Do zero ao tero

uma iniciativa extensionista sobre o ensino de BIM

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46421/enebim.v5i00.3472

Palavras-chave:

BIM, Ensino, Ensino de BIM, UFJF, LABIM, Extensão

Resumo

Parte da tríade indissociável que estruturam as universidades (BRASIL, 1988), a extensão universitária atua como articuladora entre o “ensino, a pesquisa e as demandas da sociedade” (UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA, 2023). No que diz respeito à relevante discussão sobre o ensino do Building Information Modeling em universidades, autores já relataram experiências positivas que integram ensino e extensão para a disseminação do BIM (GIESTA et al., 2019;  JÚNIOR E CAVALCANTI, 2019; SIMAS et al., 2019). Mediante a esse cenário, este trabalho visa ampliar tal discussão, relatando a experiência do projeto de extensão “Do Zero ao Teto: Curso de Modelagem BIM de Projetos Residenciais” desenvolvido pelos alunos membros da Liga Acadêmica de Building Information Modeling e Novas Tecnologias (LABIM) da Universidade Federal de Juiz de Fora, durante o primeiro semestre de 2023.

 

Na LABIM, os estudantes de cursos da construção civil da Universidade Federal de Juiz de Fora participam de atividades relacionadas ao BIM, visando o seu desenvolvimento na temática. Desse modo, são contemplados com capacitações durante todo o semestre acadêmico, de maneira a possibilitar a integração entre as áreas. No primeiro semestre de 2023, a LABIM estruturou o curso “Do Zero ao Teto: Curso de Modelagem BIM de Projetos Residenciais”, visando contribuir com a comunidade acadêmica, sobretudo do setor AECO (Arquitetura, Engenharia, Construção e Operações), por meio da disseminação dos conhecimentos desenvolvidos internamente ao grupo. O curso gratuito foi oferecido de forma remota e assíncrona, o que permitiu que fosse aberto à todos os interessados no Brasil. A inscrição foi realizada a partir de um formulário on-line no qual obteve 268 inscritos de diversas áreas dentro do âmbito da construção civil. Como uma iniciativa extensionista, o público inicial era focado em profissionais já inseridos no mercado AECO que possuíam pouco ou nenhum conhecimento em BIM, cada vez mais relevante no setor. Ademais, o curso também visava o público formado por discentes de graduação de outras instituições de ensino superior. Entretanto, foi observado participantes também do nível técnico e da pós-graduação, além de alunos de diferentes cursos da própria da UFJF. Os conteúdos, vídeos instrutivos acerca do uso dos softwares Autodesk® Revit® e Autodesk® Navisworks®, foram divididos em cinco módulos (projetos arquitetônico, estrutural, hidrossanitário, elétrico e a compatibilização), com duração de dez semanas, abordando a modelagem de uma residência unifamiliar de dois pavimentos, e, além disso, a compatibilização entre as disciplinas. Vale ressaltar que, as áreas de conhecimento são desenvolvidas a partir da interação entre as disciplinas, tendo como base o mesmo projeto, promovendo maiores interfaces de análises, como, por exemplo, possíveis interferências na modelagem por meio da compatibilização de projetos. Desse modo, a partir das análises advindas da construção da edificação no software, a LABIM proporcionou que os participantes alcançassem o nível de colaboração, o que pode ser entendido como um ponto extremamente positivo, uma vez que, em questionário sobre informações acerca do BIM necessária para matrícula no curso, a menor porcentagem de respostas dos inscritos foi visualizada na categoria de conhecimento do BIM aprofundada (1,8%). Vale destacar também, que, ao longo das semanas, materiais extras, com o intuito de potencializar o conhecimento dos benefícios que o BIM oferece, foram disponibilizados, como recomendações de bancos de famílias, fiação elétrica e criação do diagrama unifilar, entre outros.

 

O alcance do público, não restrito somente aos profissionais e discentes da graduação, devido a modalidade de ensino escolhida, possibilitou que fossem atingidos  integrantes do setor AECO de diversas localidades e níveis profissionais. É um ponto de destaque a expressiva participação de discentes da própria UFJF no curso. Ainda que na instituição avanços vêm sendo constantemente realizados em relação à disseminação e a curricularização do BIM (MOLINA e HIPPERT, 2020; KNEIP E PEREIRA, 2022), pode-se notar uma necessidade por parte dos alunos de maiores e mais amplas experiências, tais como as apresentadas no curso. De fato, a estruturação do curso visava que o participante tivesse uma visão holística e detalhada de toda a construção, possibilitando a difusão do conhecimento BIM em vários projetos, apresentando a potencialidade do software de modelagem e as vantagens da compatibilização. Como um outro ponto de melhoria, tem-se a inclusão de aulas teóricas, não focadas em funcionalidades dos softwares, que poderiam explicar melhor conceitos pilares, justificando a utilização do BIM em projetos, sem resumi-lo a um simples ferramental. Nesse aspecto, essa inclusão seria importante por extrapolar a discussão promovida, mantendo o conteúdo do curso relevante ainda que os softwares apresentados não sejam de fato os utilizados nas atuais e/ou futuras vivências profissionais dos inscritos, por uma série de fatores. Além disso, vale destacar que um desafio encontrado ao decorrer do processo foi a diminuição do funil de estudantes a partir do momento da inscrição, de forma que foi percebida uma redução de alunos que participaram ativamente no curso em comparação ao envio do convite para integrar a sala virtual da plataforma, ou seja, aos inscritos. Nesse sentido, é importante que sejam estudadas as melhores formas de retenção dos participantes do curso ao longo de toda a sua duração. Ainda com tais pontos de melhoria, pode-se entender que a experiência possibilitou a ampliação do conhecimento para a comunidade acadêmica externa da LABIM. Espera-se que o curso tenha contribuído para  a capacitação de profissionais já inseridos no mercado de trabalho, além de incentivá-los a buscarem maiores conteúdos relacionados ao BIM. Além disso, ao ser capaz de atingir alunos, em breve profissionais do setor AECO, espera-se que o curso tenha  impulsionado o debate acerca do ensino de BIM no Brasil, bem como possa ser utilizado como inspiração para futuras atividades acadêmicas extensionistas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Fernanda Pinheiro Assunção, Universidade Federal de Juiz de Fora

Cursando Arquitetura e Urbanismo na Universidade Federal de Juiz de Fora Juiz de Fora - MG, Brasil).

Patrick Albino Teixeira , Universidade Federal de Juiz de Fora

Cursando Arquitetura e Urbanismo na Universidade Federal de Juiz de Fora Juiz de Fora - MG, Brasil).

Rafael Bonioli Kneip, Universidade Federal de Juiz de Fora

Cursando Engenharia Mecânica na Universidade Federal de Juiz de Fora (Juiz de Fora - MG, Brasil).

Referências

BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Artigo 207. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Pec/msg1078-951015.htm#:~:text=%22Art.,entre%20ensino%2C%20pesquisa%20e%20extens%C3%A3. Acesso em: 6 ago. 2023.

Extensão. Disponível em: <https://www2.ufjf.br/ufjf/servicos/extensao/>. Acesso em: 7 ago. 2023.

GIESTA, J. P. .; CAMPOS, T. M. da C. M. .; MORAIS, K. da S. .; COSTA, T. G. Relatos da disseminação do BIM por meio de uma experiência didática de extensão. In: ENCONTRO NACIONAL SOBRE O ENSINO DE BIM, 2., 2019. Anais [...]. Porto Alegre: ANTAC, 2019. p. 1–1. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/enebim/article/view/232. Acesso em: 7 ago. 2023.

FARIAS JÚNIOR, A. G. de .; CAVALCANTI, . F. T. M. . Minicurso em projeto de extensão acadêmico aplicado ao uso do BIM com famílias adaptativas para cálculo de índices urbanísticos. In: ENCONTRO NACIONAL SOBRE O ENSINO DE BIM, 2., 2019. Anais [...]. Porto Alegre: ANTAC, 2019. p. 1–4. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/enebim/article/view/249. Acesso em: 7 ago. 2023.

KNEIP, Rafael Bonioli; PEREIRA, Maria Fernanda. ESTRUTURAÇÃO DA LIGA ACADÊMICA DE BUILDING MODELAGEM DA INFORMAÇÃO E NOVAS TECNOLOGIAS (LABIM) DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA. Em Conferência: L Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia, 2021. Disponível em:

https://www.researchgate.net/publication/364698480_ESTRUTURACAO_DA_LIGA_ACADEMICA_DE_BUILDING_INFORMATION_MODELING_E_NOVAS_TECNOLOGIAS_LABIM_DA_UNIVERSIDADE_FEDERAL_DE_JUIZ_DE_FORA. Acesso em: 6 ago. 2023.

MOLINA, Maurício EU. A.; HIPPERT, maria A. S. Inserção fazer BIM n / D formação em engenharia Civil: análise e reflexões. Em 3° congresso Português de Prédio InformaçãoModelagem, 2020, Porto.Anais.Porto. Disponível em:

https://ptbim.org/wp-content/uploads/2021/02/LivroDeAtasDoPTBIM-2020.pdf. Acesso em: 6 ago. 2023.

SIMAS, Tarciso Biboti; LEAL, Joanne; DIAS, Laura Noleto. EXPERIÊNCIAS COM BIM NO ENSINO E NA EXTENSÃO DE CURSOS DE ARQUITETURA E URBANISMO. Disponível em: <https://iea.unifesspa.edu.br/images/EVENTOS/2019/I-CONARA/anais/artigo-enge-arq/2.3-EXPERINCIAS-COM-BIM-NO-ENSINO-E-NA-EXTENSO-DE-CURSOS-DE-ARQUITETURA-E-URBANISMO.pdf>. Acesso em: 7 ago. 2023.

Downloads

Publicado

2023-11-02

Como Citar

ASSUNÇÃO, Maria Fernanda Pinheiro; TEIXEIRA , Patrick Albino; KNEIP, Rafael Bonioli. Do zero ao tero: uma iniciativa extensionista sobre o ensino de BIM. In: ENCONTRO NACIONAL SOBRE O ENSINO DE BIM, 5., 2023. Anais [...]. Porto Alegre: ANTAC, 2023. p. 1–1. DOI: 10.46421/enebim.v5i00.3472. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/enebim/article/view/3472. Acesso em: 23 nov. 2024.

Edição

Seção

Experiência de ensino-aprendizagem BIM realizadas

Artigos Semelhantes

<< < 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.