APLICABILIDADE DE UM SISTEMA DE RESFRIAMENTO RADIANTE CAPACITIVO EM CIDADES BRASILEIRAS

Autores/as

  • Eduardo Manuel González-Cruz Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR
  • Eduardo L. Krüger PPGEC – UTFPR

Palabras clave:

Resfriamento radiativo noturno, resfriamento radiante, previsões de temperatura interna, sistema radiante-capacitivo, sistema de baixa energia

Resumen

Neste trabalho, são apresentadas estimativas de temperatura interna de um protótipo com sistema de aquecimento e resfriamento radiante-capacitivo (RC-HCS), supondo sua aplicação, no modo de resfriamento, em seis cidades brasileiras localizadas nas Zonas Bioclimáticas 5, 6, 7 e 8: Brasília, Campo Grande, Monteiro, Barreiras, Palmas e João Pessoa. O potencial de resfriamento do sistema foi estudado experimentalmente em Curitiba, PR. Com base nos dados de temperatura registrados durante monitoramento, desenvolveram-se e validaram-se fórmulas preditivas para as temperaturas internas máxima, média e mínima. Aplicaram-se então as fórmulas de forma a analisar o desempenho térmico do sistema em condições climáticas diferentes daquelas que permitiram sua geração. Como base para o estudo, o potencial de resfriamento radiativo noturno de cada cidade foi avaliado em termos da depressão da temperatura do céu (DTsky). A eficiência do sistema de resfriamento é avaliada em termos da redução das temperaturas internas máximas e médias em relação ao exterior e da redução percentual do somatório de graus-dia de resfriamento quanto à faixa de conforto térmico adaptativo. Os resultados mostram potenciais de redução da temperatura interna variando entre 1,6 ºC (em Monteiro, PB) e 2,2 ºC (em Barreiras, BA) com uma redução entre 83% (Palmas, TO) e 99% (Brasília, DF) do somatório de graus-dia de aquecimento.

Publicado

2023-10-02

Cómo citar

GONZÁLEZ-CRUZ, Eduardo Manuel; KRÜGER, Eduardo L. APLICABILIDADE DE UM SISTEMA DE RESFRIAMENTO RADIANTE CAPACITIVO EM CIDADES BRASILEIRAS. In: ENCONTRO NACIONAL DE CONFORTO NO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 16., 2021. Anais [...]. [S. l.], 2021. p. 618–627. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/encac/article/view/4445. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

Sección

3. Conforto Térmico

Artículos más leídos del mismo autor/a