KITS HIDRÁULICOS PREDIAIS INDUSTRIALIZADOS
DOI:
https://doi.org/10.46421/sispred.v2i.1184Palabras clave:
Kits hidráulicos, Industrialização, InovaçãoResumen
RESUMO: A necessidade crescente de industrialização dos processos construtivos faz com que seja necessário modificar a lógica de produção de obras. Isso implica em tornar os processos mais inteligentes e produtivos, reduzir prazos e os desperdícios. Uma maneira de otimizar os processos é por meio da substituição das atividades convencionais por atividades industrializadas que visam a produção acelerada com maior controle de qualidade. Neste contexto, a aplicação de kits hidráulicos produzidos em ambientes fabris controlados se torna um importante objeto de estudo, pois modifica o modelo tradicional produtivo e incrementa tecnologia e inovação. O objetivo deste artigo é discutir a implantação de kits hidráulicos prediais industrializados, abordando os tipos existentes no mercado, seus componentes, vantagens, requisitos do sistema e realizando uma análise comparativa sobre a produtividade entre os sistemas industrializados e os convencionais, por meio de um estudo de caso preliminar. A metodologia compõe-se de levantamento bibliográfico e estudo de caso preliminar. Os resultados indicam que a incorporação dessa tecnologia industrializada pode representar um maior grau de eficiência em obras, permitindo maior velocidade de execução, escala produtiva e padronização.
Descargas
Citas
ARO, Celso Ricardo. A modernização tecnológica: seu patamar nos sistemas prediais hidráulicos e sanitários. Dissertação (mestrado) – Universidade Federal de São Carlos, 2004.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR5626: Sistemas prediais de água fria e água quente — Projeto, execução, operação e manutenção. Rio de Janeiro, 2020.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR8160: Sistemas Prediais de Esgoto Sanitário – Projeto e execução. Rio de Janeiro, 1999.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR15575: Edificações habitacionais – Desempenho. Rio de Janeiro, 2013.
BARROS, Mercia M. S. B. Tecnologias construtivas para produção de edifícios no Brasil: perspectivas e desafios. Departamento de Engenharia de Construção Civil. Escola Politécnica USP, 2013.
BARROS, M. M. S. B.; CARDOSO, F. F. Inovação: espiral ou carrossel do conhecimento?. Conjuntura da Construção, São Paulo, p. 10 - 11, 01 jun. 2011.
COLINART, Thibaut; BENDOUMA, Mathieu; GLOUANNEC, Patrick. Building renovation with prefabricated ventilated façade element: A case study. Elsevier - Energy & Buildings, 2019.
MARTINS, M. S; HERNADES, A. T.; AMORIM, S. V. Ferramentas para melhoria do processo de execução dos sistemas hidráulicos prediais. In: III SIBRAGEC – Simpósio Brasileiro de Gestão e Economia da Construção, 16-19 set. 2003, São Carlos. Anais, sn.
MONTEIRO, Paulo Roberto Moreira. Produtividade da mão de obra na execução de instalações prediais hidráulicas e sanitárias. 2017. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal de São Carlos, 2017.
OLIVEIRA, Luciana Alves de. Tecnologia de painéis pré-fabricados arquitetônicos de concreto para emprego em fachadas de edifícios. 2002. Dissertação (Mestrado) - Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, 2002.
SABBATINI, Fernando Henrique. Desenvolvimento de métodos, processos e sistemas construtivos: formulação e aplicação de uma metodologia. 1989. Tese (Doutorado em Engenharia de Construção Civil e Urbana) - Escola Politécnica, Universidade de São Paulo, São Paulo, 1989.