ANÁLISE DE PATOLOLOGIA EM SISTEMAS PREDIAIS DE CHUVEIROS AUTOMÁTICOS COM TUBOS DE COBRE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46421/sispred.v2i.1078

Palavras-chave:

sistema de chuveiros automáticos, vazamentos, patologias, Sprinklers

Resumo

RESUMO: A corrosão precoce em tubulações de cobre de sistemas prediais de chuveiros automáticos, verificada em edificações do Sesc e, também, relatada em diversos estudos realizados nos últimos anos, motivou o desenvolvimento desta pesquisa. Neste contexto, o objetivo deste trabalho é analisar as causas de vazamentos em um sistema de chuveiros automáticos executados com tubos de cobre antes mesmo do sistema entrar em operação. A metodologia utilizada foi a análise documental do sistema de chuveiros automáticos e a análise da patologia por meio de testes laboratoriais. Os resultados indicam que a possível causa de corrosão na tubulação de cobre foi a utilização de pasta de soldagem não hidrossolúvel, durante os serviços de montagem das tubulações do sistema. O excesso de fluxo de soldagem encontrado na superfície interna dos tubos foi determinante para a ocorrência de corrosão por pite a partir das superfícies internas dos tubos. Assim, uma das medidas que poderiam ter evitado esse tipo de corrosão seria a capacitação da mão de obra para a execução adequada do processo de soldagem das tubulações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Liria Daniela Martins Marangoni, Escola Politécnica da USP

Engenheira Civil

Titulação: Especialização em Tecnologia e Gestão na Produção de Edifícios
Função: Gestora de Projetos na Gerência de Engenharia e Infraestrutura

Serviço Social do Comércio – Sesc SP

Lúcia Helena de Oliveira, Universidade de São Paulo

Engenheira Civil

Titulação: Livre-Docente
Função: Professor

Escola Politécnica da USP

Referências

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 10897: Sistemas de proteção contra incêndios por chuveiros automáticos. Rio de Janeiro, 2020.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 15345: Instalação predial de tubos e conexões de cobre e ligas de cobre. Rio de Janeiro, 2013.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 13206: Tubo de cobre leve, médio e pesado. Rio de Janeiro, 2010.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 11720: Conexões para união de tubos de cobre por soldagem ou brasagem capilar. Rio de Janeiro, 2010.

BAUER, F. Análise de corrosão em tubos de cobre 6B e 16B. São Paulo, 2019. 17p. Relatório de Ensaio nº MEC-032.222/18.

CASTRO, A.C.O.; MENDES, C.F.; OLIVEIRA, L.H. Sistemas Prediais de Chuveiros Automáticos. São Paulo: EPUSP, 2016. 46p. (Texto Técnico) Escola Politécnica da USP, Departamento de Engenharia de Construção Civil).

MARANGONI, L.D.M. Análise comparativa de custos entre sistemas prediais de chuveiros automáticos com tubos de cobre e conexões soldadas e com tubos de aço carbono e acoplamento mecânico ranhurado. 2021. 126 f. Monografia (Especialização. Escola Politécnica da Universidade de São Paulo), São Paulo, 2021.

OLIVEIRA, L. H.; GONÇALVES, O. M.; GUIMARÃES, A. P. A segurança contra incêndio no Brasil. Sistema de chuveiros automáticos, São Paulo, p. 239-255, 2008. Disponível em: http://www.ccb.policiamilitar.sp.gov.br/portalcb/_publicacoes/books/aseguranca_contra_incendio_no_brasil.pdf. Acesso em: 03 mai. 2021.

Downloads

Publicado

2021-11-18

Como Citar

MARANGONI, Liria Daniela Martins; OLIVEIRA, Lúcia Helena de. ANÁLISE DE PATOLOLOGIA EM SISTEMAS PREDIAIS DE CHUVEIROS AUTOMÁTICOS COM TUBOS DE COBRE. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE SISTEMAS PREDIAIS, 2., 2021. Anais [...]. Porto Alegre: ANTAC, 2021. DOI: 10.46421/sispred.v2i.1078. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/sispred/article/view/1078. Acesso em: 22 dez. 2024.

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.