Projetos Integrados em Arquitetura, Engenharia e Construção

Autores

Palavras-chave:

BIM, projetos integrados, aprendizado baseado em projeto, disciplina integradora

Resumo

Desde 2012, uma disciplina envolvendo os departamentos de Engenharia Civil e de Arquitetura e Urbanismo é oferecida anualmente na PUC-Rio.  A disciplina gira em torno de um projeto que funciona como uma espinha dorsal do aprendizado, e proporciona um contexto para que os alunos adquiram os conhecimentos específicos para a solução de um problema de AEC (Arquitetura, Engenharia e Construção). A implementação é feita através da metodologia BIM, onde um modelo 3D paramétrico viabiliza a troca de informação entre disciplinas, integrando assim, as várias áreas de conhecimento. Equipes interdisciplinares de alunos (atualmente envolvendo alunos de graduação e pós-graduação em Arquitetura e Engenharia Civil) são formadas e projetos com ênfase em conceitos de sustentabilidade (econômica, social e ambiental) e acessibilidade são propostos. Cada equipe de alunos, em geral, é formada de seis subequipes nas subdisciplinas relacionadas ao projeto, e.g.: arquitetura, instalações hidráulicas, instalações elétricas, instalações especiais, estruturas e planejamento da construção (BIM manager). As subequipes são geralmente compostas de dois ou três alunos. Cada equipe é desafiada a trabalhar no projeto de um empreendimento, cuja função é definida pela professora. Esse desafio envolve desde a escolha de um terreno apropriado, não necessariamente no Brasil para seu empreendimento até o planejamento da construção do mesmo. A metodologia de ensino consiste de reuniões semanais (em média com três horas de duração) entre cada equipe, o Cliente (a professora) e consultores especialistas nas subáreas de conhecimento. Nessas reuniões, os alunos apresentam seus projetos, recebem críticas e solicitações do Cliente e respondem a questionamentos do painel de especialistas. Isso é feito dentro de um ambiente de trabalho de atelier de projeto integrado. O aprendizado do uso das ferramentas computacionais é feito através de tutoriais desenvolvidos pela professora e monitores, em sessões presenciais e remotamente. Adicionalmente, especialistas do mercado são convidados para ministrar palestras de apoio aos projetos durante todo o semestre. Ao final do período, as equipes fazem apresentações perante uma banca de especialistas abrangendo todas as áreas de conhecimento. Todos os membros de cada equipe participam da apresentação. O conteúdo do relatório do projeto final contém narrativa descritiva do projeto, as memórias de cálculo de todas as disciplinas do projeto e o orçamento estimado para a execução do mesmo. Tanto na apresentação final como no relatório, as equipes são instruídas a relatar o processo de trabalho utilizado e como a informação foi trocada. O desempenho do aluno na disciplina é avaliado de várias formas: quatro trabalhos individuais que avaliam o aprendizado das ferramentas (todos os alunos recebem instrução em todas as ferramentas adotadas), uma prova teórica que avalia o entendimento do material teórico abordado, e avaliação do projeto final. Esta última avaliação é a de maior peso e considera o desempenho de cada aluno nas reuniões semanais, em duas avaliações 360 (uma realizada no meio do período em que o aluno recebe feedback da professora e outra no final do período), na apresentação final e no relatório do projeto. O caráter inovador dessa disciplina foi reconhecido em 2012, quando a sua proposta foi apresentada na conferência AUTEC’12, onde recebeu o Prêmio de Destaque nas Sessões Técnicas. A sua importância e singularidade ficaram ainda mais evidentes em 2017, quando alunos de outras universidades renomadas do Rio de Janeiro (e.g. UFRJ e IME) se inscreveram e cursaram a disciplina na PUC-Rio.

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Publicado

17/09/2018

Como Citar

SOTELINO, E. D. . Projetos Integrados em Arquitetura, Engenharia e Construção. In: ENCONTRO NACIONAL SOBRE O ENSINO DE BIM, 1., 2018. Anais [...]. Porto Alegre: ANTAC, 2018. p. 1–1. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/enebim/article/view/116. Acesso em: 18 maio. 2024.

Edição

Seção

Experiência didática realizada