RECURSOS DA ERGONOMIA PARA CONCEPÇÃO, ORGANIZAÇÃO E DIMENSIONAMENTO DO AMBIENTE CONSTRUÍDO
EXPERIÊNCIA DIDÁTICA NA INTRODUÇÃO AO CONFORTO AMBIENTAL DURANTE A PANDEMIA
Palabras clave:
ensino, conforto ambiental, fundamentos, pandemiaResumen
O artigo mostra como foram adaptadas as dinâmicas de ensino na introdução aos conceitos de conforto ambiental (térmico, acústico, luminoso e ergonômico) e de eficiência energética, nas atividades da disciplina AUT0282, Conforto Ambiental I – Fundamentos, durante a pandemia de Covid-19 causada pelo vírus SARS-CoV-2, mais comumente denominado de coronavírus. Com o objetivo de sensibilizar os alunos quanto à importância dos recursos da ergonomia para avaliação, concepção, organização e dimensionamento do ambiente construído, analisando a influência dos fatores físicos, ambientais, socioculturais e psicológicos sobre o comportamento humano, as atividades adequaram-se às possibilidades existentes, dentro das limitações impostas. Os exercícios adaptados cumpriram aos objetivos principais da disciplina não só quanto às análises qualitativas e quantitativas, mas também quanto à utilização das ferramentas disponíveis, assegurando a introdução aos conceitos de conforto ambiental e de sensibilização por meio de trabalhos de campo com medições e ensaios com modelos físicos.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 ENCONTRO NACIONAL DE CONFORTO NO AMBIENTE CONSTRUÍDO

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.