O Caminhar Feminino à noite: a influência da conectividade viária e composição sociodemográfica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46421/singeurb.v3i00.1122

Palavras-chave:

Caminhabilidade, Sintaxe Espacial, Gênero

Resumo

A caminhada é essencial para a saúde de populações urbanas. O ambiente construído e a conectividade viária são entendidos como preditores da caminhada. Esta relação é pouco explorada considerando o gênero. Ainda, a noite é um impeditivo para a caminhada das mulheres. Assim, este estudo teve como objetivo verificar a influência da conectividade viária e características sociodemográficas das mulheres sobre sua escolha de caminhar à noite. Considerando um Estudo de Caso, uma regressão logística binaria foi modelada explicando uma mulher caminhar à noite ou não em função da conectividade mensurada pela integração r1200, renda, idade e desemprego. Os resultados indicam que o desemprego, renda mais alta e a idade avançada diminuem as razões de chance de mulheres caminharem a noite. Por outro lado, áreas com maiores níveis de integração apresentaram maior deslocamento desta população à noite. Conclui-se que mesmo provenientes de áreas de menor renda possivelmente menos integradas e sofrendo com diversas barreiras sociais como medo da violência do crime, entende-se que mulheres tendem a caminhar à noite por necessidade. Este estudo tem o potencial de contribuir com o aprimoramento de políticas públicas que busquem aumentar a equidade de acesso aos espaços públicos considerando o gênero.

Biografia do Autor

Ana Luiza Favarão Leão, Universidade Estadual de Londrina

Mestrado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Estadual de Londrina. Doutoranda no Programa Associado UEM/UEL em Arquitetura e Urbanismo (Londrina-PR, Brasil).

Laís Regina Lino, Universidade Estadual de Londrina

Graduação em Arquitetura e Urbanismo na Universidade Estadual de Londrina. Mestranda no Programa Associado UEM/UEL em Arquitetura e Urbanismo (Londrina - PR, Brasil).

Milena Kanashiro, Universidade Estadual de Londrina

Pós-doutorado PosARQ/UFSC; Doutorado pela UFPR em Meiro Ambiente e Desenvolvimento. Docente do Programa de Pós-Graduação Associado UEM/UEL em Arquitetura e Urbanismo (Londrina-PR)

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Publicado

2021-12-20

Como Citar

LEÃO, Ana Luiza Favarão; LINO, Laís Regina; KANASHIRO, Milena. O Caminhar Feminino à noite: a influência da conectividade viária e composição sociodemográfica. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE GESTÃO E ENGENHARIA URBANA, 3., 2021. Anais [...]. Porto Alegre: ANTAC, 2021. p. 441–447. DOI: 10.46421/singeurb.v3i00.1122. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/singeurb/article/view/1122. Acesso em: 4 nov. 2024.

Edição

Seção

Mobilidade e acessibilidade urbanas

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