ANÁLISE DA VIABILIDADE TÉCNICA DA ADIÇÃO DE REJEITO DE MINERAÇÃO EM MATERIAIS PARA PAVIMENTOS RODOVIÁRIOS
DOI:
https://doi.org/10.46421/singeurb.v4i00.3359Palavras-chave:
materiais alternativos, rejeitos de mineração, solo-cimentoResumo
O Brasil é um dos principais países produtores de minérios do mundo. Apesar da importância econômica, a atividade de mineração causa um grande impacto ambiental em seu local de extração. No Brasil, a disposição dos rejeitos de mineração em barragens atingiu maior repercussão com os desastres que aconteceram em Mariana, em 2015, e em Brumadinho, em 2019. Com a finalidade de encontrar uma aplicação para esses materiais, esta pesquisa teve como objetivo principal avaliar a adição de rejeitos de minério de ferro em materiais para camadas de base e sub-base de pavimentos rodoviários. A incorporação de rejeitos em materiais para camadas de pavimentos tem o potencial de reduzir o consumo de recursos naturais, promover um novo destino aos rejeitos de mineração, e, possivelmente, reduzir os custos relacionados às obras de pavimentação. Os resultados dos ensaios mecânicos mostram que a adição de rejeito de minério de ferro é tecnicamente viável nas misturas de solo-cimento com no mínimo 6% de cimento para camadas de base e de 5% e 4% de cimento para camada de sub-base, indicando que o rejeito pode ser uma excelente alternativa na redução do consumo de cimento, assim como do custo dos materiais para pavimentação.