COMO INCENTIVAR O USO DO BIM PARA AUXILIAR A QUANTIFICAÇÃO DE SERVIÇOS EM ORÇAMENTOS
DOI:
https://doi.org/10.46421/entac.v17i1.1733Palavras-chave:
Orçamentos, Quantificação, BIMResumo
O cálculo de quanto de cada serviço (material e mão de obra) que será executado em uma obra é realizado no levantamento de quantidades. Requer tempo, recursos humanos, disciplina, leitura de projetos, comunicação entre agentes envolvidos e conhecimento técnico de como se executa determinado serviço. Constitui-se de etapa importante na elaboração do orçamento e no desenvolvimento do empreendimento, podendo interferir no resultado do negócio. O uso do BIM pode contribuir na automação e agilidade da quantificação, podendo ser usado como ferramenta de apoio na elaboração do orçamento, melhorando a qualidade do processo.
Referências
AIQS. Australian Standard Method of Measurement of Building Works. 6. ed.
Melbourne: Master Builders Association, 2015.
EASTMAN, Chuck et al. Manual de Bim: Um guia da modelagem da informação daconstrução para arquitetos, engenheiros, gerentes, construtores e incorporadores.
São Paulo: Bookman, 2014. 483 p.
OLATUNJI, Oluwole Alfred; GU, Ning; SHER, Willy. Building information modeling andquantity surveying practice. Emirates Journal for Engineering Research. Newcastle, v.
15, n. 1, p. 67-70, dez. 2010.
RICS, Quantity Surveyors and Construction Professional Group of. RICS New Rules ofMeasurement: NRM2: Detailed measurement for building works. Coventry: Rics, 2012.
298 p. (ISBN 978 1 84219 716 5).