Impacto do zoneamento no desenvolvimento do uso solo do entorno de estações de transporte selecionadas no município de São Paulo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46421/singeurb.v3i00.1080

Palavras-chave:

Instrumentos de planejamento urbano, DOT, Adensamento construído

Resumo

O zoneamento se destaca dentre os instrumentos de planejamento urbano, pois permite direcionar, condicionar e controlar o desenvolvimento urbano, especialmente em  áreas de desenvolvimento orientado ao transporte. Este é o caso do município de São Paulo, que estabeleceu em seu Plano Diretor de 2014 e Lei de Zoneamento de 2016, as Zonas Eixo de Estruturação e Transformação Urbana (ZEU) e Eixo de Estruturação e Transformação Urbana Previsto (ZEUP), para adensar e qualificar os entornos das estações de transporte de massa. O objetivo desse trabalho é analisar a distribuição das zonas de uso e ocupação do solo em áreas de influência de um quilômetro de estações de transporte selecionadas no município de São Paulo – Tatuapé, Tucuruvi, Vila Prudente e Lapa. Foram processadas bases georreferenciadas da Prefeitura no software QGIS, relativamente ao zoneamento vigente e às outorgas onerosas concedidas entre 2000 e 2019. O trabalho é produto de pesquisa desenvolvida por docente, pós-doutorando, pós-graduandos e graduandos. Os resultados mostram que há grande heterogeneidade no zoneamento constante do raio de abrangência analisado, sendo, em média, apenas 1/3 do território classificado como ZEU/ZEUP e que a ausência dessas zonas, como no caso da Lapa, pode ter afetado a atratividade da região por novos empreendimentos.

Biografia do Autor

Karin Regina de Castro Marins, Escola Politécnica - Universidade de São Paulo

Doutorado em arquitetura e urbanismo pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo. Professora Associada na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (São Paulo - SP, Brasil)

Thales Tadeu Bertolini Bendilati, Escola Politécnica da Universidade de São Paulo

Graduação em andamento em Engenharia Civil na Universidade de São Paulo, USP, Brasil.

Mariê Xavier Clementino, Escola Politécnica da Universidade de São Paulo

Graduação em Engenharia Civil pela Fundação Armando Álvares Penteado, FAAP. Mestranda do Departamento de Engenharia de Construção Civil da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, USP-São Paulo.

Rafael Barreto Castelo da Cruz, Escola Politécnica da Universidade de São Paulo

Doutorado em Engenharia de Construção Civil e Urban pela Universidade de São Paulo, USP, Brasil. Pesquisador de Pós Doutorado no Grupo de Engenharia e Planejamento Urbano GEPE - URB do Departamento de Engenharia de Construção Civil e Urbana da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo.

Thiago Canhos Montmorency Silva, Prefeitura Municipal de Santo André

Mestrado em Engenharia Civil pela Universidade de São Paulo, USP, Brasil. Atualmente, é Diretor Técnico do Programa de Mobilidade Urbana Sustentável da Prefeitura de Santo André, São Paulo.

Gabriel Maggio de Moraes, Escola Politécnica da Universidade de São Paulo

Graduação em andamento em Engenharia Civil - Dupla Formação EPUSP - FAU, Universidade de São Paulo.

Emílio Bertholdo Neto, Escola Politécnica da Universidade de São Paulo

Mestre em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie - São Paulo, Doutorado em andamento em Engenharia Civil na Universidade de São Paulo, USP, Brasil.

Carollina Hitomi de Oliveira Okamoto, Escola Politécnica da Universidade de São Paulo

Mestrado em andamento em Engenharia Civil e Urbana na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, POLI-USP, Brasil.

Filipe Batista Sena, Escola Politécnica da Universidade de São Paulo

Estudante  do programa de pré-mestrado em engenharia civil pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, USP.

Christian de Nazareth Teixeira, Escola Politécnica da Universidade de São Paulo

Graduando em Engenharia Civil na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, USP.

Referências

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CRUZ, R.B.C; MARINS, K.R.C.; KUROKAWA, F.A. Multicriteria methodological-rational model to evaluated urban areas: A case study of the São Paulo City/Brazil. Sustainable Cities and Society, 67, April 2021, 102718.

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Publicado

2021-12-20

Como Citar

MARINS, Karin Regina de Castro et al. Impacto do zoneamento no desenvolvimento do uso solo do entorno de estações de transporte selecionadas no município de São Paulo. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE GESTÃO E ENGENHARIA URBANA, 3., 2021. Anais [...]. Porto Alegre: ANTAC, 2021. p. 290–299. DOI: 10.46421/singeurb.v3i00.1080. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/singeurb/article/view/1080. Acesso em: 22 dez. 2024.

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