Requisito para ensino do BIM do ponto vista dos empresários

Autores

  • Larsson Diogo Romagnoli Toctec
  • Francielle Coelho dos Santos Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia
  • Maria Carolina Brandstetter Universidade Federal de Goiás<span style="white-space: pre;"> </span> https://orcid.org/0000-0002-4620-9040
  • Cécile Guimarães Ulhôa Universidade Federal de Goiás

Palavras-chave:

BIM, Teoria, Questionário, Visão empresarial

Resumo

A base de conhecimento da tecnologia do Building Information Modeling (BIM) está relacionada com a gestão das informações, em sua totalidade, sobre as diferentes fases do ciclo de vida de um edifício, desde o projeto arquitetônico até a manutenção pós-ocupação, podendo ser apoiada em um único ambiente tecnológico comum (SAMPAIO, 2015). A implementação do BIM ganhou notoriedade atualmente, em especial pelo apoio coordenado do governo federal, por meio do Decreto Nº 9.377 de maio de 2018. Nesse sentido, a cobrança por profissionais com conhecimento em BIM no setor da Arquitetura, Engenharia e Construção (AEC) é um fato inevitável, incentivando a  inclusão do BIM na grade curricular de cursos de graduação e pós-graduação. Cascante e Martínez (2018) estudaram a implementação do BIM na grade curricular do curso de arquitetura. Ruschel, Andrade e Morais (2013) levantaram as experiências brasileiras e internacionais de ensino de BIM. López-Zaldívar et al. (2017) analisaram o grau de competência no uso e compreensão sobre o BIM de graduandos em construção na Universidade Politécnica de Madri desde o início de seus cursos. Sampaio (2015) apresenta medidas educativas oferecidas na Universidade Técnica de Lisboa, enfocando a importância do ensino do BIM. Logo, foi levantada a necessidade de investigar os requisitos que os empresários esperam dos alunos de graduação quanto aos conhecimentos baseados nesse conceito a partir da implantação do ensino BIM. Para realização desta pesquisa foi enviada uma Questão Central para um grupo de empresários que estão em processo de implementação do BIM ou realizando estudos de viabilidade para essa implementação: “O que você espera que um estagiário de AEC saiba sobre o BIM?” Essa pergunta foi enviada para 22 profissionais do Estado de Goiás, das quais 12 contribuíram para a elaboração de uma lista de requisitos. Foram listados 52 requisitos categorizados de acordo com a necessidade do empresário quanto às atribuições de um estagiário: conhecimento de software, conhecimento teórico, conhecimento dos processos, interdisciplinaridade, interoperabilidade e personalidade do estagiário. O conhecimento teórico foi o requisito mais esperado pelos empresários destacando-se a necessidade de conhecer: os conceitos de BIM, as diferenças entre o software de modelagem e o BIM, as diferenças entre o gerenciamento de projeto tradicional e com o BIM, o significado dos tipos de modelo (nD), os softwares que podem fazer interface com o BIM, o significado de parametrização e interoperabilidade, além dos benefícios do BIM para os processos. Quanto ao conhecimento do software, destacou-se a forma de gerenciamento e o compartilhamento das revisões de projeto, de criação, de edição de estilos e famílias padronizadas, conhecimento do Revit e do Archicad, bem como a rapidez na modelagem e uso das bibliotecas disponíveis. Quanto à interdisciplinaridade foram listados requisitos que fazem interface do projeto de arquitetura com os demais complementares, no sentido de compatibilizar e apontar problemas. Também foi ressaltada a interface do projeto com o planejamento e orçamento. No entendimento sobre os processos, os empresários listaram a necessidade de elaborar e seguir um roteiro de trabalho, entender as diversas possibilidades de extração de informações ao longo de todo o ciclo de vida do empreendimento, bem como a retroalimentação dessas informações no sistema. Quanto à personalidade, os profissionais evidenciaram a pro atividade do aluno, busca de novas informações e disposição para aprendizado contínuo. Como conclusão, os itens referentes ao conhecimento do BIM como teoria, processo e conhecimentos de engenharia foram os mais evidenciados, mostrando que os empresários buscam profissionais com uma base teórica forte e não apenas conhecedores de ferramentas de modelagem.

 

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Publicado

17/09/2018

Como Citar

ROMAGNOLI, L. D. .; SANTOS, F. C. dos .; BRANDSTETTER, M. C. .; ULHÔA, C. G. . Requisito para ensino do BIM do ponto vista dos empresários. In: ENCONTRO NACIONAL SOBRE O ENSINO DE BIM, 1., 2018. Anais [...]. Porto Alegre: ANTAC, 2018. p. 1–1. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/enebim/article/view/129. Acesso em: 18 maio. 2024.

Edição

Seção

Planejamento de execução BIM educacional (disciplina ou curso)