BIM na disciplina desenho técnico da graduação em engenharia civil na UFBA
DOI:
https://doi.org/10.46421/entac.v20i1.5830Palavras-chave:
BIM, Desenho Técnico, Célula BIM, UFBA, Engenharia CivilResumo
Esse trabalho discute uma das ações da Célula BIM da UFBA que visa ampliar a adoção dessa modelagem na disciplina Desenho Técnico II-A da graduação em Engenharia Civil. A partir da pesquisa-ação, foram planejadas e realizadas intervenções na disciplina desde 2023.1. Nela, são trabalhados diferentes ferramentas e métodos para representação do projeto, utilizando instrumentos tradicionais de desenho, CAD e BIM. O artigo discute as estratégias pedagógicas adotadas, conteúdo programático, competências, habilidades e atitudes desenvolvidas nos estudantes, desafios e os avanços obtidos a cada semestre: mudanças foram realizadas a partir das observações dos professores e de críticas dos estudantes. Os resultados mostram que o objetivo da pesquisa nesse componente curricular foi alcançado, com relevante ampliação da adoção do BIM, tendo os discentes compreendido seus fundamentos básicos; sua relação com a práxis da engenharia civil; como modelar, extrair e apresentar informações de projetos da edificação. Também, ficou evidente a importância do planejamento, implementação e avaliação da experiência a cada semestre, de modo a ir melhorando e amadurecendo o plano de curso desenvolvido.
Referências
BRASIL, Presidência da República. Casa Civil. Secretaria Especial para Assuntos Jurídicos. Decreto Nº 11.888, de 22 de janeiro de
Dispõe sobre a Estratégia Nacional de Disseminação do Building Information Modelling no Brasil - Estratégia BIM BR e
institui o Comitê Gestor da Estratégia do Building Information Modelling - BIM BR. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/
ccivil_03/_ato2023-2026/2024/decreto/d11888.htm#:~:
text=DECRETO%20N%C2%BA%2011.888%2C%20DE%2022,que%20lhe%20confere%20o%20art. Acesso em: 29 jul. 2024.
TRIPP, D. Pesquisa-ação: uma introdução metodológica. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 31, n. 3, p. 443-466, set./dez. 2005.
Disponível em: https://www.scielo.br/j/ep/a/3D kbXnqBQqyq5bV4TCL9NSH/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 8 maio 2024.
VASCONCELLOS, L. de S. N.; GOMES, H. R.; LOBO, A. V.; COÊLHO, R. do N.; CHECCUCCI, Érica de S. Ampliação do BIM na disciplina
de Desenho Técnico: experiência na UFBA. In: ENCONTRO NACIONAL SOBRE O ENSINO DE BIM, 5., 2023. Anais [...]. Porto Alegre:
ANTAC, 2023. p. 1–1. DOI: 10.46421/enebim.v5i00.3269. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/ enebim/article/
view/3269. Acesso em: 8 maio 2024.
SUCCAR, B.; SHER, W.; WILLIAMS A. An integrated approach to BIM competency assessment, acquisition and application.
Automation in Construction. n. 35 p. 174-189. 2013. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1016/j.autcon.2013.05.016. Acesso em: 8
maio 2024.
BIM EXCELLENCE. Model Uses Table. Disponível em: https://bimexcellence.org/files/ 211in-Model-Uses-Table.pdf Acesso em: 8
maio 2024.
ANDERSSON, N.; ANDERSSON, P. H. Building information modeling in engineering teaching - retaining the context of engineering
knowledge and skills. In: CIB W78, 27., 2010. Proceedings... Cairo: Virginia Tech, 2010a. Disponível em: http://www.irbnet.de/
daten/iconda/CIB22193.pdf. Acesso em: 9 maio 2024.
MORAN, J. Metodologias ativas para uma aprendizagem mais profunda. Disponível em: http://www2.eca.usp.br/moran/
wpcontent/uploads/2013/12/metodologias_moran1.pdf. Acesso em: 6 maio 2024.
BRASIL. Ministério do Desenvolvimento, indústria, Comércio e Serviços. Portal BIM Acadêmico. Disponível em: https://
sites.google.com/antac.org.br/portalbimacademico. Acesso em: 29 jul. 2024.