Iluminação em salas de aula de ensino fundamental

medições, simulação e entrevistas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46421/encac.v17i1.4065

Palavras-chave:

Iluminação natural, Escolas, Simulação computacional

Resumo

A análise sobre a iluminação de um ambiente é mais abrangente se, além do levantamento das condições ambientais, a percepção dos usuários for considerada. Assim, a pesquisa relatada neste artigo teve como objetivo confrontar e analisar dados de iluminância em salas de aula, obtidos através de medições e simulação computacional da iluminação natural, com a percepção de conforto visual relatada por alunos com idade entre 8 e 11 anos, no clima quente e úmido.  O método adotado integra levantamento de campo, simulação computacional da iluminação com o programa Apolux e aplicação de questionários com alunos na faixa etária de 8 a 11 anos. A faixa etária escolhida corresponde a alunos do ensino fundamental, com habilidade de leitura e escrita. Sobre os resultados destaca-se: a) a grande maioria dos alunos considera a sala de aula clara ou muito clara (menor percentual foi de 53%); b) relatos frequentes de dificuldade em enxergar informações no quadro e sobre a mesa decorrem da incidência de sol, seguido pela observação de iluminação insuficiente; c) os resultados obtidos com os questionários convergem com os dados da simulação, a escola onde  89% dos alunos percebe a sala como “clara ou muito clara” coincide com maiores iluminâncias; d) reflexos sobre o quadro também são problemas apontados com mais frequência nos ambientes onde as iluminâncias são maiores.

Biografia do Autor

Solange Maria Leder, Universidade Federal da Paraíba

Doutorado em Engenharia Civil. Docente no Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal da Paraíba.

Tainá Gomes dos Santos

Mestre em Engenharia Urbana pela Universidade Federal da Paraíba. Arquiteta e urbanista pela Universidade Federal de Campina Grande.

Luana Maria de Medeiros Quirino

Arquiteta e Urbanista pela Universidade Federal da Paraíba.

Referências

ABNT - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR ISO/CIE 8995: Iluminação de ambientes de trabalho - Parte 1: Interior. Rio de Janeiro, 2013.

ABNT NBR 5413: Iluminância de Interiores. Rio de Janeiro: 1992.

ABNT NBR 15.215-4: Iluminação natural – Parte 4: Verificação experimental das condições de iluminação interna de edificações – Método de medição. Rio de Janeiro, 2004.

ABNT NBR 15.575: Edificações habitacionais — Desempenho, 2013.

COMMITTEE, IES-The Daylight Metrics. Approved Method: IES Spatial Daylight Autonomy (sDA) and Annual Sunlight Exposure (ASE). Illuminating Engineering Society of North America: IES, New York, USA, 2012.

ARIES, Myriam BC; AARTS, Mariëlle PJ; VAN HOOF, Joost. Daylight and health: A review of the evidence and consequences for the built environment. Lighting Research & Technology, v. 47, n. 1, p. 6-27, 2015.

BOUBEKRI, M. Daylighting, architecture and health: Building design strategies. Oxford: Elsevier, 144 p., 2008.

BERNARDI, Núbia. Avaliação da Interferência comportamental do Usuário para a Melhoria do conforto em ambientes Escolares: Estudo de caso em Campinas, SP. Unpublished master’s thesis, State University of Campinas, São Paulo, Brazil, 2001.

HESCHONG, Lisa; WRIGHT, Roger L.; OKURA, Stacia. Daylighting impacts on human performance in school. Journal of the Illuminating Engineering Society, v. 31, n. 2, p. 101-114, 2002.

MARDALJEVIC J.; NABIL A. Useful Daylight Illuminance: A New Paradigm to Access Daylight in Buildings. Lighting Research & Technology, Vol.37, Nº 1, 2005.

OLIVEIRA, Gimaoli C. de. Estudo do Potencial de Aproveitamento da Iluminação Natural em Escolas Municipais de João Pessoa – PB. 2012. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal da Paraíba.

REINHART, Christoph F.; WIENOLD, Jan. The daylighting dashboard–A simulation-based design analysis for daylit spaces. Building and environment, v. 46, n. 2, p. 386-396, 2011.

VÁSQUEZ, N. G. Ensaio de caracterização dos campos visuais de crianças em salas de aula: identificação dos componentes arquitetônicos de maior influência. 2011.Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) – UFSC.

VÁSQUEZ, Natalia Giraldo; PEREIRA, Fernando Oscar Ruttkay; KUHNEN, Ariane. Preferências visuais das crianças em salas de aula de educação infantil: uma aproximação experimental. Ambiente construído, v. 18, n. 3, p. 11-28, 2018.

VEITCH, J. A. Workplace design contributions to mental health and well- being. NRC Publications Archive. Ottawa, Ontario, Canada: National Research Council Canada, Institute for Research in Construction, 2011.

DE GIULI, V.; DA POS, O.; DE CARLI, M.. Indoor environmental quality and pupil perception in Italian primary schools. Building and Environment, Padova, v. 56, p. 335-345, out./2012.

FIGUEIRO, M. G.; NAGARE, Rohan; PRICE, L. L. A. Non-visual effects of light: How to use light to promote circadian entrainment and elicit alertness. Lighting Research & Technology, v. 50, n. 1, p. 38-62, 2018.

GOU, Zhonghua; KHOSHBAKHT, Maryam; MAHDOUDI, Behnam. The impact of outdoor views on students’ seat preference in learning environments. Buildings, v. 8, n. 8, p. 96, 2018.

HOPKINSON, R.G.; PETHERBRIDGE, P.; LONGMORE, J. Iluminação Natural. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1966.

KOWALTOWSKI, Doris CCK. Arquitetura escolar: o projeto do ambiente de ensino. Oficina de textos, 2011.

KULLER, Rikard; LINDSTEN, Carin. Health and behavior of children in classrooms with and without windows. Journal of Environmental Psychology, Lund, v. 12, n. 4, p. 305-317, dez./1992.

NISSOLA, Liliane Janine et al. A influência da luz natural na probabilidade de ocorrência de ofuscamento em ambientes com terminais de vídeo: um estudo de caso. 2005.

STEWART, Duncan M. Attitudes of school children to daylight and fenestration. Building and Environment, Liverpool, v. 16, n. 4, p. 267-277, jan./1981.

ZANDE, &. V. D. et al. Lighting affects students' concentration positively: Findings from three Dutch studies. Lighting Research and Technology, Eindhoven, v. 45, n. 2, p. 159-175, abr./2013.

Downloads

Publicado

26/10/2023

Como Citar

LEDER, S. M.; SANTOS, T. G. dos .; QUIRINO, L. M. de M. Iluminação em salas de aula de ensino fundamental: medições, simulação e entrevistas. In: ENCONTRO NACIONAL DE CONFORTO NO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 17., 2023. Anais [...]. [S. l.], 2023. p. 1–10. DOI: 10.46421/encac.v17i1.4065. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/encac/article/view/4065. Acesso em: 20 maio. 2024.

Edição

Seção

6. Iluminação Natural e Artificial

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>