Análise da importância da inserção do BIM nas universidades

Autores/as

  • Francisca Ires Vieira de Melo
  • Thalia De cássia Dantas de Araújo
  • Sara Fernandes Rocha

Palabras clave:

BIM, Compatibilização, Projetos, Universidade

Resumen

O BIM é um modelo que representa digitalmente as características físicas e funcionais de uma construção. Com ele pode-se executar cada fase de uma obra, desde o projeto até sua execução, assim como manutenções pós-obras. Neste modelo é possível gerar todas as etapas do projeto, seja ela arquitetônica, estrutural, hidráulica ou elétrica, sem a necessidade da utilização de vários softwares diferentes, devido sua característica de compatibilidade, ou seja, fazer tudo em um só programa. A problemática surge através da sua pouca difusão no Brasil, principalmente dentro dos cursos de engenharia, fazendo com que muitos discentes ingressem no mercado de trabalho sem o domínio de um sistema que os auxiliem na elaboração de projetos, motivando-os a procurar especializações fora da universidade, criando custos adicionais que podem ser evitados com essa inclusão. Essa contenção geraria ainda benfeitorias para os discentes que possuem o interesse em aprender e muitas vezes não tem como pagar por esse serviço extra, além de prepara-los para o que vem em 2021, onde será obrigatório o uso do modelo BIM em alguma empresas públicas no Brasil, ou seja, mais do que um benefício, seria também uma capacitação. Nesta perspectiva, motivados pela problemática citada, este estudo visou disseminar o conceito de BIM e sua importância dentro do curso de graduação na Universidade Federal Rural do Semiárido - UFERSA, utilizando, por meio de questionários, uma análise quanto ao nível de conhecimento e interesse dos discentes referente a plataforma dentro de dois campus universitário da referida:  Campus Pau dos Ferros e Campus Caraúbas, ambos no Rio Grande do Norte. Selecionou-se discentes dos cursos de Ciência e Tecnologia, e das engenharias civil, mecânica e elétrica da UFERSA Caraúbas/RN, e do curso de engenharia civil da UFERSA Pau dos Ferros/RN, realizando uma pesquisa de cunho qualitativa por meio da aplicação de questionários sobre o BIM entre os estudantes. A partir desses filtrou-se os resultados e observou-se que os mesmo apresentaram-se  favoráveis, visto que a maioria dos discentes entrevistados não possui conhecimento sobre a plataforma, e apresentaram interesse em aprender a manusear um software BIM. Pode-se perceber ainda que, dentro da universidade, há uma grande deficiência de informação em relação ao que é o modelo BIM, de modo que muitos conhecem o software Revit, porém não sabem que é um software BIM, e os que sabem, obtiveram conhecimento fora do âmbito acadêmico. Desse modo, torna-se mais que viável a implementação do mesmo dentro do campus universitário, seja por meio de disciplinas, ou minicursos, visando o grande numero favoravel de interessados, resolvendo assim as deficiencias de informações e difundindo ainda mais essa plataforma, que não longínqua, se tornara a principal ferramenta de utilização da construção civil.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2019-11-21

Cómo citar

MELO, Francisca Ires Vieira de; ARAÚJO, Thalia De cássia Dantas de; ROCHA, Sara Fernandes. Análise da importância da inserção do BIM nas universidades. In: ENCONTRO NACIONAL SOBRE O ENSINO DE BIM, 2., 2019. Anais [...]. Porto Alegre: ANTAC, 2019. p. 1–1. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/enebim/article/view/270. Acesso em: 22 nov. 2024.

Número

Sección

Pesquisas com impacto potencial no ensino de BIM

Artículos similares

<< < 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.