PROPOSTA DE RETROFIT PARA LABORATÓRIO DE ENSINO DE QUÍMICA ORGÂNICA
Palavras-chave:
Avaliação pós-ocupação (APO), Retrofit, Laboratório de ensinoResumo
O edifício, durante sua vida útil, pode demandar adaptações para melhorias do seu espaço físico, funcionamento e uso. Em edifícios públicos educacionais, notam-se, em alguns casos, limitações financeiras ou considerável atraso das adequações e aperfeiçoamentos necessários para sua melhor utilização. Tal fato pode ocasionar prejuízos no aprendizado dos estudantes, restrição à acessibilidade e risco à segurança. Assim, a avaliação pós-ocupação (APO), faz-se importante para o diagnóstico do espaço e análise da sua percepção pelos usuários. Este trabalho objetivou avaliar as condições de uso e funcionamento do Laboratório de Química da Instituição CEFET-MG (Belo Horizonte, Minas Gerais), considerando as exigências técnicas e necessidades dos usuários. Para tanto, aplicou-se questionário para análise da percepção do uso e funcionamento do laboratório aos técnicos, professores e alunos. Complementarmente, realizou-se levantamento e coleta de informações do local por meio da análise do projeto arquitetônico e visitas técnicas. Como resultado, elaborou-se uma proposta de reestruturação do espaço (Retrofit). Para o novo layout, priorizou-se a segurança, conforto, organização, acessibilidade e o atendimento às normas vigentes. Em suma verificou-se que a adaptação do espaço se mostrou viável para o atendimento das necessidades apontadas no questionário aplicado. A identificação de propostas futuras pode contribuir como apoio a tomada de decisão da instituição. Ademais, as modificações propostas poderão ser aplicadas em casos semelhantes bem como servir como referencial acerca das condições dos laboratórios de ensino existentes.
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