Comparação da eficiência acústica em três tipos de pavimentos na cidade de Fortaleza/CE
DOI:
https://doi.org/10.46421/encac.v17i1.3732Palabras clave:
ruído, pneu-pavimento, tráfego veicular, poluição sonoraResumen
O aumento da população nos centros urbanos contribuiu para torná-los mais densamente povoados e promoveu um considerável crescimento espacial das cidades. Como resultado, o sistema viário se tornou uma parte intrinsecamente ligada à economia e ao cotidiano da população. A poluição sonora causada pelo tráfego de veículos nas cidades tem um impacto direto na qualidade de vida das pessoas, com o ruído se destacando como um dos fatores mais desagradáveis e prejudiciais. O ruído gerado pelo tráfego é influenciado por diversas variáveis, incluindo o funcionamento do motor, relacionado com os processos de aceleração e desaceleração, o sistema de escape e a interação pneu-pavimento. Essas variáveis podem variar de acordo com o tipo de pavimento utilizado nas vias urbanas. O objetivo deste estudo foi analisar a eficiência de diferentes tipos de pavimentos na geração de ruído. Foram consideradas três composições: pavimento intertravado, pavimento poroso (CPA) e betão asfáltico (CA). O método de pesquisa empregado foi quantitativo, com a coleta de dados realizada no local por meio de medições sonoras e contagem de veículos. As evidências apresentadas neste artigo corroboram a conclusão de que o pavimento poroso asfáltico (CPA) é o mais eficaz na redução ou atenuação dos ruídos gerados pelo tráfego, enquanto o pavimento intertravado é o que propicia a maior geração de ruído.
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