Considerações sobre o efeito aprendizagem em obras repetitivas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46421/entac.v19i1.2127

Palavras-chave:

Aprendizagem, Curvas de aprendizado, Linha de balanço, Obras repetitivas, Produtividade

Resumo

O incremento da produtividade dos operários a partir da aprendizagem é um fator amplamente reconhecido pelas empresas da construção. Todavia, os efeitos que podem ser esperados da aprendizagem em obras de natureza repetitiva são ainda pouco conhecidos, dada a intrincada interdependência entre equipes e atividades. O presente estudo combina simulação computacional e técnica da linha de balanço para buscar entender os efeitos da aprendizagem em obras repetitivas quando aos seus custos e prazos. Os resultados obtidos sugerem ganhos expressivos em relação aos custos, e de confiabilidade dos prazos de execução frente a variabilidade.

Biografia do Autor

Eduardo Luís Isatto, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Possui graduação em Engenharia Civil pela UFRGS (1985), mestrado em Engenharia de Produção pelo PPGEP/UFRGS (1996) e doutorado em Engenharia Civil pelo PPGEC/UFRGS (2005). Professor associado da UFRGS, membro do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil: Construção e Infraestrutura (PPGCI) e do Núcleo Orientado Para a Inovação na Edificação (NORIE/UFRGS), atuando em pequisa na área de gerenciamento e economia da construção, com foco nos temas de gestão de cadeias de suprimentos, gestão da qualidade e produtividade, custos e sistemas de informação na construção civil. Faz para do corpo de revisores dos periódicos Construction Management & Economics, Journal of Management in Engineering (ASCE) e Revista Ambiente Construído (Online). Atual Diretor Financeiro da Associação Nacional de Tecnologia no Ambiente Construído (ANTAC).

Raquel Hoffmann Reck, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestrado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Doutorando em Engenharia Civil na Universidade
Federal do Rio Grande do Sul (Porto Alegre - RS, Brasil)

Referências

ANZANELLO, M. J.; FOGLIATTO, F. S. Curvas de aprendizado: estado da arte e perspectivas de pesquisa. Gestão & Produção, v. 14, p. 109–123, 2007.

ARDITI, D.; TOKDEMIR, O. B.; SUH, K. Challenges in Line-of-Balance Scheduling. Journal of Construction Engineering and Management, v. 128, p. 545–556, 2002. DOI 10.1061/(ASCE)0733-9364(2002)128:6(545)

ARDITI, D.; TOKDEMIR, O. B.; SUH, K. Effect of learning on line-of-balance scheduling. International Journal of Project Management, v. 19, p. 265–277, Jul. 2001. DOI 10.1016/S0263-7863(99)00079-4

EVERETT, J. G.; FARGHAL, S. Learning Curve Predictors for Construction Field Operations. Journal of Construction Engineering and Management, v. 120, p. 603–616, Sep. 1994. DOI 10.1061/(asce)0733-9364(1994)120:3(603)

FARGHAL, S. H.; EVERETT, J. G. Learning Curves: Accuracy in Predicting Future Performance. Journal of Construction Engineering and Management, v. 123, p. 41–45, 1997. DOI 10.1061/(ASCE)0733-9364(1997)123:1(41)

GOLDRATT, E. M.; COX, J. The Goal: A Process of Ongoing Improvement. 3rd. ed. Great Barrington, MA: North River Press, 2004.

ISATTO, E. L.; ZUCHETTI, M. Aplicação do mecanismo da função produção ao planejamento da produção seriada na construção. Encontro Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído. [Anais…] Maceió, AL, Marketing Aumentado, Nov. 2014. DOI 10.17012/entac2014.519

LEITE, M. O. A utilização das curvas de aprendizagem no planejamento da construção civil. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) — Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2002.

MÁLYUSZ, L.; VARGA, A. An Estimation of the Learning Curve Effect on Project Duration with Monte Carlo Simulation. Periodica Polytechnica Architecture, v. 49, p. 66–71, 2018. DOI 10.3311/PPar.12759

MARCHIORI, F. F. Estudo da produtividade e da descontinuidade no processo produtivo da construção civil: Um estudo de caso para edifícios altos. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) — Curso de Pós-Graduação em Engenharia Civil, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 1998.

OLIVEIRA, R. R.; DALL’OGLIO, S.; MARTINI, C. E. Estudo de fatores que afetam a produtividade em obras repetitivas. VII Encontro Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído. Anais… 1998.

ROBINSON, S. Simulation: the practice of model development and use. Chichester, England: John Wiley & Sons Ltd, 2004.

SHINGO, S. Non-stock production: The Shingo system form continuous improvement. New York, NY: Productivity Press, 1988.

THOMAS, H. R. Construction Learning Curves. Practice Periodical on Structural Design and Construction, v. 14, p. 14–20, Feb. 2009. DOI 10.1061/(asce)1084-0680(2009)14:1(14)

THOMAS, H. R.; MATHEWS, C. T.; WARD, J. G. Learning Curve Models of Construction Productivity. Journal of Construction Engineering and Management, v. 112, p. 245–258, Jun. 1986. DOI 10.1061/(ASCE)0733-9364(1986)112:2(245).

WRIGHT, T. P. Factors Affecting the Cost of Airplanes. Journal of the Aeronautical Sciences, v. 3, p. 122–128, Feb. 1936.

ZAHRAN, K.; NOUR, M.; HOSNY, O. The effect of learning on line of balance scheduling: Obstacles and potentials. International Journal of Engineering Science, v. 6, p. 3831–3841, 2016. DOI 10.4010/2016.889

Downloads

Publicado

2022-11-07

Como Citar

ISATTO, Eduardo Luís; RECK, Raquel Hoffmann. Considerações sobre o efeito aprendizagem em obras repetitivas. In: ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 19., 2022. Anais [...]. Porto Alegre: ANTAC, 2022. p. 1–14. DOI: 10.46421/entac.v19i1.2127. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/entac/article/view/2127. Acesso em: 3 dez. 2024.

Edição

Seção

(Inativa) Gestão e Economia da Construção

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

<< < 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.