Gestão sustentável na Construção:
integrando práticas de Economia Circular
DOI:
https://doi.org/10.46421/entac.v20i1.5727Palavras-chave:
Engenharia civil, Sustentabilidade, Aprendizagem, Jogo, Economia circularResumo
Uma alternativa de mudar a maneira de construir instaurada até então é trazer uma nova mentalidade para sala de aula por meio da aplicação de jogos. Logo, este trabalho objetiva avaliar o processo de aprendizagem de discentes da graduação em Engenharia Civil no jogo Circular Village. O método consistiu na aplicação do jogo e de questionários respondidos pré e pós-dinâmica. Como resultados 2 equipes terminaram a parte 1 da atividade no prazo enquanto a parte 2 foi concluída por todos. Quanto a aprendizagem, identificou-se um aumento de 100% no conhecimento sobre economia circular e de 42% sobre os R’s da sustentabilidade. Conclui-se que a aprendizagem destas temáticas baseadas neste jogo foi eficaz.
Referências
ELLEN MACARTHUR FOUNDATION. Reimaginando nossas edificações e espaços para uma economia circular. Disponível em:
https://www.ellenmacarthurfoundation.org/pt/temas/ambiente-construido/visao-geral. Acesso em: 23 abr. 2024.
MOTTA, S. R. F.; AGUILAR, M.T. P. Sustentabilidade e processos de projetos de edificações. Gestão & Tecnologia de Projetos, [S.l.],
v. 4, n. 1, p. 88-123, 2009. DOI: https://doi.org/10.4237/gtp.v4i1.79.
LEITÃO, A. Economia circular: uma nova filosofia de gestão para o séc. XXI. Portuguese Journal of Finance, Management and
Accounting, v. 1, n. 2, p. 149-171, 2015.
ROMANEL. F. B. Jogo “Desafiando a Produção”: Uma Estratégia para a Disseminação dos Conceitos da Construção Enxuta entre
Operários da Construção Civil. 2009. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Construção Civil da Universidade
Federal do Paraná. Curitiba. 2009.
FORCAEL, E.; GLAGOLA, C. R.; GONZÁLEZ, V. Incorporation of Computer Simulations into Teaching Linear Scheduling
Techniques. Journal of Professional Issues Engineering.-ASCE, 138 (1) 21-302, 12.
MORAES, M. N. de; CARDOSO, P. A. Jogos para ensino em engenharia e desenvolvimento de habilidades. Revista Principia -
Divulgação Científica e Tecnológica do IFPB, [S.l.], n. 39, 2017. Disponível em: https://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/principia/
article/view/1769/840. Acesso em: 01 abr. 2023.
NAVES, J. G. P.; BERNARDES, Maria Beatriz Junqueira. A relação histórica homem/natureza e sua importância no enfrentamento da
questão ambiental. Revista Geosul, Florianópolis, v. 29, n. 57, p. 8-26, 2014.
DEBACKER, W.; MANSHOVEN, S.; PETERS, M.; RIBEIRO, A.; WEERDT, Y. de. Circular economy and design for change within the built
environment: preparing the transition. In: International HISER conference on advances in recycling and management of
construction and demolition waste. Delft, The Netherlands: Delft University of Technology, 2017. p. 114-117.
BAMB. Buildings as Material Banks. Sobre BAMB. Disponível em: https://www.bamb2020.eu/about-bamb/. Acesso em: 24 abr.
SULEMAN, T.; EZEMA, I.; ADERONMU, P. Benefícios da adoção do projeto circular na indústria de construção nigeriana. The Eurasia
Proceedings of Science Technology Engineering and Mathematics, v. 307-315, 2023.
MUNARO, M. R.; TAVARES, S. F. A economia circular na construção civil: principais barreiras e oportunidades para a transição do
setor. Revista Tecnologia e Sociedade, v. 18, n. 53, p. 54-71, 2022.
ALVES, J. L.; FACCA, C. A.; FERNANDES, A. P.; RANGEL, B.; BARBOSA, A. M. Interdisciplinariedad entre diseño e ingeniería: Nuevas
competencias en la docencia de proyectos para la innovación circular. Cuadernos del Centro de Estudios en Diseño y
Comunicación. Ensayos, n. 114, p. 177-206, 2023.
TEODÓSIO, P. M. Circular Village: o ensino da economia circular na gestão da construção civil. 2024. 278p. Dissertação (Mestre em
Engenharia Civil) – Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil. Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2024.
ANASTASIADES, K.; BLOM, J.; BUYLE, M.; AUDENAERT, A.Translating the circular economy to bridge construction: Lessons learnt
from a critical literature review. Renewable and Sustainable Energy Reviews, v. 117, p. 109522, 2020.
KIOUPI, V.; VAKHITOVA, T. V.; WHALEN, K. A. Active learning as enabler of sustainability learning outcomes: Capturing the
perceptions of learners during a materials education workshop. MRS Energy & Sustainability, p. 1-15, 2021.
KHOURY, M; EVANS, B; CHEN, O; CHEN, A. S.; VAMVAKERIDOU-LYROUDIA, L.; SAVIC, D. A.; DJORDJEVIC, S.; BOUZIOTAS, D.;
MAKROPOULOS, C.; MUSTAFEE, N. NEXTGEN: A serious game showcasing circular economy in the urban water cycle. Journal of
Cleaner Production, v. 391, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.jclepro.2023.136000. Acesso em: 05 abr. 2023.
PAPAMICHAEL, I. et al. Unified waste metrics: A gamified tool in next-generation strategic planning. Science of The Total
Environment, v. 833, p. 154835, 2022.
VIANA, M. R.; SANTOS, D. de G.; VASCONCELOS, C. A. Jogo didático no ensino de conceitos lean na disciplina de administração de
obras: relato de experiência. Revista Internacional de Educação Superior, v. 7, p. e021045-e021045, 2021.
NUNES, A. G. Aplicação de jogo didático em lego® para simular o sistema construtivo de alvenaria estrutural: avaliação do uso dos
fluxos enxutos por discentes de engenharia civil. p. 55, 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) –
Departamento de Engenharia Civil - Universidade Federal de Sergipe. São Cristóvão, 2022.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 6. ed. São Paulo: Editora Atlas. 2017.
CAEIRO-RODRÍGUEZ, M.; MANSO-VÁZQUEZ, M.; MARTÍN LLAMAS-NISTAL, M.; MIKIC FONTE, F. A.; FERNÁNDEZ-IGLESIAS, M. J.;
TSALAPATAS, H.; HEIDMANN, O.; VAZ-DE-CARVALHO, C.; JESMIN, T.; TERASMAA, J.; TOLSTRUP, L. A collaborative city-based game to
support soft skills development in engineering and economics. In: INTERNATIONAL SYMPOSIUM ON COMPUTERS IN EDUCATION
(SIIE), 23, Espanha, 2021. Proceedings [...] Espanha, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.1109/SIIE53363.2021.9583639. Acesso
em: 05 abr. 2023.
RODRÍGUEZ-CHUECA, J.; MOLINA-GARCÍA, A.; GARCÍA-ARANDA, C.; PÉREZ, J.; RODRÍGUEZ, E. Understanding sustainability and the
circular economy through flipped classroom and challenge-based learning: An innovative experience in engineering education in
Spain. Environmental Education Research, v. 26, n. 2, p. 238-252, 2020.
O'BORN, R.; HEIMDAL, A. Experiences from teaching circular economy concepts to engineering students. In: INTERNATIONAL
CONFERENCE ON ENGINEERING AND PRODUCT DESIGN EDUCATION, 24., 2022. Proceedings […] London: LONDON SOUTH BANK
UNIVERSITY, 2022. Disponível em: file:///C:/Users/Cliente%20MTech/Downloads/1247%20(2).pdf. Acesso em: 24 abr. 2024.