Aplicação do Revit MEP na disciplina de Instalações Hidrossanitárias

Autores/as

  • Sofia Leão Carvalho Universidade Federal do Cariri
  • Igor Antonio Alves Pereira Universidade Federal do Cariri
  • Fábio Cristian Alves Pinheiro Filho Universidade Federal do Cariri
  • José Igor Noronha Sousa Universidade Federal do Cariri

Palabras clave:

Ensino, BIM, Projeto, Instalações Hidrossanitárias

Resumen

A aplicação da modelagem da informação da construção (Building Information Modeling – BIM) na academia tem se tornado uma necessidade aos alunos e professores, visto a mudança dos formatos de projeto impulsionada pelo Decreto Nº 9.983, de 22 de agosto de 2019, que institui o Comitê Gestor da Estratégia BIM BR e torna obrigatório o uso do BIM nos projetos de obras públicas brasileiras a partir de 2021. Estimulados por essa mudança, foi feita uma experiência de aplicação da ferramenta Revit MEP, da Autodesk, na disciplina de Instalações Hidrossanitárias no curso de Engenharia Civil da Universidade Federal do Cariri. Até o presente momento, o BIM não foi inserido na Matriz Curricular deste, ou seja, nenhuma das disciplinas abordam o BIM em projetos e a maioria dos professores só haviam tido contato com o BIM em palestras e poucos haviam tido contato com alguma ferramenta do tipo. A aplicação na disciplina também foi impulsionada pela facilidade do desenho tridimensional das instalações no Revit, tão importante para o entendimento do aluno quando aplicado em tubulações hidrossanitárias. A experiência se mostrou bastante satisfatória tanto observando o desempenho dos alunos nos projetos, quanto nas respostas a um questionário respondido pelos mesmos. O questionário foi voltado a conhecer principais acertos e falhas durante esse processo de aprendizagem e aplicação do Revit MEP em projetos de Água Fria, Água Quente, Esgoto Sanitário e Águas Pluviais. É importante ressaltar que a docente da disciplina tinha experiência muito básica iniciada recentemente em Revit voltado ao desenho arquitetônico, e em aproximadamente 1 mês elaborou material didático aos alunos em Revit MEP de forma autodidata. A experiência com os alunos em sala de aula foi feita em dois encontros de aula, totalizando 6 horas no total e buscou de forma prática mostrar os principais aspectos da ferramenta como inserção de tubulações, conexões e peças sanitárias bem como trabalhar com a elaboração do projeto em cima de um projeto arquitetônico existente simples de um prédio simétrico de 5 pavimentos e 4 apartamentos tipo por andar. O desempenho dos alunos foi avaliado como muito satisfatório, visto a pouca ou nenhuma experiência inicial com o Revit da maioria dos alunos. As dúvidas de projeto e da ferramenta foram sanadas tanto semanalmente em atendimento individual dos grupos de 5 alunos cada e em aulas reservadas a orientação de projeto. Ao final da disciplina um questionário foi elaborado com questões de escala de avaliação de 1 a 5 com o intuito de abordar a opinião dos alunos. Os resultados principais mostraram que em termos de experiência 85,2% dos alunos havia pouca ou nenhuma experiência em BIM enquanto apenas 14,8% considerava que tinham média experiência. Ao final da disciplina 40,7% consideraram que já tinham média experiência enquanto 44,4% consideraram boa a experiência. Os alunos consideraram que a ferramenta foi ótima em 48,1% para o trabalho em grupo enquanto 29,6% consideraram a experiência boa e 18,5% ruim, apesar de que na percepção geral da turma 70,4% acharam que o desempenho dos colegas foi bom. Sobre o auxílio no entendimento da disciplina, 48,1% achou que a ferramenta ajudou muitíssimo, enquanto 55,6% disseram que a ferramenta foi ótima para auxiliar na leitura dos projetos. 33,3% da turma achou que o tempo dedicado em sala de aula foi insuficiente contra 66,6% que acharam ótimo ou bom. Ao final, 70,3% dos alunos se sentiram estimulados a aplicar o BIM em outras disciplinas e projetos. Dada a pouca experiência da professora e dos alunos inicialmente, os resultados dos projetos foram muito satisfatórios e estimularam bastante os alunos e outros professores no uso do BIM em sala de aula.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

BRASIL. Decreto n. 9.983, de 22 de agosto de 2019. Dispõe sobre a Estratégia Nacional de Disseminação do Building Information Modelling e institui o Comitê Gestor da Estratégia do Building Information Modelling.

Publicado

2019-11-21

Cómo citar

CARVALHO, Sofia Leão; PEREIRA, Igor Antonio Alves; PINHEIRO FILHO, Fábio Cristian Alves; SOUSA, José Igor Noronha. Aplicação do Revit MEP na disciplina de Instalações Hidrossanitárias. In: ENCONTRO NACIONAL SOBRE O ENSINO DE BIM, 2., 2019. Anais [...]. Porto Alegre: ANTAC, 2019. p. 1–1. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/enebim/article/view/233. Acesso em: 24 nov. 2024.

Número

Sección

Experiência didática realizada

Artículos similares

<< < 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.