Caracterização de edifícios de escritório construídos com ventilação hibrida para fins de aplicação da INI-C: avaliação de aplicabilidade
DOI:
https://doi.org/10.46421/entac.v19i1.2145Palavras-chave:
Eficiência energética em edificações, INI-C, Análise paramétrica, Escritórios, Ventilação híbridaResumo
Analisou-se a aplicabilidade do método simplificado da INI-C para torres de escritório com ventilação hibrida localizadas em Belo Horizonte, MG. Para tal fez-se uma análise dos pré-requisitos dos metamodelos de conforto e de carga térmica identificando as variáveis que mais limitam a aplicação destes para uma amostra de 47 torres. Para o metamodelo de conforto térmico as maiores limitações foram número de pavimentos e o Fator Solar. Para o metamodelo de carga térmica o maior limitador foi a presença de fachadas de vidro.
Referências
BRASIL, Ministério das Minas e Energia. BEN 2021 - Balanço Energético Nacional. Brasília. Disponível em: http://www.epe.gov.br. Acesso em: maio, 2022.
Brasil, Ministério de Minas e Energia, Empresa de Pesquisa Energética. Plano Decenal de Expansão de Energia 2030 / Ministério de Minas e Energia. Empresa de Pesquisa Energética. Brasília: MME/EPE, 2021.
BRASIL. Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO). Portaria nº 42, de 24 de fevereiro de 2021. Instrução Normativa Inmetro para a Classificação de Eficiência Energética de Edificações Comerciais, de Serviços e Públicas (INI-C), 2021a.
BRASIL. Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO). Manual de aplicação da INI-C Versão 1, junho de 2021. Edificações Comerciais, de Serviços e Públicas, 2021b.
VELOSO, Ana Carolina de Oliveira. Avaliação do consumo de energia elétrica de edificações de escritórios e sua correlação com as decisões de projeto. 2017. Universidade Federal de Minas Gerais, [s. l.], 2017.
DORNELLES, Kelen Almeida. Absortância solar de superfícies opacas: métodos de determinação e base de dados para tintas látex acrílicas e PVA / Kelen Almeida Dornelles. Campinas, SP: [s.n.], 2008.
MEDEIROS, H. G. Método simplificado de avaliação de conforto térmico para ambientes ventilados naturalmente ou híbridos do INI-C: desempenho e limitações. Dissertação de mestrado. Programa de pós-graduação no ambiente construído da UFMG, 2022.