Avaliação das condições de disponibilidade de luz natural no edifício histórico do CampusLar/UFS
DOI:
https://doi.org/10.46421/encac.v17i1.3908Palabras clave:
Iluminação natural, Patrimônio histórico, Simulação computacionalResumen
O uso da iluminação natural em edifícios de valor histórico é uma importante premissa na adequação de tais espaços ao uso educacional. A literatura ainda carece de discussões e referenciais sobre o tema, o que resulta em edificações inadequadas para uso educacional. O Campus de Laranjeiras, da Universidade Federal de Sergipe, se insere nesse contexto, ao estar sediada em um conjunto arquitetônico do século XVIII. O objetivo desse trabalho foi a avaliação das condições de iluminação natural das salas de aula do campus de Laranjeiras. Para tanto foram escolhidas três tipologias representativas. As salas foram simuladas computacionalmente usando o software Troplux. As métricas avaliadas foram a Iluminância média anual, Uniformidade média anual, Iluminância útil de luz natural e autonomia espacial da luz natural. Os resultados apontam que as pequenas dimensões das janelas inseridas nas paredes novas das edificações são insuficientes para a promoção da quantidade de luz natural nos ambientes. Em alguns casos, em que há suficiência, o fato de não haver proteção solar inviabiliza seu uso. As janelas originais, de grandes dimensões, tendem a promover muita luz para o ambiente interno, resultando em regiões muito iluminadas próximo à janela e escuras nas porções mais distantes. Conclui-se que o trabalho avalia um recorte da realidade do CampusLar, e que nesse sentido fomenta a discussão sobre a adequação de edifícios históricos para fins educacionais.
Citas
ABNT - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 15220 – Desempenho térmico de edificações. Rio de Janeiro, 2005. NBR 15215 – Iluminação natural. Rio de Janeiro, 2005.
ABNT - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR ISSO/CIE 8995-1. 2012. Rio de Janeiro, 2012.
BAETA, R.; NERY, J. Entre reflexões e práticas: A experiência do Programa Monumenta em Laranjeiras/SE. ENANPARQ, Natal, p. 1-35, set. 2012.
BERTOLOTTI, D. Iluminação natural em projetos de escolas: uma proposta de metodologia para melhorar a qualidade da iluminação e conservar energia. 2007. 114p. Dissertação (Mestrado em Tecnologia da Arquitetura) – FAUUSP. São Paulo, 2007.
CABÚS, R. C. Tropical daylighting: predicting sky types and interior illuminance in North-east Brazil. 2002. 288p. Tese (Doutorado em Arquitetura) - Universidade de Sheffield. Sheffield, Inglaterra, 2002.
CABÚS, R. C.; RIBEIRO, P. V. S. TropLux 7 – Guia do Usuário. Maceió: Instituto Lumeeiro, 2015. 116 p. ISBN 9788563476029.
CIE - COMMISSION INTERNATIONALE DE L'ECLAIRAGE. CIE DS 011.2/E:2002. Spatial distribution of daylight - CIE standard general sky. Viena: CIE, 2002.
FRANÇA, S. S.; FONSECA, R. W.; PEREIRA, F. O. R. Método simplificado baseado na disponibilidade de luz difusa para estimar o potencial energético do aproveitamento da luz natural em edificações. Pós. Revista do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da FAUUSP, v. 27, n. 51, p. e168249-e168249, 2020.
IES - ILLUMINATING ENGINEERING SOCIETY OF NORTH AMERICA. LM-83-12: IES Spatial Daylight Autonomy (sDA) and Annual Sunlight Exposure (ASE). New York, 2012.
IES - ILLUMINATING ENGINEERING SOCIETY OF NORTH AMERICA. The lighting handbook: Reference & Applications. New York: Illuminating Engineering Society of North America. 10 ed., 2011.
(IPHAN) INSTITUTO DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO E ARTÍSTICO NACIONAL. Laranjeiras (SE). Brasília, 2014. Disponível em: <http://portal.iphan.gov.br/pagina/detalhes/357>. Acesso em: 27 nov 2022.
(IPHAN) INSTITUTO DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO E ARTÍSTICO NACIONAL. Política do Patrimônio Cultural Brasileiro. Brasília, Distrito Federal: IPHAN, 2020. Disponível em: http://portal.iphan.gov.br/uploads/ckfinder/arquivos/publicacao_politica_do_patrimonio.pdf. Acesso em: 21 jun 2023.
KOWALTOWSKI, D. C. C. K. Arquitetura escolar e o projeto do ambiente de ensino. São Paulo: Oficina de textos, 2011.
MANHAS, M. P. G. Difusa ou especular? Estudando o desempenho da prateleira de luz segundo a refletância de sua superfície. 2016. 212p. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Programa de Pós-Graduação em Dinâmicas do Espaço habitado da Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2016.
MEC - MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA. Fundo de fortalecimento da escola. Espaços Educativos. Ensino Fundamental. Subsídios para elaboração de projetos e adequação de edificações escolares. Brasília: FUNDESCOLA / MEC, 2002. V1 195 p. – V2 124 p.
UFS - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE. Campus Laranjeiras. 2022. Disponível em: <https://laranjeiras.ufs.br/conteudo/69018-universidade-federal-de-sergipe-campus-de-laranjeiras>. Acesso em: 14 abr 2022.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 ENCONTRO NACIONAL DE CONFORTO NO AMBIENTE CONSTRUÍDO
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.