POTENCIAL DE REDUÇÃO DO CONSUMO DE ÁGUA PARA DIFERENTES TIPOLOGIAS ARQUITETÔNICAS NA BACIA DO RIO TRAPICHEIRO, RJ

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.46421/sispred.v2i.1238

Palabras clave:

Sistemas prediais, Conservação da água, Tipologias arquitetônicas

Resumen

RESUMO: A concepção dos sistemas prediais hidrossanitários assume um papel relevante na sustentabilidade ambiental edilícia. No tocante à conservação de água nas edificações, diferentes ações podem otimizar a operação desses sistemas, como a adoção de dispositivos economizadores e o uso de fontes hídricas não convencionais para fins não potáveis. Tais medidas reduzem o consumo de água potável, beneficiando economicamente o usuário e diminuindo a pressão sobre a disponibilidade hídrica na escala urbana. Neste contexto, este trabalho tem por objetivo avaliar e comparar o potencial de redução do consumo de água em edificações, considerando três tipologias arquitetônicas de uso residencial na Bacia do Rio Trapicheiro, município do Rio de Janeiro. A partir do estudo, verificou-se que o uso de dispositivos economizadores pode ser uma solução sustentável generalizada na construção civil, independente da tipologia arquitetônica. Por outro lado, o aproveitamento de água de chuva depende da área de captação. Além disso, observou-se, também, que o potencial de economia gerado por unidade domiciliar decresce com a verticalização da edificação. Por fim, observa-se que o tempo de retorno obtido para a substituição dos aparelhos tradicionais é aceitável para classe média brasileira, sendo necessário avaliar mecanismos de incentivo para classes menos favorecidas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Celí Kiyomi Okumura, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura (PROARQ/UFRJ) da Universidade Federal do Rio de Janeiro, no grupo Projeto e Representação da Paisagem (PROAMB) com pesquisa voltada para o manejo sustentável da água nas edificações com rebatimento para o ambiente urbano. Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1989). Possui especialização em Engenharia de Segurança pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2011) e MBA em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas (2014).

Silvana Barbeitas Lourenço Rodrigues, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Silvana Rodrigues é graduanda em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFRJ.

Fabiana Carvalho, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Arquiteta e Urbanista graduada pela Universidade Federal Fluminense (2015), especialista em Sustentabilidade nas Cidades, Edificações e Produto pela Universidade Federal de Minas Gerais (2021) e mestranda do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PROARQ) no grupo Projeto e Representação da Paisagem (PROAMB) com pesquisa voltada para a implementação de infraestruturas verdes para drenagem das águas pluviais. 

Luciana Guimarães, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e mestrado em Engenharia Civil, na área de Recursos Hídricos e Meio Ambiente, pelo Programa de Engenharia Civil (PEC) da COPPE/UFRJ. Sua área de pesquisa envolve os temas de drenagem urbana, gestão do risco de inundações e modelagem de inundações urbanas. Atualmente, é aluna de doutorado e professora substituta no Departamento de Tecnologia da Construção da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aline Veról, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Aline Pires Veról é Engenheira Civil (POLI/UFRJ), Mestre e Doutora em Engenharia Civil (COPPE/UFRJ). Professora Adjunta FAU/UFRJ, com atuação no PROARQ-FAU/UFRJ e na COPPE/UFRJ. Líder dos grupos de pesquisa do CNPq Projeto e Representação do Ambiente (PROARQ-FAU/UFRJ), Manejo de Águas Pluviais Urbanas e Cidades Sustentáveis (POLI/UFRJ) e Sistemas Prediais - Gestão Integrada da Água no Ambiente Construído (POLI/UFRJ). Co-autora do livro 'Sistemas Prediais Hidráulicos e Sanitários: Projetos Práticos e Sustentáveis', da LTC Editora. Tem experiência nas áreas de Saneamento e Sistemas Prediais Hidráulicos e Sanitários.

Citas

ABNT. NBR 15.527-Água da chuva: Aproveitamento de coberturas em áreas urbanas para fins não potáveis - Requisitos. Brasil: [s. n.], 2019a.

ABNT. NBR 16.782 - Conservação de água em edificações. Brasil: [s. n.], 2019b.

ABNT. NBR 16.783 - Uso de fontes não alterntivas em edificações. Brasil: [s. n.], 2019c.

ALERTA RIO. Dados pluviométricos. [s. d.]. Available at: http://www.sistema-alerta-rio.com.br/dados-meteorologicos/download/dados-pluviometricos/. Acessado em: 3 ago. 2019.

BALOI, D. Sustainable construction: challenges and opportunities. 19th Annual ARCOM Conference, vol. 1, no. September, p. 289–297, 2003.

CEDAE. Companhia Estadual de Água e Esgoto: tarifas e consumo. [s. d.]. Disponível em: https://cedae.com.br/tarifas. Acessado em: 9 set. 2019.

CIB; UNEP-IETC. Agenda 21 for Sustainable Construction in Developing Countries. [S. l.: s. n.], 2002.

DA SILVA, A. O.; ARGÔLO, A. L.; DO VALE, M. B. R.; OKUMURA, C. K.; VERÓL, A. P. Proposta de Projeto de uma Edificação Sustentável Baseada no Conceito de Net Zero Water Buildings. Gestão e Gerenciamento, vol. 13, no. 13, p. 1–9, 2020. DOI 10.17648/nppg-gestaoegerenciamento-2447-1291-v13-1. Disponível em: https://nppg.org.br/revistas/gestaoegerenciamento/article/view/498.

IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística: Censo 2010. [s. d.]. Disponível em: https://censo2010.ibge.gov.br/. Acessado em: 13 set. 2019.

PNCDA. DTA - Documento Técnico de Apoio n.o B1 Elementos de análise econômica relativos ao consumo predial. Brasil: [s. n.], 1998.

QUEIROZ, D. M.; BLOOMFIELD, V. K.; REGO, A. Q.; FIGUEIREDO, N. O. Plano de integração áreas verdes: Tijuca e Vila Isabel. [S. l.: s. n.], 2008.

SALGADO, M. S. Projeto Integrado – Caminho para a produção de edificações sustentáveis: a questão dos Sistemas Prediais. 2008. XII Encontro Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído [...]. [S. l.: s. n.], 2008. p. 11.

SNIS. Sistema Nacinal de Informações sobre Saneamento: Série histórica. [s. d.]. Disponível em: http://app4.mdr.gov.br/serieHistorica/. Acessado em: 23 abr. 2021.

Publicado

2021-11-18

Cómo citar

OKUMURA, Celí Kiyomi; BARBEITAS LOURENÇO RODRIGUES, Silvana; CARVALHO, Fabiana; GUIMARÃES, Luciana; VERÓL, Aline. POTENCIAL DE REDUÇÃO DO CONSUMO DE ÁGUA PARA DIFERENTES TIPOLOGIAS ARQUITETÔNICAS NA BACIA DO RIO TRAPICHEIRO, RJ. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE SISTEMAS PREDIAIS, 2., 2021. Anais [...]. Porto Alegre: ANTAC, 2021. DOI: 10.46421/sispred.v2i.1238. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/sispred/article/view/1238. Acesso em: 22 jul. 2024.

Artículos similares

1 2 3 4 5 6 7 8 9 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.