Gestão sustentável na Construção:

integrando práticas de Economia Circular

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46421/entac.v20i1.5727

Palavras-chave:

Engenharia civil, Sustentabilidade, Aprendizagem, Jogo, Economia circular

Resumo

Uma alternativa de mudar a maneira de construir instaurada até então é trazer uma nova mentalidade para sala de aula por meio da aplicação de jogos. Logo, este trabalho objetiva avaliar o processo de aprendizagem de discentes da graduação em Engenharia Civil no jogo Circular Village. O método consistiu na aplicação do jogo e de questionários respondidos pré e pós-dinâmica. Como resultados 2 equipes terminaram a parte 1 da atividade no prazo enquanto a parte 2 foi concluída por todos. Quanto a aprendizagem, identificou-se um aumento de 100% no conhecimento sobre economia circular e de 42% sobre os R’s da sustentabilidade. Conclui-se que a aprendizagem destas temáticas baseadas neste jogo foi eficaz. 

Biografia do Autor

Pamella Menezes Teodósio, Universidade Federal de Sergipe

Mestrado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Sergipe (São Cristóvão - SE, Brasil). Participante do Grupo de Pesquisa de Construção Civil da Universidade Federal de Sergipe (São Cristóvão - SE, Brasil).

Taiane Aparecida Santos Torres, Universidade Federal de Sergipe

Mestrado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Sergipe (São Cristóvão - SE, Brasil). Participante do Grupo de Pesquisa de Construção Civil da Universidade Federal de Sergipe (São Cristóvão - SE, Brasil).

Luana de Jesus Souza, Universidade Federal de Sergipe

Graduada em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Sergipe (São Cristóvão - SE, Brasil). Participante do Grupo de Pesquisa de Construção Civil da Universidade Federal de Sergipe (São Cristóvão - SE, Brasil).

Jennifer Artur de Souza Ferreira, Universidade Federal de Sergipe

Técnica em Edificações pelo SESI  (Aracaju - SE, Brasil). Graduanda em Engenharia Civil  na Universidade Federal de Sergipe (São Cristóvão - SE, Brasil). 

Sara Araújo de Souza, Universidade Federal de Sergipe

Graduanda em Engenharia Civil na Universidade Federal de Sergipe (São Cristóvão - SE, Brasil). 

Henrique Rodrigues Santos, Universidade Federal de Sergipe

Graduado em Engenharia Civil pelo Instituto Federal de Sergipe (Estância - SE, Brasil). Mestrando em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Sergipe (São Cristóvão - SE, Brasil). 

Amélia Gomes Nunes, Universidade Federal de Sergipe

Graduada em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Sergipe (São Cristóvão - SE, Brasil). Mestranda em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Sergipe (São Cristóvão - SE, Brasil). 

Débora de Gois Santos, Universidade Federal de Sergipe

Doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (Florianópolis - SC, Brasil). Professora Associada 4 da Universidade Federal de Sergipe (São Cristóvão - SE, Brasil). 

Denise Conceição de Gois Santos Michelan, Universidade Federal de Sergipe

Doutorado em Engenharia Ambiental pela Universidade Federal de Santa Catarina (Florianópolis - SC, Brasil). Professora adjunta da Universidade Federal de Sergipe (São Cristóvão - SE, Brasil). 

Referências

ELLEN MACARTHUR FOUNDATION. Reimaginando nossas edificações e espaços para uma economia circular. Disponível em:

https://www.ellenmacarthurfoundation.org/pt/temas/ambiente-construido/visao-geral. Acesso em: 23 abr. 2024.

MOTTA, S. R. F.; AGUILAR, M.T. P. Sustentabilidade e processos de projetos de edificações. Gestão & Tecnologia de Projetos, [S.l.],

v. 4, n. 1, p. 88-123, 2009. DOI: https://doi.org/10.4237/gtp.v4i1.79.

LEITÃO, A. Economia circular: uma nova filosofia de gestão para o séc. XXI. Portuguese Journal of Finance, Management and

Accounting, v. 1, n. 2, p. 149-171, 2015.

ROMANEL. F. B. Jogo “Desafiando a Produção”: Uma Estratégia para a Disseminação dos Conceitos da Construção Enxuta entre

Operários da Construção Civil. 2009. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Construção Civil da Universidade

Federal do Paraná. Curitiba. 2009.

FORCAEL, E.; GLAGOLA, C. R.; GONZÁLEZ, V. Incorporation of Computer Simulations into Teaching Linear Scheduling

Techniques. Journal of Professional Issues Engineering.-ASCE, 138 (1) 21-302, 12.

MORAES, M. N. de; CARDOSO, P. A. Jogos para ensino em engenharia e desenvolvimento de habilidades. Revista Principia -

Divulgação Científica e Tecnológica do IFPB, [S.l.], n. 39, 2017. Disponível em: https://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/principia/

article/view/1769/840. Acesso em: 01 abr. 2023.

NAVES, J. G. P.; BERNARDES, Maria Beatriz Junqueira. A relação histórica homem/natureza e sua importância no enfrentamento da

questão ambiental. Revista Geosul, Florianópolis, v. 29, n. 57, p. 8-26, 2014.

DEBACKER, W.; MANSHOVEN, S.; PETERS, M.; RIBEIRO, A.; WEERDT, Y. de. Circular economy and design for change within the built

environment: preparing the transition. In: International HISER conference on advances in recycling and management of

construction and demolition waste. Delft, The Netherlands: Delft University of Technology, 2017. p. 114-117.

BAMB. Buildings as Material Banks. Sobre BAMB. Disponível em: https://www.bamb2020.eu/about-bamb/. Acesso em: 24 abr.

SULEMAN, T.; EZEMA, I.; ADERONMU, P. Benefícios da adoção do projeto circular na indústria de construção nigeriana. The Eurasia

Proceedings of Science Technology Engineering and Mathematics, v. 307-315, 2023.

MUNARO, M. R.; TAVARES, S. F. A economia circular na construção civil: principais barreiras e oportunidades para a transição do

setor. Revista Tecnologia e Sociedade, v. 18, n. 53, p. 54-71, 2022.

ALVES, J. L.; FACCA, C. A.; FERNANDES, A. P.; RANGEL, B.; BARBOSA, A. M. Interdisciplinariedad entre diseño e ingeniería: Nuevas

competencias en la docencia de proyectos para la innovación circular. Cuadernos del Centro de Estudios en Diseño y

Comunicación. Ensayos, n. 114, p. 177-206, 2023.

TEODÓSIO, P. M. Circular Village: o ensino da economia circular na gestão da construção civil. 2024. 278p. Dissertação (Mestre em

Engenharia Civil) – Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil. Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2024.

ANASTASIADES, K.; BLOM, J.; BUYLE, M.; AUDENAERT, A.Translating the circular economy to bridge construction: Lessons learnt

from a critical literature review. Renewable and Sustainable Energy Reviews, v. 117, p. 109522, 2020.

KIOUPI, V.; VAKHITOVA, T. V.; WHALEN, K. A. Active learning as enabler of sustainability learning outcomes: Capturing the

perceptions of learners during a materials education workshop. MRS Energy & Sustainability, p. 1-15, 2021.

KHOURY, M; EVANS, B; CHEN, O; CHEN, A. S.; VAMVAKERIDOU-LYROUDIA, L.; SAVIC, D. A.; DJORDJEVIC, S.; BOUZIOTAS, D.;

MAKROPOULOS, C.; MUSTAFEE, N. NEXTGEN: A serious game showcasing circular economy in the urban water cycle. Journal of

Cleaner Production, v. 391, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.jclepro.2023.136000. Acesso em: 05 abr. 2023.

PAPAMICHAEL, I. et al. Unified waste metrics: A gamified tool in next-generation strategic planning. Science of The Total

Environment, v. 833, p. 154835, 2022.

VIANA, M. R.; SANTOS, D. de G.; VASCONCELOS, C. A. Jogo didático no ensino de conceitos lean na disciplina de administração de

obras: relato de experiência. Revista Internacional de Educação Superior, v. 7, p. e021045-e021045, 2021.

NUNES, A. G. Aplicação de jogo didático em lego® para simular o sistema construtivo de alvenaria estrutural: avaliação do uso dos

fluxos enxutos por discentes de engenharia civil. p. 55, 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) –

Departamento de Engenharia Civil - Universidade Federal de Sergipe. São Cristóvão, 2022.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 6. ed. São Paulo: Editora Atlas. 2017.

CAEIRO-RODRÍGUEZ, M.; MANSO-VÁZQUEZ, M.; MARTÍN LLAMAS-NISTAL, M.; MIKIC FONTE, F. A.; FERNÁNDEZ-IGLESIAS, M. J.;

TSALAPATAS, H.; HEIDMANN, O.; VAZ-DE-CARVALHO, C.; JESMIN, T.; TERASMAA, J.; TOLSTRUP, L. A collaborative city-based game to

support soft skills development in engineering and economics. In: INTERNATIONAL SYMPOSIUM ON COMPUTERS IN EDUCATION

(SIIE), 23, Espanha, 2021. Proceedings [...] Espanha, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.1109/SIIE53363.2021.9583639. Acesso

em: 05 abr. 2023.

RODRÍGUEZ-CHUECA, J.; MOLINA-GARCÍA, A.; GARCÍA-ARANDA, C.; PÉREZ, J.; RODRÍGUEZ, E. Understanding sustainability and the

circular economy through flipped classroom and challenge-based learning: An innovative experience in engineering education in

Spain. Environmental Education Research, v. 26, n. 2, p. 238-252, 2020.

O'BORN, R.; HEIMDAL, A. Experiences from teaching circular economy concepts to engineering students. In: INTERNATIONAL

CONFERENCE ON ENGINEERING AND PRODUCT DESIGN EDUCATION, 24., 2022. Proceedings […] London: LONDON SOUTH BANK

UNIVERSITY, 2022. Disponível em: file:///C:/Users/Cliente%20MTech/Downloads/1247%20(2).pdf. Acesso em: 24 abr. 2024.

Downloads

Publicado

2024-10-07

Como Citar

TEODÓSIO, Pamella Menezes; TORRES, Taiane Aparecida Santos; SOUZA, Luana de Jesus; FERREIRA, Jennifer Artur de Souza; SOUZA, Sara Araújo de; SANTOS, Henrique Rodrigues; NUNES, Amélia Gomes; SANTOS, Débora de Gois; MICHELAN, Denise Conceição de Gois Santos. Gestão sustentável na Construção: : integrando práticas de Economia Circular . In: ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 20., 2024. Anais [...]. Porto Alegre: ANTAC, 2024. DOI: 10.46421/entac.v20i1.5727. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/entac/article/view/5727. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Gestão e Economia da Construção

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >> 

Artigos Semelhantes

<< < 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.