Influência da redução do volume de descarga da bacia sanitária no desempenho de escoamento dos sistemas prediais de esgoto sanitário

Autores/as

  • Bruna Fioramonte Silva Instituto Federal Goiano
  • Ricardo Prado Abreu Reis Escola de Engenharia Civil e Ambiental da Universidade Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.46421/sispred.v1i.1601

Palabras clave:

Sistemas Prediais, Esgoto Sanitários, Uso racional de água, volume de descarga reduzido

Resumen

RESUMO: A conservação da água tem sido considerada requisito a ser atendido pelas novas edificações, de forma a minimizar a utilização desregrada e irresponsável da água potável. A utilização de equipamentos que requerem uma menor quantidade de água para o seu funcionamento é uma das possibilidades de redução do consumo de água nas novas construções contribuindo assim com a conservação da água e diminuição do volume de esgoto gerado. Ao inserir um equipamento com volume de descarga e vazão reduzidas (VRD) que opera com características diferentes quando comparado aos equipamentos que utilizam descarga plena, é necessário que a rede que irá recebe-lo, seja ela em fase de projeto ou já executada, seja compatível com sua forma de operação. Diante disso, o trabalho objetiva a realização de um estudo sobre o comportamento das redes de esgoto predial já projetadas simulando a inserção de bacias sanitárias VDR de 4,5 litros. Para isso, foi realizada uma revisão bibliográfica sobre critérios de dimensionamento da rede de esgoto predial e verificação de projetos hidráulicos-sanitários de ambientes que possuíam bacias sanitárias. Os ramais de esgoto dos pavimentos térreos, em sua maioria, apresentaram a maior possibilidade de obstrução, ao simular a utilização da bacia sanitária VDR, devido às maiores distâncias até o subcoletor predial. O mesmo aconteceu com menor frequência para outros tipos de pavimentos. Os resultados encontrados enfatizam a necessidade de dimensionar cada ambiente sanitário de uma forma única e com estudo prévio, de forma a ter uma rede de esgoto predial eficiente e ainda contribuir com o uso racional de água.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR8160: Sistemas prediais de esgoto sanitário – Projeto e execução. Rio de Janeiro, 1999.

______. NBR 15097-1: Aparelho sanitário de material cerâmico – Requisitos e métodos de ensaio. Rio de Janeiro, 2011.

______. NBR 15097-2: Aparelho sanitário de material cerâmico – Procedimento para instalação. Rio de Janeiro, 2011.

GONÇALVES, R. F. Uso racional de água e energia: Conservação de água e energia em sistemas prediais e públicos de abastecimento de água. 2009. Projeto PROSAB. Rio de Janeiro.

HACHICH, V. F.. Estudo que avalia a possibilidade de redução do volume de água utilizado nas descargas das bacias sanitárias comercializadas no Brasil. Relatório Técnico 1287/RT001 ASFAMAS. TESIS. São Paulo, 2016.

SILVA, R.T., CONEJO, J.G.L. ET GONÇALVES, O.M. Apresentação do Programa –Programa Nacional de Combate ao Desperdício de Água. PNCDA (1999).

REIS, R. A., ILHA, M. S. O. Influência da redução do consumo de água sobre o desempenho dos ramais e coletores prediais de esgoto. REEC-Revista Eletrônica de Engenharia Civil, v. 5, n. 2. 2012.

CUMMINGS, S., CLARK, J., BARNARD, L. Performance compatibility of water efficient fixtures with drainage systems and plumbing codes. In: Dry Drains Forum 2009 – Mananging Drainage Systems Under Stress. PowerPoint Presentation. Frankfurt, Alemanha, 2009. 62p.

VALENCIO, I. P., GONÇALVES, O. M., Drainage and sewage system performance – Consequences of reductions in toilet flush volume. Building Services Engineering Research Technology. Vol. 40, n. 5, 576-594p. 2019.

Publicado

2019-10-04

Cómo citar

FIORAMONTE SILVA, Bruna; PRADO ABREU REIS, Ricardo. Influência da redução do volume de descarga da bacia sanitária no desempenho de escoamento dos sistemas prediais de esgoto sanitário . In: SIMPÓSIO NACIONAL DE SISTEMAS PREDIAIS, 1., 2019. Anais [...]. Porto Alegre: ANTAC, 2019. DOI: 10.46421/sispred.v1i.1601. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/sispred/article/view/1601. Acesso em: 21 nov. 2024.

Artículos similares

1 2 3 4 5 6 7 8 9 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.