ANÁLISE DA OPERAÇÃO DO ALARME SONORO DE INCÊNDIO EM EDIFICAÇÕES RESIDENCIAIS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46421/sispred.v3.2968

Palavras-chave:

Pressão sonora, Percepção, Alarme de incêndio, Aplicativo de celular, Audibilidade

Resumo

RESUMO: No Brasil, as normativas não possuem parâmetros técnicos ou critérios de desempenho que estabeleçam os níveis máximos e mínimos de pressão sonora para o alerta gerado por alarmes de incêndio para os ocupantes de uma edificação. Assim, o presente trabalho propõe, através de testes de medição de pressão sonora durante a operação do alarme sonoro em uma edificação-teste, avaliar a eficiência de percepção do sistema de alarme em diferentes pontos da edificação. A medição foi feita através de aplicativo de celular “Sound Meter” devidamente ajustado com um sonômetro aferido e calibrado. Foram obtidas sugestões de metodologia para ensaio em edificações em construção; também do uso de aplicativos. Por fim, concluiu-se que o ruído sofreu quedas significativas de pressão sonora nos ambientes mais distantes do local do alarme. Este cenário pode resultar em situações de riscos aos ocupantes da edificação pela dificuldade de audibilidade do alarme de incêndio com relação ao ruído de fundo em determinados pontos da edificação, podendo implicar em maior tempo de reação em uma situação de emergência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dariane Gomes Rocha, Universidade Federal de Goiás (UFG)

Enga. Civil, mestranda do Programa de Pós-Graduação em Geotecnia, Estruturas e Construção Civil da Universidade Federal de Goiás (PPGECON-UFG)

Gabriel Rodrigues de Oliveira Abreu, Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia, Goiás, Brasil

Eng. Civil, mestrando do Programa de Pós-Graduação em Geotecnia, Estruturas e Construção Civil da Universidade Federal de Goiás (PPGECON-UFG)

Laura Fernanda Santos, Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia, Goiás, Brasil

Enga. Civil, mestranda do Programa de Pós-Graduação em Geotecnia, Estruturas e Construção Civil da Universidade Federal de Goiás (PPGECON-UFG)

Ricardo Prado Abreu Reis, Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia, Goiás, Brasil

Eng. Civil, Doutor, Docente da Escola de Engenharia Civil e Ambiental da Universidade Federal de Goiás (EECA/UFG)

Referências

ABNT. NBR 17240 Sistemas de detecção e alarme de incêndio - Projeto, instalação, comissionamento e manutenção de sistemas de detecção e alarme de incêndio - Requisitos. Rio de Janeiro, 2010.

BS CP. CP3: Chapter III: Part 2: BSI 1972.

BS EN 54. Fire detection and fire alarm systems – Part 3: Fire alarm devices – Sounders. Reino Unido, 2014.

CBMGO. Norma Técnica-19/2022 – Sistemas de detecção e alarme de incêndio. Goiás, 2022.

CBMSP. Instrução Técnica-19/2019 – Sistemas de detecção e alarme de incêndio. São Paulo, 2019.

ISO 8201. Alarm systems – Audible emergency evacuation signal – Requirements. Genebra, 2017.

NFPA. NFPA 72: National Fire Alarm and Signaling Code. USA, 2022.

NOBER, E. H.; PIERCE, H.; WELL, A.; JOHNSON, C. C. Waking Effectiveness of Household Smoke and Fire Detection Devices, NBS-GCR-83-284, Washington, D.C., 20234, 1980.

SCHIFILITI, R. P. Designing of fire alarm audiability. Fire Technol 24, 181-188 (1988).

SEITO, A. I. et al. A segurança contra incêndio no Brasil. São Paulo: Projeto Editora, 2008.

SOUND METER. 2.17. Splend Apps, 2014. Disponível em: <https://play.google.com/store/apps/details?id=com.splendapps.decibel&hl=en_US&pli=1>

STORESUND, K.; GLANSBERG, K.; SESSENG, C. Smoke alarm efficiency – Waking sleeping occupants. Swedish Civil Contingencies Agency. MSB1332. Trondheim, Noruega, 2018.

Downloads

Publicado

14/10/2023

Como Citar

GOMES ROCHA, D.; RODRIGUES DE OLIVEIRA ABREU, G. .; FERNANDA SANTOS, L.; PRADO ABREU REIS, R. ANÁLISE DA OPERAÇÃO DO ALARME SONORO DE INCÊNDIO EM EDIFICAÇÕES RESIDENCIAIS. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE SISTEMAS PREDIAIS, 3., 2023. Anais [...]. Porto Alegre: ANTAC, 2023. p. 152–159. DOI: 10.46421/sispred.v3.2968. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/sispred/article/view/2968. Acesso em: 29 abr. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>