RECURSOS DA ERGONOMIA PARA CONCEPÇÃO, ORGANIZAÇÃO E DIMENSIONAMENTO DO AMBIENTE CONSTRUÍDO
EXPERIÊNCIA DIDÁTICA NA INTRODUÇÃO AO CONFORTO AMBIENTAL DURANTE A PANDEMIA
Palavras-chave:
ensino, conforto ambiental, fundamentos, pandemiaResumo
O artigo mostra como foram adaptadas as dinâmicas de ensino na introdução aos conceitos de conforto ambiental (térmico, acústico, luminoso e ergonômico) e de eficiência energética, nas atividades da disciplina AUT0282, Conforto Ambiental I – Fundamentos, durante a pandemia de Covid-19 causada pelo vírus SARS-CoV-2, mais comumente denominado de coronavírus. Com o objetivo de sensibilizar os alunos quanto à importância dos recursos da ergonomia para avaliação, concepção, organização e dimensionamento do ambiente construído, analisando a influência dos fatores físicos, ambientais, socioculturais e psicológicos sobre o comportamento humano, as atividades adequaram-se às possibilidades existentes, dentro das limitações impostas. Os exercícios adaptados cumpriram aos objetivos principais da disciplina não só quanto às análises qualitativas e quantitativas, mas também quanto à utilização das ferramentas disponíveis, assegurando a introdução aos conceitos de conforto ambiental e de sensibilização por meio de trabalhos de campo com medições e ensaios com modelos físicos.
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