Geometria de processos e sua aplicação na etapa de alvenarias: estudo de caso em edifício residencial

Autores

  • Flaviano Almada Vieira

Palavras-chave:

BIM, Geometria de Processos, Construção Digital

Resumo

A tecnologia de representação gráfica evoluiu até, na atualidade, termos como definir parâmetros e propriedades para objetos digitais, que representam processos construtivos, não apenas um desenho. O modelo digital aproxima-se da construção, sendo aplicado aquém da representação em plantas, mas com informações que podem ser exportadas para outras plataformas do planejamento, como o orçamento. Isso auxilia na resolução de problemas com custos e desperdício de insumos. A seguinte pesquisa trata da aplicação da metodologia de Geometria de Processos na modelagem digital de uma edificação. O termo Geometria de Processos, também conhecido como GP, não tem uma definição para a área de AEC, sendo conceituada em literaturas de outras áreas como uma representação gráfica no espaço a partir de funções matemáticas (Botsch et al, 2010). É uma representação gráfica de serviços em engenharia nas três dimensões geométricas combinadas a informações em dimensões temporais, aproveitando-se da automação e da interoperabilidade da plataforma BIM. A metodologia da GP gera um as built digitalizado com informações construtivas dos componentes do sistema construído e que carrega dados parametrizados para a extração de resultados no planejamento, orçamento e gestão da edificação. Foi modelado em software específico cada elemento da etapa de alvenaria de um apartamento de um pavimento tipo de uma edificação residencial, utilizando os conhecidos padrões e materiais de execução adotados pela construtora responsável para, ao fim, comparar-se qualitativamente e quantitativamente os resultados. As respostas gráficas e quantitativas aproximam a obra modelada do objeto real, facilitando a interpretação dos processos construtivos e garantindo precisão nas quantidades dos materiais. Além da aplicação no negócio da obra, os recursos visuais do modelo podem ser usados de forma didática para as equipes de trabalho da obra, tamanha clareza dos objetos modelados e dos processos utilizados. Ele gerou um acervo de representação gráfica preciso e consistente que proporciona entendimento do processo construtivo e a observação dos impactos entre objetos. A aplicação do tempo a cada elemento pôde mostrar, em vídeo, a construção digital de uma alvenaria com seus elementos e essa sequência metodológica contribuirá para o desenvolvimento de modelos precisos e didáticos de construção, a partir da Geometria de Processos, em outras etapas construtivas, os quais poderão ser compartilhados para a criação de construções digitais com maior qualidade de representação gráfica e maior precisão orçamentária. O estudo permitiu a abertura de um nicho de pesquisas em modelos de construção digital, através do conceito de Geometria de Processos, o qual garantirá obras com maior qualidade construtiva, com a redução de erros e parametrização dos serviços, pois os modelos são construídos em softwares específicos conforme os processos padrões que as empresas executam. A metodologia de construção de objetos utilizada pela Geometria de Processos neste trabalho poderá ser replicada nas etapas construtivas de uma obra, tais como acabamentos de fachadas, esquadrias, dentre outras, criando um banco de dados de valor para projetistas e construtoras e, inclusive, para a academia utilizar para a didática de práticas construtivas em sala, criando, assim, um ambiente virtual amplo de conhecimento em diferentes modalidades de projetos.

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Referências

BOTSCH, MARIO et al. Polygon Mesh Processing, ed. CRC Press 2010. 250 p.

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Publicado

21/11/2019

Como Citar

VIEIRA, F. A. . Geometria de processos e sua aplicação na etapa de alvenarias: estudo de caso em edifício residencial. In: ENCONTRO NACIONAL SOBRE O ENSINO DE BIM, 2., 2019. Anais [...]. Porto Alegre: ANTAC, 2019. p. 1–1. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/enebim/article/view/277. Acesso em: 18 maio. 2024.

Edição

Seção

Pesquisas com impacto potencial no ensino de BIM