POTENCIAL DO APROVEITAMENTO DE ÁGUA DE CHUVA E DO REÚSO DE ÁGUA CINZA EM EDIFICAÇÕES DE ESCRITÓRIOS EM BRASÍLIA-DF
DOI:
https://doi.org/10.46421/sispred.v3.2984Palabras clave:
Usos finais de água, Aproveitamento de água de chuva, Reúso de água cinza, Análise econômica, Redução de exploração de recursos hídricos, Edificações de escritóriosResumen
RESUMO: Este trabalho teve como objetivo analisar a viabilidade de sistemas de aproveitamento de água de chuva e de reúso de águas cinzas em edificações de escritórios no em Brasília-DF. Para tanto, esta pesquisa incorporou metodologias quantitativas e qualitativas para compor modelos representativos e, com isso, verificou o potencial de redução do consumo de água e os benefícios gerados na escala da edificação e na escala da cidade. Em geral, sistemas de reúso de água cinza apresentaram melhores benefícios ambientais e financeiros que sistemas de aproveitamento de água de chuva. Porém, ao utilizar ambas tecnologias de forma complementar, são capazes de promover economias equivalentes a 851 m³ por edificação por ano, o que representaria uma redução na demanda urbana de água de 85.983,32 m3/ano e nas despesas de exploração a R$ 442.814,10 ao ano.
Descargas
Citas
ADASA. Níveis dos reservatórios de Santa Maria e Descoberto. Brasília: Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal. Disponível em: <http://www.adasa.df.gov.br>. Acesso em: 10 novembro 2016.
CAESB. Seca 2016: Informações sobre a crise hídrica no Distrito Federal. Brasília: Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal, 2016a. Disponível em: <https://www.caesb.df.gov.br/>. Acesso em 07 dezembro 2016.
FEWKES, A. Modelling the performance of rainwater collection systems: towards a generalised approach. Urban Water, v. 1, n. 4, p. 323-333, 2000.
HERRINGTON, P. R. The economics of water demand management. In: D. BUTLER e F.A. MEMON (Ed.). Water demand management. London: IWA, 2006. The economics of water demand management, p.236-279.