Avaliação das condições de disponibilidade de luz natural no edifício histórico do CampusLar/UFS

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.46421/encac.v17i1.3908

Palabras clave:

Iluminação natural, Patrimônio histórico, Simulação computacional

Resumen

O uso da iluminação natural em edifícios de valor histórico é uma importante premissa na adequação de tais espaços ao uso educacional. A literatura ainda carece de discussões e referenciais sobre o tema, o que resulta em edificações inadequadas para uso educacional. O Campus de Laranjeiras, da Universidade Federal de Sergipe, se insere nesse contexto, ao estar sediada em um conjunto arquitetônico do século XVIII. O objetivo desse trabalho foi a avaliação das condições de iluminação natural das salas de aula do campus de Laranjeiras. Para tanto foram escolhidas três tipologias representativas. As salas foram simuladas computacionalmente usando o software Troplux. As métricas avaliadas foram a Iluminância média anual, Uniformidade média anual, Iluminância útil de luz natural e autonomia espacial da luz natural. Os resultados apontam que as pequenas dimensões das janelas inseridas nas paredes novas das edificações são insuficientes para a promoção da quantidade de luz natural nos ambientes. Em alguns casos, em que há suficiência, o fato de não haver proteção solar inviabiliza seu uso. As janelas originais, de grandes dimensões, tendem a promover muita luz para o ambiente interno, resultando em regiões muito iluminadas próximo à janela e escuras nas porções mais distantes. Conclui-se que o trabalho avalia um recorte da realidade do CampusLar, e que nesse sentido fomenta a discussão sobre a adequação de edifícios históricos para fins educacionais.

Biografía del autor/a

Emilly da Paixão Cunha, Universidade Federal de Sergipe

Aluna de Graduação em Arquitetura e Urbanismo na Universidade Federal de Sergipe (Laranjeiras - SE, Brasil)

Pedro Vitor Sousa Ribeiro, Universidade Federal de Sergipe

Doutor em Arquitetura pela Universidade Federal de Alagoas. Professor Efetivo da Universidade Federal de Sergipe (Laranjeiras - SE, Brasil)

Citas

ABNT - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 15220 – Desempenho térmico de edificações. Rio de Janeiro, 2005. NBR 15215 – Iluminação natural. Rio de Janeiro, 2005.

ABNT - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR ISSO/CIE 8995-1. 2012. Rio de Janeiro, 2012.

BAETA, R.; NERY, J. Entre reflexões e práticas: A experiência do Programa Monumenta em Laranjeiras/SE. ENANPARQ, Natal, p. 1-35, set. 2012.

BERTOLOTTI, D. Iluminação natural em projetos de escolas: uma proposta de metodologia para melhorar a qualidade da iluminação e conservar energia. 2007. 114p. Dissertação (Mestrado em Tecnologia da Arquitetura) – FAUUSP. São Paulo, 2007.

CABÚS, R. C. Tropical daylighting: predicting sky types and interior illuminance in North-east Brazil. 2002. 288p. Tese (Doutorado em Arquitetura) - Universidade de Sheffield. Sheffield, Inglaterra, 2002.

CABÚS, R. C.; RIBEIRO, P. V. S. TropLux 7 – Guia do Usuário. Maceió: Instituto Lumeeiro, 2015. 116 p. ISBN 9788563476029.

CIE - COMMISSION INTERNATIONALE DE L'ECLAIRAGE. CIE DS 011.2/E:2002. Spatial distribution of daylight - CIE standard general sky. Viena: CIE, 2002.

FRANÇA, S. S.; FONSECA, R. W.; PEREIRA, F. O. R. Método simplificado baseado na disponibilidade de luz difusa para estimar o potencial energético do aproveitamento da luz natural em edificações. Pós. Revista do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da FAUUSP, v. 27, n. 51, p. e168249-e168249, 2020.

IES - ILLUMINATING ENGINEERING SOCIETY OF NORTH AMERICA. LM-83-12: IES Spatial Daylight Autonomy (sDA) and Annual Sunlight Exposure (ASE). New York, 2012.

IES - ILLUMINATING ENGINEERING SOCIETY OF NORTH AMERICA. The lighting handbook: Reference & Applications. New York: Illuminating Engineering Society of North America. 10 ed., 2011.

(IPHAN) INSTITUTO DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO E ARTÍSTICO NACIONAL. Laranjeiras (SE). Brasília, 2014. Disponível em: <http://portal.iphan.gov.br/pagina/detalhes/357>. Acesso em: 27 nov 2022.

(IPHAN) INSTITUTO DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO E ARTÍSTICO NACIONAL. Política do Patrimônio Cultural Brasileiro. Brasília, Distrito Federal: IPHAN, 2020. Disponível em: http://portal.iphan.gov.br/uploads/ckfinder/arquivos/publicacao_politica_do_patrimonio.pdf. Acesso em: 21 jun 2023.

KOWALTOWSKI, D. C. C. K. Arquitetura escolar e o projeto do ambiente de ensino. São Paulo: Oficina de textos, 2011.

MANHAS, M. P. G. Difusa ou especular? Estudando o desempenho da prateleira de luz segundo a refletância de sua superfície. 2016. 212p. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Programa de Pós-Graduação em Dinâmicas do Espaço habitado da Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2016.

MEC - MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA. Fundo de fortalecimento da escola. Espaços Educativos. Ensino Fundamental. Subsídios para elaboração de projetos e adequação de edificações escolares. Brasília: FUNDESCOLA / MEC, 2002. V1 195 p. – V2 124 p.

UFS - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE. Campus Laranjeiras. 2022. Disponível em: <https://laranjeiras.ufs.br/conteudo/69018-universidade-federal-de-sergipe-campus-de-laranjeiras>. Acesso em: 14 abr 2022.

Publicado

2023-10-26

Cómo citar

CUNHA, Emilly da Paixão; RIBEIRO, Pedro Vitor Sousa. Avaliação das condições de disponibilidade de luz natural no edifício histórico do CampusLar/UFS. In: ENCONTRO NACIONAL DE CONFORTO NO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 17., 2023. Anais [...]. [S. l.], 2023. p. 1–7. DOI: 10.46421/encac.v17i1.3908. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/encac/article/view/3908. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

Sección

6. Iluminação Natural e Artificial