Análise comparativa de conforto térmico e ventilação natural entre edifícios escolares com e sem a certificação ambiental AQUA-HQE
DOI:
https://doi.org/10.46421/encac.v17i1.3947Palavras-chave:
Ventilação natural, Conforto térmico, Edificações escolares, Certificação AQUA-HQEResumo
As condições internas das salas de aula apresentam interferência direta na saúde, no conforto e no desempenho dos seus usuários. Uma das principais estratégias bioclimáticas recomendadas para climas quentes é a ventilação natural, especialmente para ambientes escolares, devido à elevada taxa de ocupação. Esta pesquisa visa comparar o desempenho da envoltória de salas de aula de edifícios escolares com e sem certificação AQUA-HQE, em termos de conforto térmico, ventilação natural e qualidade do ar interior (QAI). A partir de uma base de dados contendo informações do projeto arquitetônico de 66 escolas públicas construídas desde 2008 no estado de São Paulo, duas escolas situadas em Campinas-SP foram selecionadas para o estudo, sendo uma com e a outra sem a certificação AQUA-HQE. Variáveis ambientais internas e a operação manual de janelas e portas foram monitoradas nas salas de aula. Ao comparar as amostras da base de dados com e sem a certificação AQUA-HQE, foram evidenciadas poucas alterações no projeto arquitetônico direcionadas ao conforto térmico, à ventilação natural e à QAI, em função da certificação. Apesar disso, os resultados da pesquisa de campo mostraram que as poucas diferenças observadas no projeto contribuíram positivamente para que a escola com certificação AQUA-HQE apresentasse benefícios em relação à ventilação natural, ao conforto térmico e à QAI, se comparada à escola sem certificação.
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