Experiência de abordagem do BIM em disciplina no IFPE – Campus Recife
DOI:
https://doi.org/10.46421/enebim.v3i00.286Keywords:
Metodologia didática, Ensino superior, Desenho, Representação, RevitAbstract
Essa experiência é resultado do trabalho de um projeto de pesquisa em andamento, o qual pretende realizar um diagnóstico a fim de avaliar a possibilidade de introduzir o BIM nos cursos de técnicos de Edificações e Bacharelado em Engenharia Civil no Instituto Federal de Pernambuco – IFPE, Campus Recife. Entende-se que o envolvimento da comunidade acadêmica será imprescindível. Assim, se faz necessário compreender a disponibilidade da comunidade para absorver as transformações promovidas pela introdução do BIM. A iniciativa relatada trata-se do pontapé inicial na direção dessas respostas. A abordagem do BIM nas disciplinas ministradas pelos pesquisadores participantes do projeto de pesquisa está prevista entre suas ações. Buscou-se perceber, a partir da inserção do BIM na disciplina de Desenho Assistido por Computador, ofertada de maneira remota no semestre 2020.1, no curso de engenharia civil do IFPE, qual seria o grau de conhecimento atual dos alunos participantes sobre o BIM, bem como seu nível aceitação da metodologia, caso fosse implementada. A disciplina de Desenho Auxiliado por computador é ofertada no 4º período do curso de bacharelado em engenharia civil e, foi oferecida pela primeira vez de forma remota, contando com 20 alunos matriculados no semestre 2020.1. Num semestre regular de ensino presencial, esta disciplina tem sido ministrada com o auxílio do software Autocad. O planejamento da disciplina ocorreu de maneira compartilhada, no grupo de pesquisa, buscando aliar os conteúdos programáticos previstos na ementa à abordagem do BIM, considerando as limitações do ensino remoto em virtude da suspensão das as aulas presenciais na instituição devido a pandemia de Coronavirus. Quanto à estratégia, optou-se por introduzir o tema através de aulas teóricas sobre o BIM e suas possibilidades para a construção civil, utilizando a plataforma Google Meet, através da qual os alunos puderam interagir, tirar dúvidas e trazer contribuições. Além disso, as aulas foram gravadas e disponibilizadas na sala criada no Google Classroom, junto com todos os materiais nelas utilizados e mais outros coletados sobre o tema. Para avaliação da aprendizagem, propôs-se a realização de um projeto em grupo utilizando a ferramenta Autocad e, no meio do processo, indicou-se propositalmente uma modificação na planta, gerando alterações e retrabalho. Finalizando essa etapa, os alunos responderam um questionário via Google Forms, em que avaliaram a experiência remota em grupo e o fato de precisarem refazer parte do trabalho. Na sequência, com a parceria e contribuição de um integrante do projeto de pesquisa, ex-aluno da instituição e atualmente engenheiro civil com expertise em BIM, introduzimos noções iniciais do software Revit, a fim de capacitá-los para executar o projeto que seria sugerido. Essa etapa foi realizada na plataforma Google Meet, com a utilização do software em tempo real. Como atividade avaliativa da unidade propôs-se a realização do mesmo projeto da atividade anterior, no entanto, de forma individual e utilizando o Revit como ferramenta e, mais uma vez, provocou-se uma alteração na planta no decorrer do processo, a fim de gerar um comparativo entre as ferramentas Autocad e o Revit e fazer os alunos perceberem as vantagens do uso de uma ferramenta parametrizada. Destaca-se que no decorrer do semestre, os estudantes tiveram a oportunidade de interagir e tirar dúvidas através da sala do Google Classroom e do grupo de WhatsApp. Ao final dessa etapa, os alunos puderam avaliar a experiência através de questionário enviado via Google Forms, o qual objetivou compreender quais as impressões sobre a disciplina, sobre o uso de um software paramétrico e expectativas de aprendizagem. Considera-se que os resultados alcançados foram bastante promissores. O primeiro questionário, respondido 80% dos alunos, continha 5 questões abertas. Quanto ao questionamento sobre a realização de atividade utilizando o Autocad, em uma disciplina remota, apenas um estudante relatou como “complicada e deficiente”. Sobre a experiência de desenvolver o trabalho em grupo remotamente e sobre a forma de divisão de tarefas e organização, obteve-se 100% de respostas positivas, os estudantes relataram não terem tido dificuldades para se organizar, se comunicar e dividir as tarefas. As duas perguntas finais questionavam a necessidade de refazer parte do trabalho durante o seu andamento. Os 50% dos respondentes que já haviam iniciado a atividade proposta, relataram ter sido difícil, mas consideraram como positiva a simulação. Alguns grupos só iniciaram de fato, após o anúncio da mudança da planta. O questionário final, de avaliação da disciplina, foi estruturado com 13 questões: sendo 5 abertas, 7 de medição de nível de satisfação e 1 de múltipla escolha e contou com 10 respondentes (50% da turma), dos quais, somente 1 aluno relatou saber do que se tratava o BIM. Quanto à inserção do BIM na disciplina de Desenho Assistido por Computador, 100% dos alunos avaliaram como muito relevante. 100% dos alunos consideraram que ter conhecimento no BIM poderia ser um diferencial no mercado de trabalho. Quando questionados sobre quais outras disciplinas poderiam ter a inserção do BIM, os alunos citaram as seguintes: instalações prediais, saneamento, fundações, especificações e orçamento e topografia. As questões abertas sobre a condução por parte da professora; sobre a participação de um colaborador externo; sobre as ferramentas utilizadas (Meet, Classroom, Whatsapp); sobre a consideração da inserção do BIM no curso de engenharia civil e sobre os conhecimentos transmitidos receberam 100% de avaliação máxima. A questão que tratava sobre a consideração da oferta da disciplina de forma remota obteve 80% de avaliação máxima. A última pergunta, onde o aluno deveria escolher entre utilizar o Autocad ou o Revit como ferramenta teve 100% das opiniões em favor do Revit.. Os alunos que se dedicaram e interagiram durante o percurso e conseguiram avançar e ser aprovados. Considera-se que o fato de a disciplina ter sido remota não trouxe maiores complicações ou prejuízos na aprendizagem, visto que alunos e professores mantiveram contatos diários nas plataformas. Os depoimentos dos alunos repletos de entusiasmo sobre o que descobriram, aprenderam e das possibilidades trazidas pelo BIM reflete o potencial da metodologia e deverão impulsionar novas ações no caminho da inserção do BIM na instituição.
Apresentação no YouTube: https://youtu.be/Dk07LY85lJM
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