Iluminação em salas de aula de ensino fundamental

medições, simulação e entrevistas

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.46421/encac.v17i1.4065

Palabras clave:

Iluminação natural, Escolas, Simulação computacional

Resumen

A análise sobre a iluminação de um ambiente é mais abrangente se, além do levantamento das condições ambientais, a percepção dos usuários for considerada. Assim, a pesquisa relatada neste artigo teve como objetivo confrontar e analisar dados de iluminância em salas de aula, obtidos através de medições e simulação computacional da iluminação natural, com a percepção de conforto visual relatada por alunos com idade entre 8 e 11 anos, no clima quente e úmido.  O método adotado integra levantamento de campo, simulação computacional da iluminação com o programa Apolux e aplicação de questionários com alunos na faixa etária de 8 a 11 anos. A faixa etária escolhida corresponde a alunos do ensino fundamental, com habilidade de leitura e escrita. Sobre os resultados destaca-se: a) a grande maioria dos alunos considera a sala de aula clara ou muito clara (menor percentual foi de 53%); b) relatos frequentes de dificuldade em enxergar informações no quadro e sobre a mesa decorrem da incidência de sol, seguido pela observação de iluminação insuficiente; c) os resultados obtidos com os questionários convergem com os dados da simulação, a escola onde  89% dos alunos percebe a sala como “clara ou muito clara” coincide com maiores iluminâncias; d) reflexos sobre o quadro também são problemas apontados com mais frequência nos ambientes onde as iluminâncias são maiores.

Biografía del autor/a

Solange Maria Leder, Universidade Federal da Paraíba

Doutorado em Engenharia Civil. Docente no Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal da Paraíba.

Tainá Gomes dos Santos

Mestre em Engenharia Urbana pela Universidade Federal da Paraíba. Arquiteta e urbanista pela Universidade Federal de Campina Grande.

Luana Maria de Medeiros Quirino

Arquiteta e Urbanista pela Universidade Federal da Paraíba.

Citas

ABNT - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR ISO/CIE 8995: Iluminação de ambientes de trabalho - Parte 1: Interior. Rio de Janeiro, 2013.

ABNT NBR 5413: Iluminância de Interiores. Rio de Janeiro: 1992.

ABNT NBR 15.215-4: Iluminação natural – Parte 4: Verificação experimental das condições de iluminação interna de edificações – Método de medição. Rio de Janeiro, 2004.

ABNT NBR 15.575: Edificações habitacionais — Desempenho, 2013.

COMMITTEE, IES-The Daylight Metrics. Approved Method: IES Spatial Daylight Autonomy (sDA) and Annual Sunlight Exposure (ASE). Illuminating Engineering Society of North America: IES, New York, USA, 2012.

ARIES, Myriam BC; AARTS, Mariëlle PJ; VAN HOOF, Joost. Daylight and health: A review of the evidence and consequences for the built environment. Lighting Research & Technology, v. 47, n. 1, p. 6-27, 2015.

BOUBEKRI, M. Daylighting, architecture and health: Building design strategies. Oxford: Elsevier, 144 p., 2008.

BERNARDI, Núbia. Avaliação da Interferência comportamental do Usuário para a Melhoria do conforto em ambientes Escolares: Estudo de caso em Campinas, SP. Unpublished master’s thesis, State University of Campinas, São Paulo, Brazil, 2001.

HESCHONG, Lisa; WRIGHT, Roger L.; OKURA, Stacia. Daylighting impacts on human performance in school. Journal of the Illuminating Engineering Society, v. 31, n. 2, p. 101-114, 2002.

MARDALJEVIC J.; NABIL A. Useful Daylight Illuminance: A New Paradigm to Access Daylight in Buildings. Lighting Research & Technology, Vol.37, Nº 1, 2005.

OLIVEIRA, Gimaoli C. de. Estudo do Potencial de Aproveitamento da Iluminação Natural em Escolas Municipais de João Pessoa – PB. 2012. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal da Paraíba.

REINHART, Christoph F.; WIENOLD, Jan. The daylighting dashboard–A simulation-based design analysis for daylit spaces. Building and environment, v. 46, n. 2, p. 386-396, 2011.

VÁSQUEZ, N. G. Ensaio de caracterização dos campos visuais de crianças em salas de aula: identificação dos componentes arquitetônicos de maior influência. 2011.Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) – UFSC.

VÁSQUEZ, Natalia Giraldo; PEREIRA, Fernando Oscar Ruttkay; KUHNEN, Ariane. Preferências visuais das crianças em salas de aula de educação infantil: uma aproximação experimental. Ambiente construído, v. 18, n. 3, p. 11-28, 2018.

VEITCH, J. A. Workplace design contributions to mental health and well- being. NRC Publications Archive. Ottawa, Ontario, Canada: National Research Council Canada, Institute for Research in Construction, 2011.

DE GIULI, V.; DA POS, O.; DE CARLI, M.. Indoor environmental quality and pupil perception in Italian primary schools. Building and Environment, Padova, v. 56, p. 335-345, out./2012.

FIGUEIRO, M. G.; NAGARE, Rohan; PRICE, L. L. A. Non-visual effects of light: How to use light to promote circadian entrainment and elicit alertness. Lighting Research & Technology, v. 50, n. 1, p. 38-62, 2018.

GOU, Zhonghua; KHOSHBAKHT, Maryam; MAHDOUDI, Behnam. The impact of outdoor views on students’ seat preference in learning environments. Buildings, v. 8, n. 8, p. 96, 2018.

HOPKINSON, R.G.; PETHERBRIDGE, P.; LONGMORE, J. Iluminação Natural. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1966.

KOWALTOWSKI, Doris CCK. Arquitetura escolar: o projeto do ambiente de ensino. Oficina de textos, 2011.

KULLER, Rikard; LINDSTEN, Carin. Health and behavior of children in classrooms with and without windows. Journal of Environmental Psychology, Lund, v. 12, n. 4, p. 305-317, dez./1992.

NISSOLA, Liliane Janine et al. A influência da luz natural na probabilidade de ocorrência de ofuscamento em ambientes com terminais de vídeo: um estudo de caso. 2005.

STEWART, Duncan M. Attitudes of school children to daylight and fenestration. Building and Environment, Liverpool, v. 16, n. 4, p. 267-277, jan./1981.

ZANDE, &. V. D. et al. Lighting affects students' concentration positively: Findings from three Dutch studies. Lighting Research and Technology, Eindhoven, v. 45, n. 2, p. 159-175, abr./2013.

Publicado

2023-10-26

Cómo citar

LEDER, Solange Maria; SANTOS, Tainá Gomes dos; QUIRINO, Luana Maria de Medeiros. Iluminação em salas de aula de ensino fundamental: medições, simulação e entrevistas. In: ENCONTRO NACIONAL DE CONFORTO NO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 17., 2023. Anais [...]. [S. l.], 2023. p. 1–10. DOI: 10.46421/encac.v17i1.4065. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/encac/article/view/4065. Acesso em: 3 jul. 2024.

Número

Sección

6. Iluminação Natural e Artificial

Artículos más leídos del mismo autor/a

1 2 > >>