Metodologia BIM para avaliação de projetos arquitetônicos no ensino acadêmico

Autores/as

  • Mariana Ribeiro Brito
  • Nicole Martins da Silveira INBEC Pós-Graduação
  • Gracy Costa Paz
  • Isi Monelline Figueiredo de Oliveira
  • Rogério Henrique Frazão Lima

Palabras clave:

Ensino, Modelagem, Arquitetura, BIM, Projeto

Resumen

Em um período no qual novas tecnologias estão sendo integradas à Indústria da Construção Civil, o uso da Metodologia BIM (Building Information Modeling) tende a se tornar cada vez mais habitual, aumentando exponencialmente sua utilização entre os profissionais. Já no meio acadêmico vemos um interesse crescente por estas tecnologias emergentes, uma vez que, segundo ABAURRE (2014), nas universidades brasileiras existem diversas iniciativas de pesquisas sobre a modelagem da informação da construção. Em vista disso, os professores também podem contribuir para que o ensino dessa metodologia esteja presente nas atividades desenvolvidas em sala de aula. Assim, é aceitável prever que as novas tecnologias estejam também inseridas no método de análise e correção dessas atividades. Esse artigo visa discutir a possibilidade do uso de ferramentas BIM de análise de modelos para auxiliar a correção de trabalhos acadêmicos das disciplinas de projeto arquitetônico.No método convencional, o professor utiliza de meios manuais para a correção dessesprojetos, o que demanda um certo tempo para corrigi-los. E, devido a isso, não permite que sejam detectados alguns dos conflitos presentes no projeto. A metodologia de correção utilizando as ferramentas BIM, vem como um auxílio para os professores. Nessa metodologia, as diretrizes para o desenvolvimento do projeto de arquiteturasão disponibilizadas previamente pelo professor aos alunos, através de um manual para desenvolvimento de projetos em BIM, a fim de que estes desenvolvam o projetoconforme as instruções em softwares de modelagem, como por exemplo o Autodesk Revit, ArchiCAD, entre outros. Para a análise dos modelos o professor utiliza umsoftware de verificação que permita a inserção de regras, como o Solibri, para a checagem dos modelos em busca de inconsistências, a fim de automatizar a correção ,chegando assim à parte da nota dos alunos. Como método para essa discussão fez-se uma pesquisa bibliográfica, análise de projetos arquitetônicos desenvolvidos e um levantamento da situação existente noensino acadêmico, gerando uma discussão sobre possíveis formas de auxiliar os professores ao introduzir a metodologia BIM ao avaliar as atividades dos alunos, além de utilizar pesquisas de ferramentas BIM para modelagem e verificação de modelos. Como resultado ressaltou-se a importância da integração das novas tecnologias nos critérios de avaliação dos professores, e propôs-se uma série de diretrizes para elaboração de um manual para desenvolvimento de projetos arquitetônicos em BIM. Essas diretrizes básicas podem compor o Manual para desenvolvimento de projetos em BIM a ser aplicado na verificação das atividades acadêmicas, pois norteiam os professores na criação do seu próprio manual, uma vez que este necessita ser adaptado para cada atividade desenvolvida. Alguns dos aspectos passíveis dessas análises nos softwares BIM pelos professores, se referem a acessibilidade, programa de necessidades, normas de zoneamento, dentre outros, assim como também pode auxiliar na compatibilização de possíveis disciplinas complementares quando necessário. Portanto, o método proposto possibilita uma análise das atividades com maior precisão, pois suas diretrizes estão bem definidas no manual, que direciona a modelagem do projeto e o processo de avaliação pelo professor. Dessa forma,apresenta-se como uma solução para a problemática em que a correção se torna demorada e laboriosa aos professores, uma vez que existem ferramentas que podem ser utilizadas para a automatização desse processo. Tornando assim, os diagnósticos das avaliações mais eficaz, otimizando o tempo da correção e possibilitando maior precisão na avaliação das atividades.

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Citas

ABURRE, M.W. Modelos de Contrato Colaborativo e Projeto Integrado para Modelagem da Informação da Construção. São Paulo, 2014. Dissertação (Mestrado) Escola Politecnica, Universidade de São Paulo. Disponível em: file:///D:/INBEC/ARTIGO%20BIM/ANTAC%20ENSINO%20DE%20BIM/Dissertacao_Mariana_Wyse.pdf. Acesso em: 20 set. 2019.

Publicado

21/11/2019

Cómo citar

BRITO, M. R.; SILVEIRA, N. M. da .; PAZ, . G. C. .; OLIVEIRA, I. M. F. de; LIMA, R. H. F. Metodologia BIM para avaliação de projetos arquitetônicos no ensino acadêmico. In: ENCONTRO NACIONAL SOBRE O ENSINO DE BIM, 2., 2019. Anais [...]. Porto Alegre: ANTAC, 2019. p. 1–1. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/enebim/article/view/218. Acesso em: 18 may. 2024.

Número

Sección

Conteúdo didático desenvolvido

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