BIM como metodologia ativa interdisciplinar: uma experiência de Projeto Integrador

Autores

  • Jeferson Spiering Böes Faculdade Ari de Sá / CBIC Jovem
  • Francisco Davi Pinto de Lima Lima

Palavras-chave:

Ensino, BIM, Projeto Integrador, Modelagem

Resumo

A adoção de metodologias ativas no ensino superior tem se mostrado profícua para a formação de egressos proativos, colaborativos, flexíveis e que apresentem domínio dos conhecimentos e sejam capazes de aplicá-los para solucionar problemas concretos (CAVALVANTE, et al., 2017). O ensino de engenharia proporciona oportunidades adequada para o desenvolvimento de metodologias ativas (BARBOSA; MOURA, 2014). Em um estudo desenvolvido por Ribeiro (2005), apontou que estudantes de engenharia civil que obtiveram metodologias ativas no processo de ensino aprendizagem, adquiriram mais confiança, capacidade de decisão e maior aplicabilidade dos conhecimentos em situações práticas. O presente resumo tem como objetivo apresentar a disciplina de Projeto Integrador V do curso de Engenharia Civil da Faculdade Ari de Sá, que propõe o uso do BIM como uma metodologia ativa interdisciplinar. A disciplina de Projeto Integrador V, ministrada no quinto semestre, consiste em promover a integração das disciplinas aplicadas no semestre vigente, neste caso, integrando as disciplinas de Técnicas Construtivas, Materiais de Construção Civil I e Resistencia dos Materiais II, entregando ao final, um Plano de Execução de Obras (POE). O BIM surge com uma dupla função metodológica, promover a integração interdisciplinar e desenvolver habilidades e competências em softwares e colaboração BIM. Os alunos ao longo do semestre desenvolvem um modelo BIM, estruturado através de uma Estrutura Analítica de Projetos (EAP), desenvolvida pela disciplina de Técnicas Construtivas, com o sequenciamento e a inserção das técnicas de construção vistas na disciplina. Posteriormente, é adicionado ao modelo, as informações acerca dos materiais de construção, em que a partir dos conhecimentos adquirido na disciplina de Materiais de Construção Civil I, os alunos especificam e inserem tais informações ao modelo, dentro de cada sistema, elemento e componente modelado. Por fim, é realizado o lançamento da estrutura de concreto armado no modelo, com os conhecimentos vistos na disciplina de Resistência de materiais. Ao final do semestre, os alunos de posse do modelo BIM, desenvolvem o Plano de Execução de Obras (POE), com as informações e quantitativos extraídos do modelo. O POE uma vez que é concebido pela integração interdisciplinar, retorna às disciplinas como componente de avaliação, gerando assim, uma interação final com as disciplinas e apresentando aos alunos, a importância da integração dos componentes curriculares. A metodologia mostra-se como um instrumento capaz de estimular os alunos, através de uma visão holística interdisciplinar e do BIM, formatando a capacitação de profissionais com competências de trabalho colaborativo e interdisciplinares, conectado as novas tecnologias pautadas em BIM.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

CAVALCANTE, L. F. et al. Projeto Integrador como estratégia de metodologias ativas no ensino de engenharia civil. Anais... XLV Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia (COBENGE), Joinville, 2017.

BARBOSA, E. F.; MOURA, D. G. de. Metodologias ativas de aprendizagem no ensino de engenharia. Anais: XIII International Conference on Engineering and Technology Education. Guimarães, Portugal: 2014

RIBEIRO, R. C. UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS. A aprendizagem baseada em problemas (PBL): uma implementação na educação em Engenharia. 2005. Tese (Doutorado).

Downloads

Publicado

2019-11-21

Como Citar

BÖES, Jeferson Spiering; LIMA, Francisco Davi Pinto de Lima. BIM como metodologia ativa interdisciplinar: uma experiência de Projeto Integrador. In: ENCONTRO NACIONAL SOBRE O ENSINO DE BIM, 2., 2019. Anais [...]. Porto Alegre: ANTAC, 2019. p. 1–1. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/enebim/article/view/240. Acesso em: 4 nov. 2024.

Edição

Seção

Experiência didática realizada