Iluminação em salas de aula de ensino fundamental

medições, simulação e entrevistas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46421/encac.v17i1.4065

Palavras-chave:

Iluminação natural, Escolas, Simulação computacional

Resumo

A análise sobre a iluminação de um ambiente é mais abrangente se, além do levantamento das condições ambientais, a percepção dos usuários for considerada. Assim, a pesquisa relatada neste artigo teve como objetivo confrontar e analisar dados de iluminância em salas de aula, obtidos através de medições e simulação computacional da iluminação natural, com a percepção de conforto visual relatada por alunos com idade entre 8 e 11 anos, no clima quente e úmido.  O método adotado integra levantamento de campo, simulação computacional da iluminação com o programa Apolux e aplicação de questionários com alunos na faixa etária de 8 a 11 anos. A faixa etária escolhida corresponde a alunos do ensino fundamental, com habilidade de leitura e escrita. Sobre os resultados destaca-se: a) a grande maioria dos alunos considera a sala de aula clara ou muito clara (menor percentual foi de 53%); b) relatos frequentes de dificuldade em enxergar informações no quadro e sobre a mesa decorrem da incidência de sol, seguido pela observação de iluminação insuficiente; c) os resultados obtidos com os questionários convergem com os dados da simulação, a escola onde  89% dos alunos percebe a sala como “clara ou muito clara” coincide com maiores iluminâncias; d) reflexos sobre o quadro também são problemas apontados com mais frequência nos ambientes onde as iluminâncias são maiores.

Biografia do Autor

Solange Maria Leder, Universidade Federal da Paraíba

Doutorado em Engenharia Civil. Docente no Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal da Paraíba.

Tainá Gomes dos Santos

Mestre em Engenharia Urbana pela Universidade Federal da Paraíba. Arquiteta e urbanista pela Universidade Federal de Campina Grande.

Luana Maria de Medeiros Quirino

Arquiteta e Urbanista pela Universidade Federal da Paraíba.

Referências

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Publicado

26-10-2023

Como Citar

LEDER, Solange Maria; SANTOS, Tainá Gomes dos; QUIRINO, Luana Maria de Medeiros. Iluminação em salas de aula de ensino fundamental: medições, simulação e entrevistas. In: ENCONTRO NACIONAL DE CONFORTO NO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 17., 2023. Anais [...]. [S. l.], 2023. p. 1–10. DOI: 10.46421/encac.v17i1.4065. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/encac/article/view/4065. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

6. Iluminação Natural e Artificial

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