Experiência da adoção do BIM em conjunto com o Lean Construction na discplina de Tópicos Integradores II

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46421/enebim.v3i00.285

Palavras-chave:

BIM, LEAN CONSTRUCTION, INTERDISCIPLINARIDADE, PROJETO INTEGRADOR

Resumo

A indústria da construção civil está passível a constantes inovações e atualizações em seus métodos, ferramentas e processos. Os avanços tecnológicos oriundos da globalização possibilitaram redes de comunicação rápidas e eficientes, que com o passar dos anos, moldaram uma geração de clientes esclarecidos e com fácil acesso a informação.  Dessa forma, visando a formação de profissionais que acompanhem as demandas e as necessidades do mercado, surge a necessidade da implantação de metodologias de ensino que aproximem os estudantes dos processos que futuramente se depararão nos canteiros de obras, salas técnicas e demais setores da construção civil. Assim, a Faculdade Ari de Sá Cavalcante explanou através de abordagens teóricas e práticas na disciplina de Tópicos Integradores II, de carga horária de 40 horas, ofertada no nono semestre do curso de graduação em Engenharia Civil, dois grandes temas bastante pertinentes quando o assunto é a modernização dos processos construtivos. O Building Information Modeling, (Modelagem da Informação na Construção – BIM), uma tecnologia de modelagem associada a uma série de processos com a função de produzir, comunicar e analisar os modelos das edificações (EASTMAN et al, 2014) e o Lean Construction (Construção enxuta), uma filosofia que baseada no sistema Toyota de produção (Lean Production) visa simplificar os processos, extinguir os desperdícios, controlar e garantir a qualidade, (KOSKELA, 1992) através de um fluxo contínuo, com logística e planejamento pré-determinados em todas as etapas construtivas. O presente trabalho visa apresentar a experiência de ensino-aprendizagem vivenciada ao longo da disciplina em que o Bim foi utilizado para modelagem arquitetônica, planejamento e projeto.

Durante toda a graduação os discentes do curso de Engenharia Civil da Faculdade Ari de Sá Cavalcante apresentam semestralmente projetos arquitetônicos modelados por meio do software Revit em que através de uma integração interdisciplinar são aplicados os conhecimentos adquiridos nas demais disciplinas, tais como: Materiais de construção, Mecânica dos solos, Técnicas Construtivas, Instalações prediais hidráulicas, instalações prediais elétricas, Topografia, Saneamento ambiental, Arquitetura e urbanismo, entre outras. Em Tópicos Integradores 2, de posse do modelo BIM desenvolvido ao longo do curso, os alunos devem vivenciar o planejamento e a coordenação das atividades de todo o ciclo de uma obra, através dos softwares Agilean e Navisworks. Em uma primeira etapa acontece a apresentação do Sistema de Gestão Integrado, Agilean, um software que visa a elevação da eficiência da construção através da aplicação de filosofias do Lean Construction em conjunto com tecnologias derivadas da Indústria 4.0, suas funcionalidades contribuem diretamente com o gerenciamento da construção, são elas: o Agilean Andon, uma melhoria do Andon tradicional, a verificação da qualidade, a medição dos serviços, o auxilio na formatação da folha de pagamento, a localização dos funcionários, a medição de obra e o dashboard de resultados. (CARNEIRO et al, 2019) De posse do conhecimento da operacionalização do software, os alunos simulam o passo a passo do gerenciamento de uma obra, inserindo os dados e informações dos seus projetos anteriormente desenvolvidos. O mesmo acontece no segundo momento da disciplina com a aplicação do Navisworks, software com integração Bim que possibilita a análise de projeto através de ferramentas de integração e participação colaborativa multidisciplinar, além disso ele é capaz de realizar a combinação de dados de projeto através dos modelos 3D, identificar e indicar resolução de conflitos e interferências, quantificar de forma automática materiais, dentre outras funcionalidades. (AUTODESK, 2021) O resultado de sua aplicação tem representado um enorme ganho para a Construção Civil e todo o ciclo de vida das edificações, através do aumento da rentabilidade, redução dos custos, melhoria na gestão do tempo, diminuição dos retrabalhos, otimização dos recurso, minoração dos desperdícios e garantia da segurança e de produtividade.

Apesar da disciplina possuir uma carga horária relativamente pequena, a forma como o docente conduz as aulas, desperta nos alunos o interesse e entendimento da necessidade de colocar em prática os conteúdos lecionados fora do âmbito da sala de aula (no momento virtual em decorrência da pandemia). A disciplina que é estrategicamente ofertada no penúltimo semestre do curso, em conjunto com todo o trabalho que a Faculdade realiza ao longo da formação do aluno, apresentando desde os semestres iniciais a metodologia BIM, possibilita a capacitação de futuros Engenheiros(a) Civis com habilidades e competências de liderança, planejamento estratégico, trabalho colaborativo, organização, gestão, administração de finanças e de recursos humanos. Algumas dificuldades enfrentadas ao longo do processo se devem ao fato do regime de aulas remotas dificultar o acesso dos estudantes a infraestrutura que a faculdade dispõe, limitando ao que eles possuem, que em grande parte dos casos são de inferior qualidade, desde a velocidade de conexão da internet a capacidade dos computadores propriamente dita. Por outro lado, o regime remoto proporcionou uma maior flexibilização e autonomia para organização do tempo de cada discente, possibilitando os mesmo expandirem seus horizontes para além da sala de aula. Contudo, dado o exposto a experiência tem se mostrado como um enorme diferencial na formação profissional, currículo acadêmico e desenvolvimento pessoal dos alunos.

Apresentação no YouTube: https://youtu.be/Hhd1g7N4FeA

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luana Sales , Faculdade Ari de Sá

Estudante do curso de Engenharia Civil da Faculdade Ari de Sé Cavalcante (conclusão prevista para julho de 2021),  Estagiária da JFJ Tecnologia em Instalações desde fevereiro de 2020, atuando em sala técnica na consolidação, preparação e envio de propostas de orçamento, elaboração e otimização de projetos, cotação e compra de materiais, dentre outras atribuições. 

Leonardo Sousa, Faculdade Ari de Sá

Graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Ceará (2007). Mestrado em Engenharia Civil pela University of Nebraska-Lincoln (2009), Professor de gerenciamento de obras em curso de especialização de Gestão de Obras e Coordenador do curso de graduação de Engenharia Civil (Faculdade Ari de Sá).

Juliana Quinderé, Faculdade Ari de Sá

Formada em Engenharia Civil, em 2013, pela Universidade Federal do Ceará e MBA em Gestão de Projetos da Escola Politécnica da UFRJ. Sócia da empresa Aval Engenharia.  

Referências

AUTODESK. Navisworks. 2021. Disponível em: <https://www.autodesk.com.br/products/navisworks/autodesk-navisworks-freedom >. Acesso em: 19 mar 2021.

CARNEIRO, J.Q.; CARNEIRO, A.Q.; CANDIDO, L.F. Indústria 4.0 e construção enxuta: o caso do sistema AGILEAN. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA CONSTRUÇÃO, 2., 2019, Campinas, SP. Anais[...] Porto Alegre: ANTAC, 2019. Disponível em: https://antaceventos.net.br/index.php/sbtic/sbtic2019/paper/view/143

EASTMAN, Chuck et al. Manual BIM: Um guia de Modelagem da Informação da Construção para arquitetos, engenheiros, gerentes, construtores e incorporadores. Porto Alegre: Bookman, 2014.

KOSKELA, Lauri. Application of the new production philosophy to construction. Center for Integrated Facility, Enginer, Stanford University, Califórnia, 1992.p 81. Disponível em: < https://www.leanconstruction.org/media/docs/Koskela-TR72.pdf>. Acesso em: 19 mar 2021

Downloads

Publicado

2021-05-21

Como Citar

SALES , Luana; SOUSA, Leonardo; QUINDERÉ, Juliana. Experiência da adoção do BIM em conjunto com o Lean Construction na discplina de Tópicos Integradores II. In: ENCONTRO NACIONAL SOBRE O ENSINO DE BIM, 3., 2021. Anais [...]. Porto Alegre: ANTAC, 2021. p. 1. DOI: 10.46421/enebim.v3i00.285. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/enebim/article/view/285. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Experiência de ensino-aprendizagem BIM realizadas

Artigos Semelhantes

<< < 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.