Análise comparativa de conforto térmico e ventilação natural entre edifícios escolares com e sem a certificação ambiental AQUA-HQE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46421/encac.v17i1.3947

Palavras-chave:

Ventilação natural, Conforto térmico, Edificações escolares, Certificação AQUA-HQE

Resumo

As condições internas das salas de aula apresentam interferência direta na saúde, no conforto e no desempenho dos seus usuários. Uma das principais estratégias bioclimáticas recomendadas para climas quentes é a ventilação natural, especialmente para ambientes escolares, devido à elevada taxa de ocupação. Esta pesquisa visa comparar o desempenho da envoltória de salas de aula de edifícios escolares com e sem certificação AQUA-HQE, em termos de conforto térmico, ventilação natural e qualidade do ar interior (QAI). A partir de uma base de dados contendo informações do projeto arquitetônico de 66 escolas públicas construídas desde 2008 no estado de São Paulo, duas escolas situadas em Campinas-SP foram selecionadas para o estudo, sendo uma com e a outra sem a certificação AQUA-HQE. Variáveis ambientais internas e a operação manual de janelas e portas foram monitoradas nas salas de aula. Ao comparar as amostras da base de dados com e sem a certificação AQUA-HQE, foram evidenciadas poucas alterações no projeto arquitetônico direcionadas ao conforto térmico, à ventilação natural e à QAI, em função da certificação. Apesar disso, os resultados da pesquisa de campo mostraram que as poucas diferenças observadas no projeto contribuíram positivamente para que a escola com certificação AQUA-HQE apresentasse benefícios em relação à ventilação natural, ao conforto térmico e à QAI, se comparada à escola sem certificação.

Biografia do Autor

Natália Sachie Shimasaki, Universidade Estadual de Campinas

Graduanda de engenharia civil na Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo da Universidade Estadual de Campinas

Paula Brumer Franceschini, Universidade Estadual de Campinas

Doutoranda no Programa de Pós-graduação em Arquitetura, Tecnologia e Cidade da Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo da Universidade Estadual de Campinas

Leticia de Oliveira Neves, Universidade Estadual de Campinas

Professora Doutora do Departamento de Arquitetura e Construção da Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo da Universidade Estadual de Campinas

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Publicado

26-10-2023

Como Citar

SHIMASAKI, Natália Sachie; FRANCESCHINI, Paula Brumer; NEVES, Leticia de Oliveira. Análise comparativa de conforto térmico e ventilação natural entre edifícios escolares com e sem a certificação ambiental AQUA-HQE. In: ENCONTRO NACIONAL DE CONFORTO NO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 17., 2023. Anais [...]. [S. l.], 2023. p. 1–10. DOI: 10.46421/encac.v17i1.3947. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/encac/article/view/3947. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

3. Conforto Térmico