de usos do solo, a Densidade populacional e o Design da malha urbana – e a relação deles com a quantidade de viagens a pé em uma cidade brasileira. A Diversidade de usos do solo foi avaliada pelo mapa de uso do solo a partir da categorização proposta no Índice de Uso Misto do Solo (MXI); a Densidade populacional pela relação de quantidade de moradores por unidades habitacionais; e o Design da malha urbana foi calculado por meio da medida de Integração (sintaxe espacial). Os resultados indicam que a Diversidade de usos e o Design da malha urbana tiveram uma influência positiva na quantidade de viagens a pé e a Densidade populacional apresentou uma relação inversa. O trabalho discorre sobre mobilidade e acessibilidade urbanas, e serve como subsídios para o planejamento urbano voltado à escala do pedestre.
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