HOSPITAL DE CAMPANHA: CUSTOMIZAÇÃO E GESTÃO DO USUÁRIO EM BIM
DOI:
https://doi.org/10.46421/entac.v18i.1277Palavras-chave:
Hospital de campanha, BIM, Flexibilidade de projeto, Atendimento ao usuário, Simulação de fluxos de pessoasResumo
No cenário de pandemia da COVID-19 surge a demanda por hospitais de campanha. Um grupo de engenheiros e arquitetos especialistas na Metodologia BIM reuniu esforços para a proposição e doação de um Conceito de projeto de Hospital de Campanha. Este trabalho objetiva apresentar o potencial de customização do projeto de hospital de campanha desenvolvido com a metodologia BIM e o planejamento do controle dos pacientes atendidos. Apresentam-se os parâmetros de customização adotados e a flexibilização resultante, assim como o fluxo de pacientes planejado e os resultados das simulações desenvolvidas. Discute-se a importância do desenvolvimento de edificações que atendam às necessidades específicas de usuários e profissionais de saúde em hospitais de campanha e conclui-se com a relação de atendimento aos requisitos do desenvolvimento sustentável relativos à saúde e bem-estar, juntamente ao projeto customizado.
Referências
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS): Guia de VigilänciaEpidemiológica do COVID-19. Paineldecasosdedoençapelocoronavírus 2019 (COVID-19)noBrasilpeloMinistériodaSaúde. 11mai. 2020.Disponívelem:< https://covid.saude.gov.br/>. Acesso em: 11mai. 2020.
EASTMAN, C. et al. BIM handbook: a guide to Building Information Modeling for owners,managers, designers, engineers and contractors. New Jersey, USA. Ed. John Wiley & Sons, Inc.
(2008) ISBN: 978-0-470-18528-5 (cloth).