Competências e atribuições do BIM Manager
DOI:
https://doi.org/10.46421/enebim.v5i00.3478Palavras-chave:
Gerente BIM, Modelagem da Informação da Construção, Competência IndividualResumo
Com o avanço do Building Information Modeling (BIM), vários cargos foram criados, e, apesar da opinião de especialistas na área, questionamentos sobre os empregos ofertados aos profissionais BIM e suas competências ainda não são muito claros (Uhm; Lee; Jeon, 2017). Um estudo desenvolvido na China analisou os cargos ofertados no mercado por meio de mineração de texto e encontrou seis tipos de função: modelador BIM, engenheiro BIM, consultor BIM, gestor BIM, desenvolvedor BIM e desenhista BIM (Liu; Xu; Liu, 2023). Por meio do aprendizado adquirido como estudante, durante os anos de 2022 e 2023, no curso de pós-graduação Lato Sensu de BIM Manager da PUC Minas Virtual, com carga horária total de 360 horas, este resumo tem o objetivo de discutir quais são as competências e as atribuições do BIM Manager, também conhecido por gerente BIM, e como o curso capacita os estudantes para atingi-las.
Apesar de existirem várias definições de competência na literatura, as competências BIM individuais são definidas como um conjunto das características pessoais, do conhecimento profissional e das habilidades técnicas para realizar uma tarefa ou entregar um resultado relativo ao BIM (Succar; Sher; Williams, 2013). Logo, o curso é realizado através do ensino à distância e é estruturado em 15 disciplinas com o propósito de abranger esses três componentes. O curso é iniciado com a disciplina de introdução ao BIM, que tem o objetivo de consolidar o entendimento sobre os usos do BIM e oferecer uma visão geral sobre o estado da arte, apresentando os fundamentos, os processos, as políticas e as tecnologias BIM. Em seguida, a disciplina sobre fundamentos de sistemas, modelagem e análise da informação capacita o aluno para compreender sobre as ferramentas modernas de tratamento e recuperação da informação. E, apesar de não ser uma função de um BIM Manager modelar a informação, trabalho este normalmente exercido pelo modelador BIM, o curso oferece uma disciplina prática para o aluno aprender a modelar, logo o profissional passa a ter uma visão holística do processo. Após esse embasamento inicial, o curso foca em capacitar o profissional para ser um bom gestor de projetos, pois cargos como BIM Manager existem devido à falta de expertise em BIM nos gestores de projetos e, à medida que as habilidades do BIM são cada vez mais assimiladas pelos gerentes de projeto, a razão para a existência de um especialista independente em BIM diminuirá (Hosseini et al., 2018). Nesse sentido, a matéria gestão de projetos é introduzida ao curso para consolidar os conhecimentos da gestão de projetos por meio das boas práticas do Project Management Institute (PMI), como gestão do cronograma, de custos, da qualidade e de riscos. Já a disciplina de gestão e liderança 4.0 capacita o profissional para identificar novas competências requeridas em um ambiente digital, incluindo importantes fatores como a motivação, a organização do trabalho e o entendimento de alguns modelos de metodologia ágil de projetos. Além disso, o aluno é preparado para entender a importância dos relacionamentos colaborativos entre as equipes de projeto, visto que um bom gestor deve ter habilidades de liderança e uma comunicação clara com as partes interessadas. Outra matéria com o intuito de formar bons gestores é a disciplina de compliance, que fornece ao estudante um melhor entendimento sobre o assunto, discutindo modelos de compliance e mitigação de riscos, para que as leis, os regulamentos e os padrões estabelecidos em uma organização sejam sempre seguidos. Além de ter as competências comuns de um bom gestor de projetos, o BIM Manager deve ter o conhecimento e as habilidades técnicas sobre o BIM, pois ele é o gestor responsável por introduzir e conduzir o processo BIM em uma empresa, organização ou projeto. Para isso, deve ser feito um plano de execução BIM (PEB) que identifique as metas e o usos do modelo BIM no projeto. Posto isso, o aluno cursa disciplinas com abordagens teórico-práticas que focam especificamente em cada dimensão e uso do BIM: BIM 4D - Planejamento de obras, BIM 5D - Custos e orçamentos, Gestão de Riscos e Gestão de Facilities. No PEB, é necessário mapear os processos da execução do plano, por isso, existe uma matéria de gestão de processos para que o profissional consiga compreender e definir modelos de representação de processos e identificar as principais ferramentas de modelagem de processos. Dependendo da cultura da empresa, pode ser que exista um profissional, coordenador BIM, dedicado exclusivamente a fazer a coordenação e integração entre as disciplinas de projetos, porém, em algumas empresas, o BIM Manager pode assumir essa tarefa. Portanto, o curso também conta com uma matéria para colaboração e integração de projetos BIM, que capacita o estudante para compreender os requisitos do trabalho colaborativo e identificar os instrumentos para compartilhamento, colaboração e verificação de modelos BIM.
De modo geral, o curso forma profissionais que podem implantar e implementar o BIM nas empresas e em projetos, com diversas atribuições ao longo de todo o ciclo de vida. O profissional deve ser capaz de solucionar problemas, garantir a adoção de padrões e melhores práticas BIM, treinar e capacitar a equipe em relação às ferramentas e metodologias BIM, coordenar e integrar os modelos BIM e estreitar a colaboração com as partes interessadas (Nguyen; Dau-thi; Dao, 2020). O nível de competência atingida pelos alunos depende do desempenho individual de cada um ao longo do curso, porém espera-se que os alunos alcancem ao menos o nível 2 de competência estabelecido por Succar, Sher e Williams (2013), com uma compreensão conceitual sólida e aplicações práticas desenvolvidas. É válido ressaltar que este resumo não abrangeu todo o escopo do curso.
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Referências
HOSSEINI, M. Reza et al. Viability of the BIM manager enduring as a distinct role: Association rule mining of job advertisements. Journal of construction engineering and management, v. 144, n. 9, p. 04018085, 2018.
LIU, Jiahao; XU, Xi; LIU, Jing. An analysis of BIM-related job requirements based on text mining in China. Journal of Engineering, Design and Technology, 2023.
NGUYEN, The-Quan; DAU-THI, Nguyet-Anh; DAO, Thuy-Ninh. Human resources for BIM jobs in the AEC industry in Vietnam: an investigation on job positions and requirements. In: IOP Conference Series: Materials Science and Engineering. IOP Publishing, 2020. p. 012037.
SUCCAR, Bilal. Building information modelling framework: A research and delivery foundation for industry stakeholders. Automation in construction, v. 18, n. 3, p. 357-375, 2009.
SUCCAR, Bilal; SHER, Willy; WILLIAMS, Anthony. An integrated approach to BIM competency assessment, acquisition and application. Automation in construction, v. 35, p. 174-189, 2013.
UHM, Miyoung; LEE, Ghang; JEON, Boyoung. An analysis of BIM jobs and competencies based on the use of terms in the industry. Automation in Construction, v. 81, p. 67-98, 2017.
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