Ensino do BIM no curso de Arquitetura e Urbanismo: integração de disciplinas e interesses discentes

Autores

  • Kelma Pinheiro Leite <p>Centro Universitário 7 de Setembro &amp; Centro Universitário Christus</p>

Palavras-chave:

BIM, Disciplina de graduação, Ensino, Modelagem

Resumo

Neste trabalho, é apresentada a prática na disciplina Modelagem da Informação da Construção (MIC) do 3º semestre do curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário 7 de Setembro (UNI7) e, também, a aplicação de um questionário on-line sobre habilidades e interesses em softwares para Arquitetura e Engenharia aberto para vários alunos, inclusive de outras instituições. A experiência didática aplicada teve como objetivo introduzir conceitos básicos do Building Information Modeling - BIM - (Modelagem da Informação da Construção) através do programa Revit 2019, do fabricante AutoDesk. Foi abordado o conteúdo de representação gráfica e algumas características dos sistemas construtivos sob a ótica do BIM. Durante a disciplina, são modelados exercícios fornecidos pela docente que vão aumentando o nível de complexidade: (1) uma casa térrea de baixa complexidade; (2) uma residência de dois pavimentos de média complexidade e (3), como trabalho final, um prédio vertical residencial de autoria dos próprios alunos, desenvolvido em uma disciplina de projeto arquitetônico, considerado de alta complexidade. Foi fornecido um template com configurações básicas para os exercícios 1 e 2. Para o exercício 3, cada aluno deveria configurar os níveis de projeto e modelar um edifício autoral desenvolvido, preferencialmente, na disciplina projeto arquitetônico 2 (PA2) que ocorre simultaneamente à disciplina MIC. Contudo, a concepção do projeto não ocorreu de forma simultânea à modelagem, pois os alunos só iniciaram o modelo BIM no terceiro e último período do semestre letivo, ou seja, na fase de anteprojeto. Como os discentes ainda estão com nível de maturidade BIM inicial e também ainda estão aprendendo a projetar, não é possível que o modelo ocorra simultâneo à concepção. Observou-se, portanto, que concepção do projeto ocorre seguindo o que se convencionou chamar de processo de projetação tradicional. Ainda assim, os discentes relataram benefícios da visualização tridimensional e de cortes e fachadas juntamente com as plantas, identificando e solucionando problemas de compatibilização, modulação estrutural, funcionalidade, níveis e até mesmo questões estéticas. A principal dificuldade durante os exercícios esteve relacionado à troca de arquivos via internet, devido ao tamanho e velocidade da rede. Da aplicação do questionário, foram verificadas algumas percepções de alunos de graduação de arquitetura e urbanismo, na própria instituição e em outras instituições, por meio da aplicação no Google forms sobre quais softwares os alunos possuem mais habilidades e quais teriam mais interesse em se aprofundar. Foram coletadas 71 respostas, onde cerca de 80% dos respondentes já tiveram algum contato com o BIM e em torno de 60% têm interesse em aprender mais sobre softwares BIM. Contudo, o AutoCAD e o SketchUp ainda são os programas nos quais os alunos possuem maior domínio, segundo a percepção dos próprios. O resultado também revelou um forte interesse dos alunos quanto à representação gráfica de apresentação do projeto uma vez que os aplicativos de renderização são os de maior interesse, acima do interesse em aplicativos BIM. Esse interesse é percebido nos produtos finais entregues na disciplina onde as imagens renderizadas no próprio Revit muitas vezes possuem qualidade superior os desenho técnico dos projetos desenvolvidos em BIM.

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Referências

BARISON, M. B.; SANTOS, E. T. Ensino de BIM: tendências atuais no cenário Internacional. Gestão & Tecnologia de Projetos, v. 6, n. 2, p. 67 - 80, 4 fev. 2012. DOI: https://doi.org/10.4237/gtp.v6i2.218BORGES, M. M. O uso de modeladores tridimensionais paramétricos na formação de competências de representação gráfica e raciocínio espacial no processo de projeto. Gestão e Tecnologia de Projetos , v. 11, n. 1, p.21 - 38, 4 abr. 2016. DOI: https://doi.org/10.11606/gtp.v11i1.99615CELANI, G . et al. Integração de tecnologias CAD/CAE/CAM no ateliê de arquitetura: uma aplicação no projeto de edifícios altos. Gestão & Tecnologia de Projetos, v. 12, n. 1, p. 29 - 52, 24 fev. 2017. DOI: https://doi.org/10.11606/gtp.v12i1.99222LEAL, B. M. F.; Salgado, M. S. Propostas de incorporação de BIM no curso de Arquitetura e Urbanismo. PARC Pesquisa Em Arquitetura E Construção, v.10, e019025. https://doi.org/10.20396/parc.v10i0.8653676

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Publicado

2019-11-21

Como Citar

LEITE, Kelma Pinheiro. Ensino do BIM no curso de Arquitetura e Urbanismo: integração de disciplinas e interesses discentes. In: ENCONTRO NACIONAL SOBRE O ENSINO DE BIM, 2., 2019. Anais [...]. Porto Alegre: ANTAC, 2019. p. 1–1. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/enebim/article/view/236. Acesso em: 24 nov. 2024.

Edição

Seção

Experiência didática realizada

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